A mudança é um constante inevitável na vida das pessoas. Por mais que algumas delas estejam sob nosso controle, a maioria das vezes elas não estão.
Nossos relacionamentos mudam. Nossos empregos mudam. Nossas vidas mudam. E isso não pode ser visto como uma coisa ruim. Mudar faz parte da vida, mas, é claro, entender isso não significa que lidar com mudanças seja fácil.
Porém, encontrar maneiras de aceitar e enfrentar as mudanças pode tornar essas transições mais suaves, menos problemáticas e até mais proveitosas.
Reconheça as transições
Conforme as mudanças acontecem, suas rotinas são interrompidas. De repente, você tem que se adaptar à medida que é empurrado cada vez mais para fora de sua zona de conforto.
O estresse que essas mudanças trazem pode ser opressor às vezes. E pode ter efeitos negativos em seu bem-estar físico e mental. Por isso, a melhor maneira de resolver a questão é reconhecer que as mudanças são inevitáveis e se preparar para quando elas ocorrerem.
Um exemplo de estratégia é tentar encontrar um lado positivo de uma situação negativa, o que permite que você possa ver o problema sob uma nova perspectiva. Isso não significa que você deva apenas “engolir” ou ignorar seus problemas. Apenas tente controlar a sua raiva ou ansiedade, que podem acabar distorcendo seus pensamentos.
Leia também:
Voz interior: como silenciar os pensamentos negativos
Novo normal
A paciência é algo importante na hora de lidar com a mudança, visto que o processo de “desvio de rota” requer que você se adapte ao novo.
Esse processo pode ser lento e você pode relutar em reconhecê-lo, mas é uma parte essencial para lidar com a mudança. A chave aqui é assumir o compromisso de seguir em frente.
Resista ao instinto de querer se comportar com ressentimento e não querer cooperar, pois isso pode causar danos a você e a outras pessoas.
Experimente cumprir os hábitos diários, assistir novamente a uma série que você adora ou mesmo comer sua comida caseira favorita. Essas são ótimas maneiras de se sentir feliz, melhorar seu humor em geral e aliviar o estresse durante uma transição.
Entretanto, também é vital que você evite fingir que tudo está bem se não estiver. Se o “novo normal” é mais desafiador do que você pode suportar, talvez uma ida ao psicólogo pode lhe ajudar a lidar com a situação.
Foque em você
Geralmente, quando algo muda, tendemos a deixar os pilares de uma vida saudável de lado, como manter uma boa alimentação, fazer exercícios físicos, dormir adequadamente e ter um tempo para a família e amigos.
Uma forma de evitar isso é planejar se você vislumbra uma mudança no horizonte. Por exemplo, se sua empresa passou por demissões recentes, considere o que aconteceria com sua vida se perdesse o emprego. A mudança é menos estressante quando você tem um plano de contingência em vigor.
Quando as coisas mudam em sua vida, isso pode afetar sua saúde mental e bem-estar. Você pode até se sentir fora de controle em situações que não esperava. No entanto, aprender a administrar a maneira como você lida com essas diferentes situações o tornarão mais forte e com uma melhor saúde mental.
Gostou do conteúdo?
Caso precise de ajuda, experimente conversar com um psicólogo. Agende uma consulta com nossa equipe. A triagem é gratuita e sem compromisso.
Agendar uma consulta