Pular para o conteúdo

Como lidar quando o namorado ainda fala com a ex?

Cotidiano
Como lidar quando o namorado ainda fala com a ex?

Você está incomodada ou insegura porque descobriu que seu namorado ou marido ainda fala com a ex de vez em quando?

Bom, eu lhe digo, misturar vínculos emocionais anteriores com um atual namoro nem sempre dá certo, principalmente se o parceiro tem sentimentos não resolvidos pela ex.

É claro, ainda é possível ter exes como amigos, mas, na maioria das vezes, esse tipo de amizade acaba gerando efeitos tóxicos em um novo relacionamento, reduzindo a confiança entre ambos.

Nesta lista de comportamentos tóxicos também inclui adicionar pessoas suspeitas nas redes sociais, publicar e curtir fotos em posições eróticas, além do vício em pornografia.

Então, como lidar com a situação? Além de procurar um bom psicólogo comportamental, preparamos algumas dicas para você ter seus dias mais leves:

Não proíba o seu parceiro

A primeira coisa que você precisa entender é que não é possível controlar o seu parceiro. Não importa o que você faça ou diga, você não tem total controle sobre ele ou qualquer outra pessoa. No mais, você apenas conseguirá que ele continue a fazer tudo isso, mas de forma secreta.

Todo relacionamento precisa de liberdade, mas, em primeiro lugar, é preciso ter respeito e confiança. E se você não confia no seu parceiro, é hora de repensar a continuidade da relação.

Reserve um tempo para ficar sozinha e pensar no que está acontecendo. Antes de reagir, reflita sobre qual deve ser sua resposta racional.

Converse com ele

Se as atitudes do seu parceiro lhe incomodam, deixe claro isso para ele o porquê deste incômodo.

Isso não significa que você deva culpar seu namorado pelos sentimentos de ciúmes que você possa ter. Isso simplesmente significa que você deve reconhecê-los e ele tem que estar ciente disso.

Fale de forma pacífica cada atitude que não gosta nele e tentem chegar a um acordo que fique bom para ambas as partes.

Novamente, aqui não vale a proibição, algum tipo de ameaça ou chantagem, mas um bom senso de ambas as partes.

Porém, se mesmo assim, ele continua a fazer coisas que lhe incomodam, este é um dos principais sinais de alerta que talvez ele não seja o melhor parceiro para você.

Reforce a sua autoestima

Se sua reação for baseada na insegurança, você poderá causar danos irreparáveis ​​não apenas ao seu relacionamento atual, mas também com um futuro namorado.

Por isso, coloque a sua autoestima sempre em primeiro lugar.

Você está compartilhando a sua vida como uma pessoa, algo que pode levar muitos anos ou mesmo uma vida toda.

Por isso, contabilize todos esses sinais de alerta e reflita se ele realmente é a melhor pessoa para estar ao seu lado, diante das mais 7,5 bilhões de pessoas que existem no mundo. É improvável que você ficará sozinha para sempre.

O seu tempo é o bem mais precioso que você tem. Então, por que ficar com alguém que só a faz perder tempo?

Você não precisa ensinar a pessoa que você merece respeito. Isso é a base de qualquer relacionamento.

Se você quer um relacionamento duradouro, o seu parceiro já tem que ter maturidade emocional suficiente para saber que para preservar a saúde do relacionamento atual é preciso se livrar de relações do passado, assim como outros hábitos negativos.

Gostou do conteúdo?

Caso precise de ajuda, experimente conversar com um psicólogo. Agende uma consulta com nossa equipe. A triagem é gratuita e sem compromisso.

Agendar uma consulta

Últimas publicações

/images/blog/nathan-mcbride-ylkbly2hvhy-unsplash.webp
Cotidiano

5 estratégias para melhorar a comunicação em relacionamentos

/images/blog/como-identificar-transtornos-de-humor-bipolares-em-criancas-e-adolecentes.jpg
Cotidiano

Como identificar transtornos de humor bipolares em crianças e adolescentes

/images/blog/transtorno-bipolar-desafios-e-solucoes-no-relacionamento.jpg
Cotidiano

Transtorno bipolar: desafios e soluções no relacionamento