Pular para o conteúdo

Como conversar com estranhos e superar a fobia social?

Se você se encontra inibido em conversar com estranhos, teme que as pessoas vejam sua ansiedade ou tem medo de se sentir humilhado, pode estar sofrendo de fobia social.

Muitas pessoas nunca aprendem a superar a ansiedade de iniciar uma conversa com desconhecidos, evitando ao máximo a possibilidade de um primeiro contato. Ainda assim, qualquer ação que empurre você para fora de sua zona de conforto, colocando-o na frente de novas pessoas, é um grande progresso para sua vida social.

Por isso, se você quer aprender a se aproximar de alguém e iniciar novos contatos, continue a leitura deste artigo!

O que é fobia social?

Quase todo mundo já experimentou a fobia social em algum momento da vida. É comum temer ser julgado, criticado ou humilhado na frente dos outros, mesmo nas situações mais comuns do dia a dia.

A ansiedade social é definida como pensamentos, sentimentos e comportamentos físicos ansiosos que antecipam uma situação social. Essa sensação também pode ocorrer durante ou após esses contatos. Para algumas pessoas, lidar com a fobia social significa evitar uma variedade de eventos sociais, incluindo um simples papo com desconhecidos.

Os estados emocionais e mentais negativos associados à fobia social podem levar a sintomas fisiológicos que pioram a ansiedade de uma pessoa e levam a um isolamento ainda maior.

Qual a origem do medo de desconhecidos?

Algumas partes da nossa psicologia ainda têm uma base evolutiva. E esse é o caso do medo de estranhos. Os seres humanos passaram grande parte da sua história em pequenos grupos, compartilhando recursos e proteção. Nesse contexto, um estranho é uma ameaça válida.

No entanto, milhares de anos depois, a realidade é outra. Por mais que existam muitas pessoas mal-intencionadas no mundo, a maioria dos estranhos que você encontra na rua é profundamente benigna.

É claro, ainda é sensato evitar contato com determinados lugares que podem colocar a sua integridade em risco, mas, muito provavelmente, conversar com a pessoa que está ao seu lado no metrô será benéfico, não apenas para você, como para o outro também.

Como quebrar o gelo e iniciar uma conversa?

Talvez você sinta um pouco de resistência em seus primeiros contatos. Não fazemos parte de uma cultura que geralmente facilita a conversa fácil entre estranhos, então as pessoas que quebram essa regra parecem suspeitas. Por isso, não estranhe se alguém olhar para você com desconfiança.

Uma forma de quebrar o gelo e perder a sua inibição é praticar contato visual com outras pessoas na rua, até que isso pareça totalmente natural para você (e também para elas). Se elas retribuírem o contato visual, tente sorrir de volta (se ainda não o fez). Experimente também não interromper o contato visual até que elas o façam primeiro.

Outra forma de trabalhar a interação social é cumprimentar todo mundo que passar por você. Diga um simples “Bom dia!” ou “Como vai você?”. Você verá quantas pessoas andam por aí com expressões sérias e acendem instantaneamente quando alguém as cumprimenta. Isso faz o seu dia e o delas ter uma conexão humana mais especial.

O próximo passo é iniciar uma conversa de fato. Uma conversa fiada, sobre qualquer assunto corriqueiro, é uma peça necessária para que pessoas ansiosas se sintam confortáveis. É a base de tudo, mesmo que pareçam assuntos banais do dia a dia.

Depois que você conseguir superar a ansiedade inicial, experimente passar para perguntas sobre a vida pessoal da pessoa. Toda vez que alguém confia em você um detalhe sobre si mesmo, acene com a cabeça, sorria e peça mais. Cada frase terá uma riqueza de novas informações. Você descobrirá que tem muita gente por aí que está ansiosa por alguém que queira ouvi-las.

Dessa forma, saber como iniciar uma conversa com estranhos é difícil no início, mas não é impossível. A partir do momento que você estabelece uma meta para trabalhar essa habilidade social, suas conversas vão se tornar cada vez melhores, gratificantes e mais positivas.

E você, tem enfrentado dificuldade para iniciar uma conversa com um estranho? Está precisando de ajuda psicológica para superar essa fobia social? Entre em contato e agende uma consulta!

Voltar ao topo