Pular para o conteúdo

Como lidar com alguém que tem características narcisistas

É comum usar a palavra narcisista para descrever uma pessoa egocêntrica e com pouca empatia. Contudo, é importante lembrar que o transtorno de personalidade narcisista é uma condição de saúde mental séria e requer diagnóstico por um psicólogo.

Entre as principais características de uma pessoa com o transtorno estão:

  • necessidade de elogios constantes
  • ter um senso inflado de si mesmo
  • não se importar com as necessidades dos outros
  • tirar vantagens de outras pessoas
  • falta de empatia

Por isso, fica a dúvida: o que fazer quando identifico essas características em alguém?

Aqui estão algumas maneiras práticas de lidar com alguém que tem transtorno de personalidade narcisista ou mesmo algumas tendências narcisistas.

Não leve para o lado pessoal

Ainda não existe um consenso sobre o que causa o transtorno narcisista. Porém, especialistas acreditam que possa existir uma mistura de fatores, entre eles, predisposição genética, abusos durante a infância, traumas ao longo da vida ou cultura em que ele está inserido.

Por isso, não leve para o lado pessoal e também não se sinta culpada. Simplesmente, os narcisistas não podem mudar o comportamento por conta própria ou de uma hora para outra. Muitas vezes, eles também não são capazes de reconhecer que tem um problema sem a ajuda de um profissional de psicologia comportamental.

Estabeleça limites

Ao lidar com um narcisista, é importante estabelecer limites sobre o que é importante para você. Por mais que eles acreditem que têm o direito de fazer o que quiserem, é preciso deixar claro as consequências de cruzar limites e que os mesmos não são negociáveis.

Por exemplo, se o narcisista tem o comportamento de ser grosseiro ao se comunicar, diga que se isso ocorrer você imediatamente terminará a conversa e irá embora. É importante aqui não fazer ameaças e depois não cumpri-las. Se o limite for ultrapassado, a consequência tem que ser imediata. 

É claro, isso não o fará deixar de ser narcisista, mas será importante demonstrar para o indivíduo que certos comportamentos não serão tolerados.

Mantenha breve as conversas

Os narcisistas são naturalmente bons em falar demais ou querer controlar a conversa. Isso funciona como uma forma de manipulação, dando vantagens a eles e não permitindo que você exponha o seu ponto de vista.

Dessa forma, tente sempre manter a conversa o mais breve possível e focada, direcionando, sempre que possível, para outros assuntos. Quando só ele quer falar, simplesmente encerre a conversa e siga em frente.

É importante reconhecer que a maioria das situações envolvendo um narcisista permanecerão sem solução. Infelizmente, elas não serão resolvidas na base da conversa.

Construa novos relacionamentos

Se não for possível evitar ou retirar da sua vida uma pessoa narcisista, amplie a sua rede relacionamentos saudáveis, estreitando laços com familiares, assim como reacender velhas amizades ou tentar nutrir novas.

Conviver com alguém narcisista pode deixar qualquer pessoa esgotada. Por isso, é importante passar mais tempo com outras pessoas do seu círculo social, como uma forma de descompressão e de recarga de energia.

Você também pode manter a mente ocupada com coisas saudáveis, como novos hobbies, fazer trabalho voluntário ou se envolver com alguma atividade da sua comunidade local.

Para mais dicas de saúde mental, consulte o meu perfil no Instagram.

Voltar ao topo