Pular para o conteúdo

Como resolver de uma vez por todas os distúrbios do sono

Todos os dias, milhões de pessoas sofrem de distúrbios do sono. As razões para isso são muitas: trabalho, tarefas domésticas, bebês, preocupações, festas, televisão tarde da noite ou uso excessivo do celular são apenas alguns exemplos.

Independentemente do motivo, a perda de sono afeta a vida das pessoas não apenas fisicamente, mas também mentalmente. Sem dormir adequadamente, a pessoa sofre com alterações de humor, energia, memória e concentração.

Se você é um dos que sofre com problemas para dormir, reuni aqui algumas dicas que podem lhe ajudar.

Veja!

Durma e acorde no mesmo horário

Depois de uma semana mal dormida, é tentador chegar no fim de semana e querer dormir até tarde.

Entretanto, se você sofre de insônia, dormir e acordar em horários diferentes no final de semana daqueles que você habitualmente levanta durante a semana acaba atrapalhando o seu ciclo biológico, o que apenas piora o estado de insônia.

Por isso, se você quer resolver o problema, comece a se habituar a ir dormir e acordar sempre no mesmo horário, mesmo que seja sábado, domingo ou feriado.

Leia também:

O que fazer para diminuir a insônia?
Como economizar energia mental?
7 hábitos que ajudam a ter uma boa saúde mental

Evite longos cochilos durante o dia

Por mais que um cochilo de meia hora após o almoço seja indicado para recarregar suas energias, evite dormir por várias horas durante o dia, principalmente após as 17h.

É importante estabelecer e manter um padrão de sono regular e treinar-se para associar o ato de dormir a sinais como escuridão e hora de dormir consistente. Ficar dormindo ao longo do dia para recuperar o sono perdido vai apenas afetar a qualidade do sono noturno.

Faça exercícios físicos

O exercício físico - como uma caminhada, corrida ou academia - pode ser um bom aliado para regular e melhorar a qualidade do sono. Ao somar a rotina do trabalho com a atividade física, é mais provável que você fique com o corpo mais cansado, sendo propício a dormir com mais facilidade.

Entretanto, evite se exercitar pelo menos três horas antes da hora de ir dormir, pois ele pode ter um efeito estimulante no corpo.

Prepare o ambiente

Torne o seu ambiente de dormir o mais confortável possível, ajustando a temperatura, iluminação e níveis de ruído do quarto.

A cama e travesseiros também devem ser trocados por aqueles mais confortáveis e/ou ortopédicos, principalmente se você enfrenta dores na coluna ou pescoço ao acordar.

Se tem filhos ou animais de estimação que dormem com você, considere a possibilidade de deixá-los dormir em outro lugar, caso eles tenham a tendência de fazer barulho durante a noite.

Se mesmo depois dessas dicas você ainda enfrenta problemas para dormir, considere marcar uma consulta com um psicólogo. A terapia cognitiva comportamental, por exemplo, ajuda algumas pessoas com insônia a identificar e corrigir pensamentos e crenças inadequadas que podem contribuir para a insônia.

Além disso, a terapia pode fornecer informações adequadas sobre higiene do sono, ajudar a definir metas razoáveis para conseguir dormir, entre outras coisas.

Se tiver interesse em marcar uma consulta, entre em contato comigo por meio do meu perfil no Instagram @dryuribusin. Será um prazer ajudá-lo.

Voltar ao topo