Pular para o conteúdo

Como estimular a dopamina

Cotidiano
Como estimular a dopamina

A dopamina é uma substância química do cérebro que desempenha um papel importante na regulação de várias funções, entre elas a cognição, memória, humor, atenção e aprendizado. Ela também está envolvida no sistema de recompensa, motivação e até na regulação dos movimentos do corpo.

Quando a dopamina é liberada em grandes quantidades, ela tem o poder de criar sentimentos de prazer, o que motiva a pessoa a repetir um comportamento específico. Por outro lado, quando há baixos níveis de dopamina, a pessoa tem a sua motivação diminuída, perdendo o entusiasmo por coisas que normalmente excitam a maioria das pessoas.

Geralmente, os níveis de dopamina são bem regulados no sistema nervoso. Porém, existem algumas maneiras de aumentar o nível dessa substância de forma natural.

Nós, psicólogos comportamentais, entendemos que mantê-la em um estado elevado pode ser muito benéfico para o dia a dia das pessoas. Veja algumas dicas de como fazer isso:

Durma bem

Normalmente, a dopamina é liberada naturalmente no cérebro ao acordar, para criar os sentimentos de alerta e de vigília durante o dia. À noite, esses níveis caem, estimulando a pessoa a dormir. No entanto, a falta de sono pode perturbar esses ritmos naturais.

Quando as pessoas ficam acordadas durante boa parte da noite, a disponibilidade de receptores de dopamina em seus cérebros é drasticamente reduzida na manhã seguinte. Isso acaba gerando consequências, como a falta de motivação ou concentração reduzida.

Portanto, ter um sono regular e de alta qualidade pode ajudar a manter seus níveis de dopamina equilibrados e ajudá-la a se sentir mais alerta e com maior produtividade durante o dia.

Ouça música

Ouvir músicas que você gosta pode ser uma maneira divertida de estimular a liberação de dopamina em seu cérebro. A música tem a capacidade de aumentar a atividade nas áreas de recompensa e prazer do cérebro, que são ricas em receptores de dopamina.

Ou seja, quando você sentir falta de motivação para as tarefas do dia, faça uma lista de reprodução e ouça suas músicas favoritas.

Mantenha uma alimentação saudável

Comer uma dieta saudável tem vários benefícios para o corpo e a mente, incluindo aumentar os níveis de dopamina. Alimentos ricos em tirosina, como amêndoas, ovos de peixe e frango, são especialmente bons para aumentar os níveis de dopamina.

Beber café também ajuda a aumentar a dopamina. Porém, conforme os seus níveis de dopamina caem depois de beber, isso pode causar dependência de cafeína.

Reduza o açúcar

Consumir açúcares processados, como os presentes em doces e refrigerantes, tem a capacidade de aumentar rapidamente seus níveis de dopamina, mas esse aumento é apenas temporário.

Além disso, o excesso de açúcar no sangue faz o corpo produzir mais insulina para reduzir os níveis de glicose. Como essa queda ocorre rapidamente, a pessoa pode se sentir mais cansada do que antes de ter consumido o açúcar.

Exercite mais

Fazer exercícios regularmente também pode ajudá-la a aumentar seus níveis de dopamina. Sempre que você se exercita, seu cérebro libera um pouco de dopamina.

Geralmente, as melhorias no humor podem ser observadas após 10 minutos de atividade aeróbica, podendo ser uma caminhada ou uma simples corrida ao redor do quarteirão.

Para mais dicas de saúde e bem-estar, visite o meu perfil no Instagram!

Últimas publicações

images/blog/o-que-e-vergonha-e-como-lidar-com-ela.jpg
Cotidiano

O que é vergonha e como lidar com ela?

images/blog/o-que-e-bolha-social.jpg
Cotidiano

O que é bolha social e como ela pode afetar a sua vida

images/blog/porque-voce-deve-comecar-a-ter-compaixao.jpg
Cotidiano

Por que você deve começar a ter autocompaixão hoje mesmo

Tudo bem buscar ajuda!

Agende agora mesmo uma consulta e vamos conversar.

Agendar uma consulta
Yuri Busin