As emoções são poderosas. Elas podem determinar como você interage com as pessoas, quanto dinheiro gasta, como lida com os desafios ou usa seu tempo. Ao descobrir como controlar suas emoções você conseguirá se tornar mais forte mentalmente.

Felizmente, qualquer um pode aprender a regular suas emoções. Assim como qualquer outra habilidade, gerenciar as suas emoções requer apenas prática e dedicação.

Nesse artigo, você aprenderá o que são as emoções e conhecerá quais são as principais dicas para regulá-las. Vamos lá?

 

O que são emoções

As emoções são reações específicas a um evento particular que, geralmente, são de curta duração. Elas são muitas vezes chamadas de sentimentos e incluem experiências como amor, ódio, raiva, confiança, alegria, pânico, medo e tristeza.

Elas são complexas e possuem componentes físicos e mentais. Todas as emoções estão relacionadas, mas são diferentes do humor. O humor é um sentimento mais geral, como felicidade, tristeza, frustração, contentamento ou ansiedade, que perdura por mais tempo.

Nossas respostas emocionais resultam da maneira como avaliamos nossas experiências. Algumas respostas emocionais não exigem regulamentação específica. Se a emoção é apropriada para a situação e ajuda você a se sentir melhor, não há necessidade de se preocupar em mudar a maneira como você lida com as coisas.

Rir quando os outros estão rindo é um exemplo de uma reação apropriada que ajuda você a se sentir melhor. Expressar raiva a partir de uma injustiça também pode fazer você se sentir melhor, mas não é apropriado ou positivo para as pessoas ao redor.

Você pode expressar sua frustração de outras maneiras que permitem liberar esses sentimentos de raiva ou, em vez disso, tentar encontrar uma maneira de se acalmar.

A instabilidade emocional afeta não apenas a sua vida, mas o modo como você é percebido pelas pessoas ao seu redor.

 

A importância de saber controlar suas emoções

As emoções são uma parte vital do cotidiano das pessoas. Não importa se você está rindo de um programa de TV ou se sentindo frustrado com o trânsito no horário de pico. Esses altos e baixos que você sente podem afetar significativamente seu bem-estar.

Sem controle, pensamentos e emoções podem absolutamente destruir qualquer bom humor em que você esteja. Com o tempo, isso pode se tornar tão comum que parece normal.

Perder a paciência, afundar na depressão e preocupar-se, tudo isso contribui para uma vida infeliz. Elas causam ainda mais estresse, arruínam sua saúde, você não tem um momento de paz com suas emoções e toda a sua visão da vida pode azedar.

As emoções negativas têm um efeito muito forte na sua vibração pessoal. As pessoas percebem isso subconscientemente, e você terá mais dificuldade em manter amigos, fechar negócios e funcionar normalmente na sociedade se sua vibração for muito baixa.

Você não precisa se sentir bem o tempo todo. Assim como a alegria, a tristeza também é importante na sua vida. Apenas evite que os sentimentos que fazem você se sentir mal permaneçam por muito tempo. Deixe o sentimento passar e transforme seus pensamentos em direção a algo mais agradável.

 

As principais dicas para ter o controle sobre suas emoções

O autocontrole emocional não é tão difícil de alcançar quanto as pessoas pensam. Ele requer apenas um pouco de esforço e de tempo.

A cada tentativa de controlar suas emoções lhe dará uma visão mais clara da vida e lhe ensinará que você tem a escolha de se sentir bem ou não. Para isso, basta apenas seguir alguns passos simples!

 

Sorria para você mesmo

É fisiologicamente impossível ter sentimentos ruins se você está sorrindo. Por isso, na próxima vez que estiver se sentindo triste ou com raiva, sorria para você mesmo!

Olhe para um espelho e mantenha um sorriso até que ele se torne genuíno. Parece um exercício bobo, mas um sorriso genuíno ilumina seu rosto, uma ação física que vai fazer você se sentir melhor.

 

Medite sempre que possível

A prática da meditação ajuda a controlar as suas emoções porque tira seu foco nelas. Você pode fazer uma meditação rápida sempre que precisar se acalmar e ganhar um pouco de autocontrole em certos pensamentos.

Apenas feche os olhos e concentre-se em sua respiração pelo tempo que for necessário para se acalmar. Sinta a inspiração e a expiração. Contar suas respirações também ajudam a limpar a mente.

Este pequeno intervalo lhe dará tempo para reunir seus pensamentos e talvez ver a situação sob um ponto de vista diferente.

 

Identifique o que gerou a emoção

Ao enfrentar uma emoção negativa pergunte a si mesmo qual foi a sua origem. Procure os gatilhos que podem ter contribuído para seus sentimentos. Entender de onde essas emoções surgem e o que as evoca é um componente crucial para ajudá-lo a começar o controle emocional.

Aprofundar-se nessa investigação ajudará você a perceber seus próprios sinais, de modo a entender melhor a si mesmo e criar suas habilidades de enfrentamento personalizadas.

 

Escute as outras pessoas

Apenas escutar a voz do seu “crítico interior” fará que você colecione sentimentos de angústia, tristeza e raiva. Em situações sociais, principalmente em conflitos, muitas vezes as pessoas transmitem a sua própria narrativa mais alta que a dos outros.

Colocar-nos em silêncio enquanto presta atenção no que a outra pessoa está falando pode ser uma prática delicada de empatia e ajudará a ampliar as suas perspectivas.

 

Faça algo que ama

Quando se está imerso em alguma atividade pela qual é apaixonado e está realmente focado no que está fazendo, você não irá se sentir mal. Fazer o que você ama o eleva de muitas maneiras! Faça isso sempre que possível.

Você será mais feliz e capaz de lidar com as amarras das emoções quando estiver fazendo o que ama.

Vale a pena aprender o autocontrole, mesmo que seja apenas para que você possa responder racionalmente em situações difíceis e não permitir que seus pensamentos o arrastem para o desespero e a depressão.

As emoções podem dominar sua vida, mas você também tem o poder de controlar suas emoções. Assim, você constrói uma vida mais feliz quando se está no controle!

 

E você, tem enfrentado dificuldades em como controlar suas emoções? A terapia cognitiva comportamental é uma grande aliada nessa situação. Saiba mais sobre ela, lendo este artigo!

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