Pular para o conteúdo

Como equilibrar o trabalho e lazer de forma saudável

Cotidiano
Como equilibrar o trabalho e lazer de forma saudável

Equilibrar a vida profissional e pessoal pode ser desafiador. Muitas vezes, o trabalho tem prioridade sobre tudo em nossas vidas. Nosso desejo de sucesso profissional pode nos levar a deixar de lado nosso próprio bem-estar.

Por outro lado, uma mente livre de estresse garante uma boa saúde física e ajuda a manter a energia – inclusive para trabalhar. Claro, equilibrar as demandas de um estilo de vida mais agitado no trabalho é difícil, mas pode ser feito examinando e reavaliando suas prioridades.

Esses limites podem ajudá-lo a ser produtivo e feliz no trabalho, permitindo que você evolua melhor sua vida profissional e pessoal. Caso contrário, você estará acumulando estresse, o que abre as portas para a depressão, ansiedade e transtornos de personalidade.

Encontrando o equilíbrio entre o trabalho e o lazer

A primeira dica é criar uma agenda que inclua não apenas a rotina do trabalho, mas também períodos de descanso e lazer. Isso é especialmente importante para aqueles que estão trabalhando em casa. Só porque você trabalha em casa não significa que você deve sair da cama sempre que quiser e ligar o computador.

Ao listar as coisas que o motiva e que lhe faz feliz, fica mais fácil definir metas para o seu trabalho e sua vida pessoal – o que garante que você esteja trazendo equilíbrio para ambos. Você também pode se programar para trabalhar um pouco mais durante a semana, para ter tempo no final da semana para desfrutar de outras atividades.

O grande segredo aqui não é lutar para ter um cronograma perfeito. Apenas se esforce para montar uma agenda mais realista. O equilíbrio é alcançado ao longo do tempo, e não do dia para o outro.

Sua saúde física, emocional e mental geral deve ser sempre a sua principal preocupação. Afinal, se essas áreas não estiverem caminhando bem, isso será refletido negativamente no trabalho.

Buscar ajuda de um psicólogo cognitivo comportamental pode ser fundamental para ajudar nesses ajustes de vida e entender quais os pensamentos e comportamentos que devem mudar.

Além disso, nada de ficar levando trabalho para a casa ou estendendo as horas extras no home office. Se você não consegue encerrar a sua jornada de trabalho na hora certa, experimente se inscrever em um curso com um horário agendado, para que isso o obrigue a parar de trabalhar.

É fundamental saber dizer “não” nos ambientes profissional e pessoal, pois permite que você mantenha limites para ter foco nas suas atividades que o leve aos seus objetivos. Também não tenha medo de cortar laços com o mundo exterior – o celular, por exemplo. O tempo que se perde conectado, pode dar espaço extra na correria do dia a dia.

Já as férias, não devem ser nunca adiadas. Sempre que existir a possibilidade de tirar férias, aproveite esse benefício, desde que você se comprometa a realmente se desligar completamente do trabalho.

Equilibrar as pressões do trabalho com as exigências da vida pessoal sempre foi um desafio para todos os tipos de trabalhadores. Para quem trabalha em casa, pode ser ainda mais difícil. Por isso, comece a investir em iniciativas saudáveis ​​de equilíbrio entre vida pessoal e profissional para colher os benefícios o quanto antes.

Já seguiu o meu perfil no Instagram? Você pode acessar ele @dryuribusin

Últimas publicações

images/blog/o-que-e-vergonha-e-como-lidar-com-ela.jpg
Cotidiano

O que é vergonha e como lidar com ela?

images/blog/o-que-e-bolha-social.jpg
Cotidiano

O que é bolha social e como ela pode afetar a sua vida

images/blog/porque-voce-deve-comecar-a-ter-compaixao.jpg
Cotidiano

Por que você deve começar a ter autocompaixão hoje mesmo

Tudo bem buscar ajuda!

Agende agora mesmo uma consulta e vamos conversar.

Agendar uma consulta
Yuri Busin