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Como alcançar as resoluções de ano novo? Saiba como a Psicologia pode te ajudar

Nesse super post falaremos sobre vários assuntos:

  • Como atingir as resoluções de ano novo?
  • Retrospectiva dos posts mais lidos do ano
  • Diário Positivo

É comum nesta fase do ano avaliarmos como foi o ano anterior e planejar o próximo ano, é uma grande oportunidade para modificar hábitos e estabelecer novas rotinas que ajudarão você a evoluir psicologicamente, emocionalmente, socialmente, fisicamente ou intelectualmente.

É claro que planejar é muito mais fácil do que realizar ou manter o que foi proposto. É comum que, muitas vezes, no final de janeiro, muitos abandonam o que foi proposto e voltem aos velhos padrões.

80% das pessoas não cumprem as resoluções de Ano Novo.De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Scranton

Para mudar seus comportamentos do dia-a-dia, você também precisa mudar seus pensamentos. Mas existem algumas técnicas que podem ajudar as pessoas a manter suas resoluções. Confira com a gente algumas delas:

Como atingir as resoluções de ano novo?

Seja realista

Você precisa começar fazendo resoluções que possa manter e que sejam práticas.

Faça uma coisa de cada vez

Um dos caminhos mais fáceis para o fracasso é ter muitas metas, então, planeje uma coisa de cada vez, coloque uma meta por vez.

Diga a alguém sua resolução

Informar a família e os amigos que você tem uma resolução de ano novo que realmente deseja manter funcionará como uma forma segura de garantir que você fará o que deseja. Uma vez que a pessoa poderá te ajudar a manter o foco.

Não dependa dos outros para mudar

Evite ao máximo esperar mudanças dos outros para iniciar as suas mudanças, isso geralmente o levará a frustrações.

Não espere até o último minuto

O planejamento é uma parte essencial para alcançar qualquer objetivo. Os especialistas sugerem que você gaste algum tempo pensando em como irá enfrentar uma grande mudança de comportamento, criando um cronograma de ações e realizando-as.

🧠 Psicólogo Explica: Você sabe qual a diferença entre Objetivo e Meta? Objetivo é algo maior e a longo prazo. Meta é algo menor e curto prazo. Exemplo: Eu quero emagrecer 20Kg (objetivo). A cada mês, eu posso perder 1Kg (meta).

Quer mais dicas? Listamos aqui os assuntos mais lidos em nosso blog, principalmente para recapitular como a Psicologia pode te ajudar, tirando algumas de suas dúvidas e te ajudando no planejamento para o próximo ano. Se preferir, saiba que você sempre poderá contar com um Psicólogo em seu processo de evolução pessoal.

Retrospectiva dos posts mais lidos do ano

10. Relacionamento Abusivo – Por que as pessoas insistem neles?

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Em um relacionamento, o abuso físico é fácil de ser reconhecido, mas o abuso emocional pode ser bastante sutil, muitas vezes passando despercebido pelos familiares, amigos e até pelas próprias vítimas.

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9. Síndrome de Burnout [com infográfico]

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Também conhecida como a Síndrome do Esgotamento Profissional, a Síndrome de Burnout foi cunhada pelo Herbert J. Freudenberger, nos anos 70. Herbert percebeu em si mesmo que, em seu ofício diário, no passado, sentia intensa paixão e dedicação, muitas vezes acima até de valores básicos, como o cuidado com a própria saúde e exageros em suas longas jornadas de trabalho, com horas afinco – até que, com o passar dos anos, o trabalho passou a ser cansativo e frustrante.

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8. A caixinha do nada, como os homens se desligam do mundo

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Os dias passam, os anos se vão, e a discussão entre as diferenças entre homens e mulheres permanece. Há muito tempo a sociedade busca tornar o homem igual à mulher e vice e versa, mas isso não é possível.

