Pular para o conteúdo

Como evitar a procrastinação? Dicas para uma vida mais produtiva!

A procrastinação está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Afinal, vivemos numa sociedade repleta de estímulos que facilmente nos tiram do foco, fazendo com que algumas pessoas percam tempo valioso em seus dias em detrimento de suas tarefas diárias.

Em termos gerais, a procrastinação pode ser entendida como a mania de adiar uma ação ou tarefa. É o famoso deixar para depois, algo comum para muitas pessoas. O problema acontece quando isso se torna algo repetitivo, atrapalhando suas atividades do cotidiano.

Pode-se afirmar ainda que a procrastinação, no longo prazo, se torna um hábito, fazendo com que a pessoa tenha cada vez mais dificuldade em concluir as suas tarefas.

O ato de procrastinar pode ser um sinal de um distúrbio psicológico que pode resultar em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha. A procrastinação pode matar sonhos e impedir que o indivíduo desenvolva todo o seu potencial.

Portanto, é importante aprender o quanto antes algumas formas de evitar a procrastinação. No post de hoje, eu vou apresentar algumas dicas de como lidar com ela, servindo para aumentar a produtividade no trabalho e nos estudos. Acompanhe!

Transforme grandes tarefas em pequenas tarefas

Em alguns momentos, as pessoas acabam tendo dificuldades para realizar as tarefas por causa da complexidade das mesmas ou por perceberem que vão passar muito tempo na sua execução. Dessa forma, acabam adiando o início dessas tarefas.

Por isso, é interessante passar a dividir as grandes tarefas em etapas menores, fazendo um planejamento prévio de cada etapa e estabelecendo prazos para o término de cada uma delas (e para a conclusão da tarefa como um todo).

Quando listamos as nossas tarefas e definimos prazos para elas, de acordo com a urgência e possíveis dificuldades de cada uma, damos uma maior importância para essas atividades. No entanto, é muito importante que ocorra um esforço para que os prazos sejam realmente respeitados.

Também é importante existir um intervalo de descanso entre as tarefas. Dessa forma, você terá mais energia, disposição e empenho para retomar as atividades.

Melhore sua capacidade de organização

A falta de organização também está relacionada com a procrastinação. Afinal, é mais fácil procrastinar quando não há uma boa organização em relação às tarefas. Para isso, utilize um caderno, uma agenda ou aplicativo de tarefas.

Quando você organiza todas as suas tarefas em uma única ferramenta, que seja acessível e confiável, você deixa de ficar preocupado em esquecer uma determinada tarefa e tem mais foco em suas atividades.

Em alguns casos, até mesmo a falta de organização no ambiente de trabalho (ou estudo) pode fazer com que a procrastinação aconteça, pois, quando não há uma organização do ambiente, pode ocorrer o sentimento de que “tudo já está errado”, fazendo com que a pessoa não se sinta motivada para realizar as suas atividades.

Não subestime as suas tarefas

Para evitar a procrastinação é preciso passar a dar maior importância para as tarefas, evitando subestimá-las. No geral, algumas pessoas acabam adiando a realização das tarefas por achar que poderão terminá-las com facilidade em outro momento ou que a tarefa não é tão importante assim.

Dessa forma, é preciso refletir sobre a importância de terminar alguma tarefa (para iniciar as próximas) e também, evitar pensamentos referentes a sua facilidade. O pensamento de que “amanhã será mais fácil terminar isso” é comum quando se pensa na procrastinação. Por isso, é preciso identificar esses pensamentos e evitá-los.

Identifique as tarefas que contribuem para a procrastinação

Além de procrastinar, é comum que algumas pessoas troquem suas tarefas por outras mais prazerosas. Por exemplo, se a pessoa tem algo importante para fazer, que sabe que terá trabalho, ela pode começar a fazer outra coisa, como mexer no celular, abrir as redes sociais e assim por diante, atrasando o início da sua tarefa.

Esses hábitos podem ser vistos como comportamentos de fuga, que contribuem para que a procrastinação aconteça. Por isso, é fundamental começar a identificar esses comportamentos e evitá-los a todo custo.

Dessa maneira, será mais fácil combater a procrastinação e conseguir ter uma maior capacidade produtiva, realizando trabalhos com mais qualidade, sem ficar deixando-os para depois. Apesar de ser um distúrbio prejudicial, a procrastinação é muito fácil de ser vencida!

E você, gostou das dicas para evitar a procrastinação? Então não deixe para depois e compartilhe agora mesmo esse texto com os seus amigos. Caso tenha ficado alguma dúvida, mande sua mensagem pelos comentários ou entre em contato comigo. Fico no aguardo da sua mensagem. Até a próxima!

Voltar ao topo