Pular para o conteúdo

Como lidar com a mentira dentro do relacionamento amoroso

Cotidiano
Como lidar com a mentira dentro do relacionamento amoroso

Que tal fazer uma pesquisa? Pergunte para vários casais qual é a qualidade que eles mais valorizam em um relacionamento amoroso. É muito provável que entre as principais respostas estejam a honestidade e a fidelidade. Mas como explicar a mentira dentro de um relacionamento?

Muitas vezes, a mentira surge na relação de maneira inocente, para que o parceiro não seja magoado com um determinado acontecimento ou para preservar a paz na relação. O problema é que, se a mentira for descoberta, o parceiro ficará duplamente magoado – não apenas pelo acontecimento, mas também pela mentira. Por isso, por que não contar a verdade logo de início?

Por outro lado, se essas pequenas mentiras são toleradas, como garantir que as grandes mentiras também não corroam a integridade da relação?  Afinal, da mesma maneira que algumas mentiras podem ser ditas em uma tentativa de proteger o parceiro, elas também podem ser usadas como um meio de controle e manipulação.

O início da mentira

Geralmente, um casal que está disposto a conversar amigavelmente sobre diversos tipos de assunto – mesmo aqueles mais espinhosos – são menos suscetíveis às mentiras. Por outro lado, aqueles que não mantêm essa conversa franca podem ter medo de que a verdade não seja aceita pelo parceiro.

Além disso, aquele que mente sente vergonha ou preocupação de ser punido ao ser descoberto. A pessoa passa a se sentir culpada e a gastar uma energia tremenda para sustentar a mentira conforme o tempo passa.

Claro, as mentiras são comuns na vida cotidiana. Contudo, um relacionamento próspero só pode ser construído na base da honestidade. Na maioria das vezes, falar a verdade é menos doloroso do que tentar reconquistar posteriormente a confiança do parceiro.

Se você está em um relacionamento amoroso, é porque confia na outra pessoa. Dessa forma, você não pode ter um relacionamento saudável com alguém se não puder confiar no outro.

Como lidar com a mentira

Lembre-se: quanto mais as mentiras duram, mais elas se tornam negativas para a relação. Se você anda mentindo frequentemente para o seu parceiro, tente falar a verdade o mais rápido possível – explicando claramente os motivos que a levaram a mentir.

As coisas nunca vão melhorar se você continuar mentindo. Em vez disso, é preciso se comprometer consigo mesmo que não vai mais mentir, independentemente se o outro esteja mentindo.

Por outro lado, se você pegou o seu parceiro mentindo, evite partir para o confronto. Em primeiro lugar, tente lembrar como você se comportou em outras situações ao descobrir outras mentiras e se você adotou uma postura mais rígida ou agressiva.

Nesse momento, é importante ter e demonstrar inteligência emocional, estando aberta para o diálogo, mesmo que a mentira esteja doendo. Uma explosão de raiva vai apenas abrir as portas para mais mentiras no futuro.

O perdão é uma escolha ativa de reconhecer o passado, aceitar o presente e avançar em direção ao futuro. Somente assim será possível construir uma relação onde será possível comunicar com compaixão e honestidade

Buscar a orientação de um psicólogo pode proporcionar um espaço seguro para explorar as causas subjacentes das mentiras, entender padrões de comportamento e desenvolver estratégias para construir uma base sólida de confiança. Tudo bem buscar ajuda!

Gostou do conteúdo?

Caso precise de ajuda, experimente conversar com um psicólogo. Agende uma consulta com nossa equipe. A triagem é gratuita e sem compromisso.

Últimas publicações

/images/blog/como-lidar-com-eventos-traumaticos-recentes.jpg
Cotidiano

Como lidar com eventos traumáticos recentes

/images/blog/transtorno-bipolar-tipo-1-e-tipo-2.jpg
Cotidiano

Transtorno bipolar tipo 1 e tipo 2: diferenças e semelhanças

/images/blog/compreendendo-o-transtorno-bipolar-mitos-e-verdades.jpg
Cotidiano

Compreendendo o transtorno bipolar: desmistificando os mitos e verdades