Pular para o conteúdo

Como lidar com críticas

Cotidiano
Como lidar com críticas

Geralmente, quando alguém é criticado, o seu primeiro instinto pode ser lutar ou criar um drama desnecessário. No entanto, saber lidar com críticas, sem perder sua confiança, garante que nenhum comentário isolado estrague o seu dia.

Não é possível controlar o que as outras pessoas dizem. Mas é possível controlar como você internaliza, responde a aprende com as críticas.

Somos todos seres imperfeitos e as pessoas podem perceber isso de tempos em tempos. Se você admitir uma determinada fraqueza e trabalhar para resolvê-la, sem se abater, você experimentará muito mais felicidade, paz e sucesso.

No entanto, se você tem enfrentado dificuldades para lidar com as críticas, continue lendo este artigo!

Os benefícios das críticas

Não é uma tarefa fácil dar uma olhada honesta em si mesmo e listar seus pontos fracos. Entretanto, se você está disposto a crescer, é preciso que você esteja aberto a receber críticas. Quase toda crítica é uma oportunidade para melhorar a si mesmo.

Ela abre novas perspectivas e ideias que você pode não ter considerado antes. Sempre que alguma pessoa te desafia, na verdade, ela está ajudando a você expandir seu pensamento, até mesmo quando essa crítica não teve a intenção de lhe ajudar.

A crítica oferece a oportunidade de você melhorar suas habilidades de resolução de problemas, o que nem sempre é fácil quando você está se sentindo sensível, autocrítico ou irritado.

Receber críticas que atingem um ponto sensível de sua vida ajuda você a explorar problemas não resolvidos. Talvez você seja sensível a uma determinada crítica porque internalizou algo que alguém lhe disse no passado e que ainda não superou.

Interpretar o feedback de outra pessoa é uma oportunidade para o pensamento racional. Apesar do aparente tom negativo, a crítica é útil para conquistar uma maior inteligência emocional.

Críticas construtivas X críticas destrutivas

Ser capaz de ouvir as opiniões das pessoas pode melhorar relacionamentos, o desempenho acadêmico e a satisfação no trabalho.

Existem muitas razões pelas quais as pessoas fazem críticas negativas, como ter inveja de alguém ou sentir insegurança, isso faz com que a pessoa apenas diga  uma opinião maldosa para que a pessoa se sinta melhor colocando você para baixo.

A crítica destrutiva ou crítica como ataque, envolve acusar as pessoas e apontar suas falhas sem sugestões de melhoria. Ela pode ferir a autoestima, fazendo com que alguém se sinta culpado por não ter um bom desempenho em um determinado aspecto de sua vida.

No trabalho, os líderes da organização podem usar críticas para ajudar os funcionários a melhorar seu trabalho.

As críticas construtivas ajudam a obter informações valiosas sobre suas ações, um feedback ponderado que ajuda a identificar pontos que precisa melhorar.

No entanto, se a crítica é útil, existem maneiras de lidar com ela e seguir em frente.

5 passos para lidar melhor com críticas

O medo da crítica é algo perigoso. Às vezes, as pessoas podem até parar de trabalhar em direção a um objetivo por medo do fracasso e de serem criticadas. Por isso, é importante não ceder a essas preocupações sobre possíveis críticas e continuar a buscar os seus sonhos.

Aqui estão algumas dicas úteis para lidar com qualquer tipo de crítica que você receba.

Ouça com atenção

É comum se sentir magoado quando alguém faz uma crítica, principalmente, se ela vem de algum familiar. No entanto, se a crítica é construtiva, ouça com atenção e tente aprender com ela. Em vez de ficar na defensiva, assuma uma posição otimista que você tem total condição emocional e psicológica para melhorar esse ponto negativo em um futuro próximo.

Tenha calma

Mantenha sempre a calma. Independentemente da crítica ser construtiva ou destrutiva, agradeça o feedback com um sorriso no rosto e com tranquilidade. A gentileza fará você uma pessoa melhor e evitará qualquer conflito desnecessário e consequências negativas.

Não leve para o lado pessoal

Concentre-se apenas no que está sendo criticado. Apenas um ponto fraco não reflete toda sua personalidade. Além disso, ninguém é obrigado a ser bom em tudo. Você pode não saber pintar, por exemplo, mas provavelmente, tem muitas outras habilidades.

Gerencie o estresse ou a raiva

Quando você está em um período estressante, é provável que se sinta descontrolado e incapaz de receber uma crítica. Portanto, tente controlar o estresse para depois pensar com a cabeça mais clara sobre o ponto que foi criticado.

Você possui a capacidade, conhecimento, experiência, motivação para conseguir se controlar e evoluir com essa situação, mas é muito importante você lembrar de tudo isso para gerenciar melhor seu próprio comportamento.

Continue em frente

A crítica é apenas o ponto de vista de uma pessoa, em diversas situações é apenas uma opinião. Saiba quais são seus pontos fortes e não deixe que os comentários de outras pessoas o impeçam de perseguir seus sonhos.

Lidar com críticas é uma importante habilidade para a vida. Portanto, não importa que tipo de crítica seja direcionada a você, analise-a para encontrar algo que você possa aprender com ela e ter alguma evolução pessoal.

Tenha paciência, sabemos que o caminho não é fácil e precisamos de diversos aprendizados novos para a mudança.

Todo mundo aprende cometendo erros. Aprender a lidar com críticas de maneira positiva é uma forma de melhorar seu autoconhecimento e o relacionamento com as outras pessoas.

Aproveite sempre das situações cotidianas para encontrar em si uma melhor maneira, ninguém melhor que você mesmo para ter novas atitudes após os feedbacks.

E você, está enfrentando alguma dificuldade para lidar com críticas? Precisa de apoio psicológico? Entre em contato e agende uma visita em meu consultório!

Gostou do conteúdo?

Caso precise de ajuda, experimente conversar com um psicólogo. Agende uma consulta com nossa equipe. A triagem é gratuita e sem compromisso.

Agendar uma consulta

Últimas publicações

images/blog/lesly-juarez-dftjxyd5pto-unsplash.webp
Cotidiano

Mindfulness nas redes sociais: como cultivar a atenção plena online

images/blog/justin-follis-a7um4oi-uyu-unsplash.webp
Cotidiano

Por que repetimos os mesmos padrões nos relacionamentos?