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7. Medo de ir ao Psicólogo? Confira 6 motivos para fazer terapia

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Medo de ir ao psicólogo é algo muito mais comum do que as pessoas imaginam. Na verdade, esse medo é perfeitamente compreensível. Se pensarmos bem, a ideia de aceitar que há algo de errado com nossas emoções e procurar a ajuda de um desconhecido, ainda que seja um profissional, é um ato que exige coragem.

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6. Quanto tempo dura a psicoterapia?

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Ao longo de uma psicoterapia, você obviamente aborda muitos problemas. Você poderia continuar a trabalhar em todas essas questões por tempo indeterminado, mas, em algum momento, o paciente precisa desenvolver o suporte psicológico necessário para deixar seu terapeuta e viver sua própria vida. Além do tempo de duração, que será explanado ao longo deste artigo, é essencial entender, de uma forma geral, como funciona a terapia cognitiva comportamental.

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5. Você é uma pessoa acomodada? Dicas para sair da zona de conforto

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A zona de conforto não é necessariamente um lugar ou local em que ficamos. Na verdade, ela pode ser compreendida como um conjunto de comportamentos que nos levam a ficar acomodados, mesmo em momentos difíceis ou em situações que exigem mudanças.

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4. Como perder o medo de conversar com pessoas?

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A interação social é uma atividade vital para a saúde humana, tanto sob o ponto de vista físico quanto para a saúde mental. No entanto, quando você está lutando com a ansiedade, é difícil aproveitar o tempo com alguém. Felizmente, é possível superar o medo de conversar com pessoas.

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3. Qual é a diferença entre psicopata e sociopata? Entenda com exemplos do cinema

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É muito provável que você conviva ou até mesmo seja um deles, mesmo que não saiba disso. Compondo aproximadamente 3% da população mundial e presentes em centenas de filmes e livros, eles causam tanto fascínio quanto sofrimento. Por muito tempo os termos psicopata e sociopata foram utilizados para descrever a mesma patologia e, em alguns casos, até como uma mera ofensa.

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2. Como superar o ciúme retroativo?

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A maioria das pessoas não gosta da ideia de imaginar seu parceiro afetivo com um ex, por exemplo. O problema ocorre quando a pessoa passa a vasculhar o passado do outro, em um ato que se torna obsessivo, o que acaba por gerar sofrimento, paranoia e insegurança. Essa obsessão é chamada de ciúme retroativo.

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1. 5 dicas para quem tem dificuldade de conversar com as pessoas

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Em alguns casos podemos sentir uma maior dificuldade de conversar com as pessoas, principalmente, quando não as conhecemos muito bem. Existem diversos fatores que podem fazer com que isso aconteça.

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Buscando significados em seu dia-a-dia? O Diário Positivo 📖 pode te ajudar.

Diário PositivoNormalmente, quando olhamos para o passado e observamos o horizonte de eventos que transformaram as nossas vidas, lembramos mais dos desafios encarados, das dores, das tristezas e menos daqueles pequenos prazeres da vida, como aquele sopro de vento com cheiro de chuva matinal, aquele arrepio nas costas depois de uma massagem no pé, aquela gargalhada no telefone com sua melhor amiga… É necessário refletir sobre tudo, incluindo as coisas boas.

Refletir sobre os momentos positivos que trouxeram felicidade para a sua vida, trazem muitos benefícios:

  • Sua Felicidade pode aumentar e o humor é restaurado.
  • Mais satisfação com a vida.
  • Menos pensamentos materialistas.
  • Menos propenso a sofrer burnout.
  • Melhora sua saúde física.
  • Melhor qualidade de sono.
  • Menos fadiga.
  • Mais resiliencia.
  • Maior foco nas tarefas do dia.
  • Redução de excessivas expectativas e ansiedade.
  • Incentiva o desenvolvimento da paciência, humildade e sabedoria.

Se o fato de refletir sobre as coisas boas da vida produz muitos benefícios, por que fazemos pouco? Fazemos pouco por que registramos pouco ou não damos a devida importância e significado para aquele momento. A solução é o Diário Positivo.

A felicidade está nas pequenas coisas da vida!

