A compulsão alimentar é caracterizada por episódios recorrentes em que a pessoa consome uma grande quantidade de alimentos, mesmo quando ela não está com fome. Geralmente, esses episódios são acompanhados de sentimentos de culpa, vergonha e perda de controle.
Quando essa compulsão passa a ser regular, o indivíduo pode ter um ganho de peso, o que pode contribuir para problemas de saúde, como diabetes ou doenças cardíacas.
Nesse caso, aprender a resolver o problema de maneira eficaz é a melhor saída para superar o transtorno e garantir melhor qualidade de vida física e emocional.
Abaixo você encontra algumas dicas de como fazer isso.
Esqueça as dietas
Muitas vezes, as pessoas são guiadas pelas “dietas da moda”, adotando hábitos alimentares excessivamente restritivos, o que pode acabar desencadeando episódios de compulsão alimentar.
Por isso, em vez de seguir dietas que se concentram em cortar grupos inteiros de alimentos ou reduzir significativamente a ingestão de calorias para perder peso rapidamente, concentre-se em fazer mudanças saudáveis, como trocar alimentos processados por aqueles naturais.
Mantenha um padrão alimentar
Ter um horário fixo para fazer suas refeições diárias ajuda a reduzir o hormônio que estimula a sensação de fome e, por consequência, a compulsão alimentar.
Pular refeições também pode fazer com que o açúcar no sangue caia, levando o corpo a desejar um rápido aumento de açúcar na forma de pão branco, doces ou outros carboidratos simples.
Além disso, procure comer os alimentos certos - em intervalos regulares - escolhendo aqueles que ajudam a mantê-la satisfeita por mais tempo e contendo o desejo de comer fora de hora.
Beba água
Beber mais água ao longo do dia é uma maneira simples, mas eficaz, de reduzir os desejos de comer demais. Além disso, a ingestão de água pode aumentar o metabolismo e a perda de peso.
A quantidade de água que cada pessoa deve beber diariamente depende de vários fatores. Assim, é melhor ouvir seu corpo e beber quando sentir sede para garantir que você esteja bem hidratado.
Faça exercícios
Exercitar-se regularmente pode ajudar a prevenir a compulsão alimentar porque o exercício faz com que o corpo libere endorfinas que melhoram o humor.
Um humor melhor pode reduzir o risco de comer emocionalmente, que é quando as pessoas consomem alimentos não saudáveis ou grandes quantidades de alimentos em resposta ao estresse, tristeza ou raiva.
Procure ajuda profissional
A melhor maneira de superar um transtorno de compulsão alimentar é identificar as razões ou causas que podem estar levando a pessoa a comer compulsivamente. Isso pode ser feito falando com um psicólogo comportamental.
Geralmente, as pessoas costumam comer compulsivamente em resposta à solidão, tédio, tristeza, entre outros. Identificar esses gatilhos durante a psicoterapia pode ajudar as pessoas a evitá-los ou gerenciá-los, reduzindo a probabilidade de compulsão alimentar.
A implementação de todas essas etapas levará algum tempo, portanto, seja paciente. O importante é que você desenvolva a confiança de que começará a ver melhorias em sua saúde física, estado mental e estilo de vida.
Gostou do conteúdo?
Caso precise de ajuda, experimente conversar com um psicólogo. Agende uma consulta com nossa equipe. A triagem é gratuita e sem compromisso.
Agendar uma consulta