Pular para o conteúdo

Como lidar com pessoas negativas na família

Cotidiano
Como lidar com pessoas negativas na família

Eles estão por toda a parte, inclusive em nossas famílias. As pessoas negativas reclamam constantemente, distorcem conquistas dos outros e fazem frequentes comentários ofensivos sobre tudo e todos.

Além disso, eles possuem comportamentos tóxicos, têm atitudes pessimistas e tentam limitar o potencial dos outros. Toda essa negatividade também pode ser contagiosa, gerando padrões de pensamentos negativos nas pessoas ao redor.

No dia a dia, no trabalho ou mesmo em relacionamentos, é fácil se afastar de pessoas tóxicas. Porém, quando ela está dentro do círculo familiar, esse afastamento é algo mais complexo. Aprender a lidar com pais, irmãos, primos, sogros, tios e todos os outros parentes tóxicos pode ser algo bem difícil.

Mantenha a calma

Muitas vezes, o comportamento negativo é reproduzido pela pessoa de forma inconsciente, podendo ter origem em experiências tóxicas dela no passado, alguma situação difícil na vida dela, ou mesmo algum transtorno, como a distimia, por exemplo.

Por isso, o primeiro passo é reconhecer que a negatividade do outro não tem nada a ver com você. Contudo, isso não significa que você deva tolerar um mau comportamento.

Para manter a convivência em um nível saudável, evite partir para o confronto. Tente manter as conversas neutras, evitando abordar temas mais polêmicos, desconfortáveis ou que podem ser o estopim para uma briga.

Você não pode mudar a forma como outra pessoa age, então não perca seu tempo tentando. O que você tem pleno controle é a maneira como você se comporta. Por isso, se alguém é desrespeitoso, ingrato ou não confiável, utilize isso como exercício para otimizar as suas habilidades de comunicação ​​e estratégias de gerenciamento de conflitos – algo que será útil em diversas outras situações sociais da sua vida.

Usa a empatia ao seu favor

Pessoas negativas não nascem assim, com elas se tornando assim devido a diversos fatores. Mesmo que possa ser muito difícil, tente entender a perspectiva delas sob a luz da empatia.

Além disso, as interações com pessoas difíceis criam oportunidades incríveis de crescimento, autorreflexão e inteligência emocional. A maneira como você fala também pode influenciar o humor de qualquer conversa – mesmo naquelas pessoas mais negativas.

Embora seja difícil não reagir a um comportamento irritante, pare e pense no que você vai dizer ou fazer. Isso pode ajudar a tornar a interação um pouco mais suave.

Por outro lado, não deixe de impor limites. Se sua pessoa emocionalmente desgastante não respeita seu limite, lembre-a disso ali mesmo, de forma educada e sem ficar brava com a situação. Ela precisa ver, no momento, como o comportamento deles está atropelando seu limite. Se ela não respeita isso, deixe claro que ela perderá o privilégio de ter contato direto com você.

Converse no momento certo

Antes de falar com uma pessoa emocionalmente desgastante, certifique-se de estar em um nível energético elevado. Se você está exausta, cansada ou estressada, talvez seja melhor evitar um contato nesse momento.

Outra dica é parar de assumir os problemas de uma pessoa negativa. Em vez de oferecer ajuda ou oferecer sugestões, dê conselhos para que a pessoa resolva os problemas dela por conta própria. Se eles reclamarem de algo, você pode dizer: “Tenho total fé em você” ou “Você é inteligente e eu sei que você vai descobrir como resolver isso.”

Seguir essas dicas nem sempre é algo fácil, principalmente quando não estamos acostumados. Infelizmente, pessoas negativas sempre surgirão ao longo de nossas vidas. Por isso, por que não aprender desde já?

Tudo bem buscar ajuda!

Agende agora mesmo uma consulta e vamos conversar.

Yuri Busin