Ir para o conteúdo

Como economizar energia mental?

Todo mundo tem uma quantidade limitada de energia mental para gastar todos os dias. Portanto, você precisa prestar atenção em como está usando a sua, porque ela é um dos recursos mais valiosos que você possui.

As vantagens de economizar de energia mental incluem felicidade, confiança, foco, além de maior força de vontade, motivação e produtividade.

Neste artigo, você encontrará várias dicas e truques para ajudá-lo a economizar energia, para que possa utilizá-la em coisas realmente importantes. Vamos lá?

Durma o suficiente

Dormir é a principal forma de recarregar a sua energia mental. A perda de sono reduz sua capacidade de descansar não apenas o corpo, mas também a mente. Isso acaba afetando a sua cognição, concentração, produtividade e desempenho durante todo o dia.

As necessidades de sono variam de pessoa para pessoa, dependendo da idade. Conforme a pessoa envelhece, ela normalmente requer menos sono para funcionar corretamente. Geralmente, adultos precisam entre 7 e 9 horas de sono.

Pratique a gratidão

Anotar todos os dias pelo menos três coisas pelo qual é grato é um ótimo exercício para treinar o cérebro a pensar positivamente. E pensamentos positivos fornecem muita energia mental.

Mesmo que o seu trabalho não seja aquele dos seus sonhos agradeça por ter um emprego e receber um salário. Se está enfrentando um problema ou desafio, seja grato, pois são eles que vão lhe fortalecer.

Medite diariamente

A meditação em si não aumenta a sua energia mental. Na verdade, ela é um recurso para colocar você no controle de seus pensamentos, deixando de se preocupar com o passado ou o futuro, comportamentos estes que gastam bastante energia.

Com o tempo, você consegue acostumar a sua mente a estar presente sempre no agora, gastando energia apenas com o que faz no momento, sem desperdiçá-la remoendo o passado ou se preocupando com o futuro.

Faça uma coisa por vez

Diferente do seu celular, você não é multitarefa. Existe um alto custo energético em querer fazer várias coisas ao mesmo tempo. Alternar entre várias tarefas leva mais rapidamente à exaustão mental do que se concentrar em uma atividade por vez.

Por isso, ao começar algo vá até o fim. Além de ser mais produtivo, você economiza energia mental e garante que os resultados das suas tarefas sejam os melhores possíveis.

Experimente coisas novas

Manter a rotina faz com que o cérebro entre no piloto automático. Você acaba fazendo as coisas sem precisar pensar muito, o que não estimula a sua mente. Por isso, tente sempre quebrar a rotina.

Aprenda algo novo, faça uma pequena viagem ou escolha um livro aleatório na livraria que normalmente você não leria. Essas novas experiências ajudam a você pensar de formas diferentes, promovem a felicidade e estimulam sua energia mental.

Pratique o minimalismo

Elimine os excessos na sua vida. Isso significa jogar fora aquilo que não precisa, deixar de fazer coisas que não fazem mais sentido para você ou pensar naquilo que não está sobre o seu controle. Aprenda a dizer “não” para tudo isso.

Os excessos atrapalham a sua tranquilidade, geram ansiedade e, portanto, gastam energia mental. Quando você tem menos itens em sua vida, há mais espaço para as coisas que deseja.

Se mesmo após essas dicas você ainda se sente desmotivado, que tal procurar um psicólogo para descobrir qual a origem da sua baixa energia mental? Marque agora a sua consulta!