Pular para o conteúdo

Como a psicologia pode ajudar no crescimento profissional?

De forma geral, o crescimento profissional exige um planejamento cuidadoso e habilidades que podem não ser óbvias para as pessoas que estão no início de suas carreiras.

Nesse cenário, surge a psicologia como uma importante ferramenta de desenvolvimento profissional. Cada vez mais as pessoas têm percebido que a figura do psicólogo clínico existe não apenas para tratar de distúrbios mentais e emocionais, mas também para a ser um guia para uma vida mais feliz e produtiva, não apenas no aspecto pessoal, mas também no profissional.

O profissional do futuro

A chave para o sucesso no ambiente de trabalho é a adaptabilidade. Muito além do conhecimento técnico, os profissionais devem ser adaptáveis, flexíveis e criativos e, talvez o mais importante, estar dispostos a aplicar as habilidades e talentos existentes em novos planos de carreira.

O mundo está evoluindo a uma velocidade espantosa, por isso, não estranhe se você tenha que mudar de área de atuação no meio da jornada. Esqueça aquele velho plano de carreira tradicional, no qual você trabalha em apenas uma empresa durante a vida toda.

Crescer como profissional em um lugar nessa paisagem mutante exige que os trabalhadores sejam adaptativos e responsivos às mudanças. Nesse sentido, o psicólogo clínico pode lhe auxiliar.

A psicologia pode ser aplicada no desenvolvimento de carreiras, fornecendo uma experiência de autoconhecimento, além de atividades práticas que impulsionam a carreira do profissional.

Com a terapia cognitivo-comportamental (TCC), você terá a oportunidade de experimentar uma ferramenta para corrigir todos os tipos de padrões de pensamento negativos, o que pode lhe ajudar a conquistar boas posições de trabalho. Por exemplo, você pode usar a TCC para reduzir a ansiedade ao ser entrevistado ou pedir uma promoção para o seu chefe.

Com tempo e prática, você consegue reforçar pensamentos positivos e padrões de resposta para diferentes situações estressantes do ambiente de trabalho, tornando-se uma parte consolidada do seu repertório cognitivo e se destacando dos demais.

A importância da terapia para o crescimento profissional

Durante a terapia, o psicólogo irá te guiar em um processo de autoavaliação. Nele, você conseguirá identificar objetivos de carreira, valores e habilidades. Isso permite fornecer uma estrutura para o desenvolvimento profissional.

Por mais que você tenha feito inúmeros cursos técnicos e concluído várias graduações na área desejada, o mercado de trabalho vem buscando cada vez mais candidatos que também tenham habilidades humanas, como inteligência emocional, pensamento crítico, flexibilidade, colaboração, entre outros.

Infelizmente, as escolas e universidades não têm no currículo habilidades humanas. Porém, o futuro profissional pode desenvolvê-las por meio da psicoterapia.

Por meio da psicologia, você será capaz de construir uma plataforma para desenvolvimento pessoal e crescimento profissional. Você naturalmente se tornará mais consciente de seus próprios pensamentos e crenças, de como se vê e de como esses pensamentos influenciam sua vida.

Assim, você estará mais equipado para desenvolver estratégias e hábitos que o levem a crescer profissionalmente, os quais o levarão a um maior sucesso em sua carreira.

Dessa forma, se você está buscando o crescimento profissional e gostaria de desenvolver habilidades e competências que o destacam no mercado de trabalho, experimente marcar uma consulta com um psicólogo.

Voltar ao topo