Pular para o conteúdo

Como lidar com haters na internet?

Atualmente, diversos casos de problemas psicológicos estão sendo relacionados com o mau uso da internet. Os discursos de ódio nas redes sociais (haters na internet) têm se tornado cada vez mais comuns e podem fazer com que uma pessoa se sinta menosprezada, principalmente quando esse discurso é dirigida a ela.

A internet é um local favorável para que as pessoas possam se esconder e propagar opiniões que não são socialmente aceitáveis. Por isso, a maioria dos haters decidem esconder a sua real identidade. Essa falsa sensação de “invisibilidade” e de impunidade faz com que a pessoa tenha atitudes pavorosas no mundo virtual.

Portanto, veja como lidar com os haters da internet, evitando que eles afetem a sua vida.

Cuidado com a sua exposição na internet

Ao se expor na internet, você sempre estará suscetível à opinião alheia. Por isso, o primeiro passo é tomar muito cuidado com o que você posta na internet, tendo em mente que essa publicação será avaliada e julgada por outros, sejam eles amigos ou não.

Assim, antes de publicar, tente analisar o que está sendo postado, diminuindo as brechas para que as pessoas possam querer te ofender ou opinar negativamente.

Tenha em mente que alguns comentários têm o intuito de magoar

Os haters tentam atingir a pessoa naquilo que ela é mais frágil. Por isso, muitas coisas são ditas apenas com o intuito de magoar as pessoas, para que elas se sintam mal. Lembre-se, a opinião deles diz mais sobre eles do que sobre você.

Por isso, aprender como lidar com os haters é compreender que o único propósito deles é causar danos aos outros. Ou seja, eles vão falar qualquer coisa para que você se sinta mal.

Não tente debater com os haters

Os haters não sentem a necessidade de utilizar a lógica racional em seus argumentos. A única coisa que eles desejam é denegrir a imagem das pessoas ou de grupos. Por isso, tente não debater com eles, pois a sua tentativa poderá ser frustrada.

Assim, sempre ignore a pessoa e o seu comentário. Essa é melhor maneira de lidar com os haters da internet, demonstrando que a opinião deles não é importante para você.

Lembre-se de moderar os comentários

Os comentários ofensivos e odiosos não devem ser reconhecidos ou aceitos. Por isso, não há problema em colocar moderação em comentários ou apagar aqueles mais ofensivos.

Você não fará isso por se sentir atingido pelo comentário, mas, para não dar visibilidade a eles, assim como, para demonstrar que o respeito é algo valorizado.

Cuidado com a sua insegurança

O que faz com que você se sinta ofendido por um comentário geralmente é a insegurança, principalmente, quando o comentário o atingiu em um ponto crucial. Por isso, tenha muito cuidado com a sua insegurança e evite demonstrar os seus pontos mais sensíveis.

Com isso, você evita se expor e também dar munição para as pessoas má intencionadas. Portanto, se resguardar é uma ótima maneira de lidar com haters da internet e evitar que eles consigam realmente te trazer sofrimento. Dessa forma, será mais fácil continuar publicando conteúdo na internet, sem se importar com a opinião negativa de pessoas que desejam apenas te fazer mal.

E você, se sentiu ofendido por algum comentário na internet? Está precisando trabalhar a sua insegurança emocional? Entre em contato comigo, clicando aqui! Caso queira conhecer outros textos sobre psicologia, acesse o nosso blog.

Voltar ao topo