Pular para o conteúdo

Como lidar com a mentira dentro do relacionamento amoroso

Cotidiano
Como lidar com a mentira dentro do relacionamento amoroso

Que tal fazer uma pesquisa? Pergunte para vários casais qual é a qualidade que eles mais valorizam em um relacionamento amoroso. É muito provável que entre as principais respostas estejam a honestidade e a fidelidade. Mas como explicar a mentira dentro de um relacionamento?

Muitas vezes, a mentira surge na relação de maneira inocente, para que o parceiro não seja magoado com um determinado acontecimento ou para preservar a paz na relação. O problema é que, se a mentira for descoberta, o parceiro ficará duplamente magoado – não apenas pelo acontecimento, mas também pela mentira. Por isso, por que não contar a verdade logo de início?

Por outro lado, se essas pequenas mentiras são toleradas, como garantir que as grandes mentiras também não corroam a integridade da relação?  Afinal, da mesma maneira que algumas mentiras podem ser ditas em uma tentativa de proteger o parceiro, elas também podem ser usadas como um meio de controle e manipulação.

O início da mentira

Geralmente, um casal que está disposto a conversar amigavelmente sobre diversos tipos de assunto – mesmo aqueles mais espinhosos – são menos suscetíveis às mentiras. Por outro lado, aqueles que não mantêm essa conversa franca podem ter medo de que a verdade não seja aceita pelo parceiro.

Além disso, aquele que mente sente vergonha ou preocupação de ser punido ao ser descoberto. A pessoa passa a se sentir culpada e a gastar uma energia tremenda para sustentar a mentira conforme o tempo passa.

Claro, as mentiras são comuns na vida cotidiana. Contudo, um relacionamento próspero só pode ser construído na base da honestidade. Na maioria das vezes, falar a verdade é menos doloroso do que tentar reconquistar posteriormente a confiança do parceiro.

Se você está em um relacionamento amoroso, é porque confia na outra pessoa. Dessa forma, você não pode ter um relacionamento saudável com alguém se não puder confiar no outro.

Como lidar com a mentira

Lembre-se: quanto mais as mentiras duram, mais elas se tornam negativas para a relação. Se você anda mentindo frequentemente para o seu parceiro, tente falar a verdade o mais rápido possível – explicando claramente os motivos que a levaram a mentir.

As coisas nunca vão melhorar se você continuar mentindo. Em vez disso, é preciso se comprometer consigo mesmo que não vai mais mentir, independentemente se o outro esteja mentindo. 

Por outro lado, se você pegou o seu parceiro mentindo, evite partir para o confronto. Em primeiro lugar, tente lembrar como você se comportou em outras situações ao descobrir outras mentiras e se você adotou uma postura mais rígida ou agressiva. 

Nesse momento, é importante ter e demonstrar inteligência emocional, estando aberta para o diálogo, mesmo que a mentira esteja doendo. Uma explosão de raiva vai apenas abrir as portas para mais mentiras no futuro.

O perdão é uma escolha ativa de reconhecer o passado, aceitar o presente e avançar em direção ao futuro. Somente assim será possível construir uma relação onde será possível comunicar com compaixão e honestidade

Buscar a orientação de um psicólogo pode proporcionar um espaço seguro para explorar as causas subjacentes das mentiras, entender padrões de comportamento e desenvolver estratégias para construir uma base sólida de confiança. Tudo bem buscar ajuda!

Veja mais conteúdos sobre saúde e bem-estar no meu perfil no Instagram!

Últimas publicações

images/blog/7-dicas-de-como-melhorar-sua-memoria-e-concentracao.jpg
Cotidiano

7 dicas de como melhorar sua memória e concentração

images/blog/cansado-do-trabalho-saiba-como-lidar-com-essa-exaustao-diaria.jpg
Cotidiano

Cansado do trabalho? Saiba como lidar com essa exaustão diária

images/blog/o-que-sao-amizades-toxicas-e-como-se-livrar-delas.jpg
Cotidiano

O que são amizades tóxicas e como se livrar delas

Tudo bem buscar ajuda!

Agende agora mesmo uma consulta e vamos conversar.

Agendar uma consulta
Yuri Busin