Todos os dias, milhões de pessoas sofrem de distúrbios do sono. As razões para isso são muitas: trabalho, tarefas domésticas, bebês, preocupações, festas, televisão tarde da noite ou uso excessivo do celular são apenas alguns exemplos.
Independentemente do motivo, a perda de sono afeta a vida das pessoas não apenas fisicamente, mas também mentalmente. Sem dormir adequadamente, a pessoa sofre com alterações de humor, energia, memória e concentração.
Se você é um dos que sofre com problemas para dormir, reuni aqui algumas dicas que podem lhe ajudar.
Veja!
Durma e acorde no mesmo horário
Depois de uma semana mal dormida, é tentador chegar no fim de semana e querer dormir até tarde.
Entretanto, se você sofre de insônia, dormir e acordar em horários diferentes no final de semana daqueles que você habitualmente levanta durante a semana acaba atrapalhando o seu ciclo biológico, o que apenas piora o estado de insônia.
Por isso, se você quer resolver o problema, comece a se habituar a ir dormir e acordar sempre no mesmo horário, mesmo que seja sábado, domingo ou feriado.
Leia também:
O que fazer para diminuir a insônia?
Como economizar energia mental?
7 hábitos que ajudam a ter uma boa saúde mental
Evite longos cochilos durante o dia
Por mais que um cochilo de meia hora após o almoço seja indicado para recarregar suas energias, evite dormir por várias horas durante o dia, principalmente após as 17h.
É importante estabelecer e manter um padrão de sono regular e treinar-se para associar o ato de dormir a sinais como escuridão e hora de dormir consistente. Ficar dormindo ao longo do dia para recuperar o sono perdido vai apenas afetar a qualidade do sono noturno.
Faça exercícios físicos
O exercício físico - como uma caminhada, corrida ou academia - pode ser um bom aliado para regular e melhorar a qualidade do sono. Ao somar a rotina do trabalho com a atividade física, é mais provável que você fique com o corpo mais cansado, sendo propício a dormir com mais facilidade.
Entretanto, evite se exercitar pelo menos três horas antes da hora de ir dormir, pois ele pode ter um efeito estimulante no corpo.
Prepare o ambiente
Torne o seu ambiente de dormir o mais confortável possível, ajustando a temperatura, iluminação e níveis de ruído do quarto.
A cama e travesseiros também devem ser trocados por aqueles mais confortáveis e/ou ortopédicos, principalmente se você enfrenta dores na coluna ou pescoço ao acordar.
Se tem filhos ou animais de estimação que dormem com você, considere a possibilidade de deixá-los dormir em outro lugar, caso eles tenham a tendência de fazer barulho durante a noite.
Procure um psicólogo
Se mesmo depois dessas dicas você ainda enfrenta problemas para dormir, considere marcar uma consulta com um psicólogo. A terapia cognitiva comportamental, por exemplo, ajuda algumas pessoas com insônia a identificar e corrigir pensamentos e crenças inadequadas que podem contribuir para a insônia.
Além disso, a terapia pode fornecer informações adequadas sobre higiene do sono, ajudar a definir metas razoáveis para conseguir dormir, entre outras coisas.
Gostou do conteúdo?
Caso precise de ajuda, experimente conversar com um psicólogo. Agende uma consulta com nossa equipe. A triagem é gratuita e sem compromisso.
Agendar uma consulta