Pular para o conteúdo

Como lidar com pessoas tóxicas no trabalho?

Sobreviver aos altos e baixos do humor de alguém pode ser um grande desafio. Se você tem dificuldade em lidar com pessoas tóxicas no trabalho, é importante começar identificando aqueles comportamentos que podem afetar o seu bem-estar mental.

Alguns não têm consciência do impacto negativo que têm sobre os que os rodeiam e outros parecem obter satisfação ao gerar o caos. De qualquer forma, eles criam complexidade desnecessária, conflitos e, pior ainda, estresse.

Neste artigo, você aprenderá como gerenciar melhor as consequências da toxicidade de outras pessoas. Continue a leitura!

A definição de uma pessoa tóxica

Para desintoxicar nossas vidas, precisamos primeiro entender e identificar uma pessoa tóxica, pois se o seu dia a dia está cheio de estresse ou brigas no trabalho, você está comprometendo sua saúde mental todos os dias.

Um indivíduo tóxico se parece com todo mundo. Ele fala como todo mundo e pode até estar disfarçado de seu melhor amigo, membro da família ou parceiro amoroso.

É comum referir-se a essas pessoas como sendo tóxicas, mas é importante ter em mente que esse termo não se baseia na psicologia e não tem uma definição simples.

De forma geral, as pessoas tóxicas são egocêntricas, podendo agir com desonestidade e com dificuldade para oferecer compaixão aos outros. Existe muita manipulação e outros abusos emocionais, com uma tendência para criar drama ou conflito.

Esses tipos de pessoas podem sabotar eventos importantes do seu trabalho, o que pode incluir inventar coisas para causar discórdias ou despejar insultos para fazer você se sentir pequeno.

A origem da toxicidade

É importante entender que algumas pessoas negativas podem estar passando por um estágio difícil em suas vidas. Elas podem estar doentes, preocupadas cronicamente ou precisem de apoio emocional, mesmo que não admitam isso.

Algumas pessoas se tornam tóxicas devido a experiências ou comportamentos aprendidos ao longo da vida, que causam problemas de adequação em relacionamentos. A má administração de sentimentos e emoções faz com que esses indivíduos criem conflitos e atritos, gerando diferentes tipos de abusos e chantagens emocionais.

Eles querem que você sinta pena deles e seja responsável por todos os problemas deles — e, depois, resolva esses problemas também.

As formas de minimizar o poder de pessoas tóxicas

O primeiro ponto para lidar com pessoas tóxicas é saber estabelecer limites. Não invista muito tempo ou esforço com elas, mantendo as interações breves e abordando tópicos mais leves e corriqueiros durante o trabalho.

Evite ao máximo trabalhar próximo a uma pessoa tóxica. E se for inevitável, caso surja a oportunidade, sempre diga algo positivo quando ela estiver falando negativamente sobre outro colega de trabalho, chefe ou a empresa em que você está trabalhando.

Você também pode trabalhar diariamente no desenvolvimento de hábitos que aumentem sua positividade geral. Assim, você pode lidar melhor com pessoas negativas que drenam sua energia mental, porque você terá muita positividade em suas reservas.

Além disso, pergunte a si mesmo se você valoriza a opinião dessa pessoa. Se a resposta for um “não”, não se preocupe tanto com o que elas dizem ou fazem. Longe do trabalho, lembre-se de gastar o máximo de tempo possível com amigos e familiares positivos que o ajudarão a lembrá-lo de como você é incrível.

Se mesmo assim essas dicas não resolverem o problema, procure um psicólogo clínico. Ele poderá lhe ajudar a lidar com pessoas tóxicas no trabalho e em qualquer área da sua vida.

E então, está precisando da ajuda profissional para lidar com pessoas tóxicas no trabalho? Marque agora mesmo a sua consulta!

Voltar ao topo