Já ouviu esta frase em algum lugar, certo? A ideia do Diário Positivo é justamente essa. Por apenas 5 minutos da sua manhã e 5 minutos da sua noite, escreva até 3 motivos da sua gratidão, coisas que tornariam seu dia ótimo, afirmações dárias, coisas incríveis que aconteceram e o que você poderia ter fei to melhor.

Com isso, você pode tornar seu dia mais significativo. Você vai passar a olhar os problemas da vida em uma nova perspectiva, questionando se é realmente um problema, uma vez que coisas boas também fizeram parte do seu dia e provavelmente foram mais importantes do que os problemas.

Criamos um modelo digital do Diário Positivo para você, caro leitor ou leitora. Acesse pelo aplicativo Notion (cadastre rapidamente, vale a pena) e comece a fazer seus registros diários.

➡ Cadastre aqui ⬅

➡ Acesse o Diário Positivo aqui ⬅

Veja como manter o seu Diário Positivo

Conecte-se com algo específico: Quanto mais detalhado você puder ser ao escrever o que agradece, mais fácil será se conectar à emoção.

Por exemplo, hoje você pode escrever: “Sou grato ao João”.

Mas, você realmente se sente bem escrevendo apenas isso? Caso contrário, seja específico. O que o João fez para que você queira agradece-lo? “Sou grato ao João por me ajudar com os trabalhos da faculdade”.

Sei que no início pode parecer difícil, então separei algumas perguntas para guiar vocês no começo do seu Diário Positivo.

Confira o nosso guia para o que escrever no seu Diário Positivo

Alguns exemplos e dicas para você começar a pensar. Alguns deles levarão algum tempo para superar sua resistência inicial ou autocrítica.

Relacionamentos:

  1. Qual é o antigo relacionamento pelo qual sou grato?
  2. Que qualidades eu aprecio em um colega de trabalho?
  3. Qual é a qualidade que admiro no meu parceiro?
  4. Que qualidade positiva eu adquiri do meu amigo?
  5. Que qualidade positiva eu aprendi da minha mãe?
  6. Que qualidade positiva eu aprendi do meu pai?
  7. O que eu admiro nos funcionários nos locais que frequento?
  8. Que qualidade positiva eu realmente admiro em mim mesmo(a)?
  9. Que qualidades positivas de um modelo eu valorizo?
  10. Como uma fraqueza percebida minha também pode ser uma força?

Oportunidades de hoje (lembrete: a palavra chave é “também”, ou seja refletir sobre boas coisas e também sobre coisas que o incomodam, pensando em como mudar)

  1. Qual é uma coisa que me deixa ansioso hoje?
  2. Qual é a oportunidade que eu tenho hoje que a maioria das pessoas não aprecia?
  3. Que coisa (sob meu controle) tornaria meu dia ótimo?
  4. Em que me sinto melhor fazendo hoje do que ontem?
  5. O que posso apreciar sobre o clima de hoje?
  6. O que eu aprecio na minha saúde?
  7. Que qualidade positiva posso encontrar em algo que acho que vai ser péssimo hoje?
  8. O que eu aprecio nas habilidades profissionais que tenho hoje?
  9. O que posso apreciar / aceitar da minha situação financeira?
  10. O que posso apreciar sobre minha aparência hoje?

Oportunidades passadas

  1. O que aconteceu de bom durante o dia?
  2. Que obstáculo superei que aprecio em mim mesmo?
  3. O que eu gostei em um emprego anterior?
  4. O que eu admiro na minha infância?
  5. O que é uma experiência passada que parecia ruim na época que eu posso apreciar agora?
  6. O que sou grato por ter aprendido na escola?
  7. O que eu aprecio nos meus antepassados que me permitiu viver a vida que tenho?
  8. O que eu aprecio na comida que comi (ou não comi) hoje?
  9. Que visão vi ontem que achei agradável?
  10. Que cheiro eu senti ontem que achei agradável?

Outras coisas

  1. Escolha um objeto que você ama. O que você ama sobre isso?
  2. O que eu aprecio na casa em que moro?
  3. O que eu aprecio na cidade em que moro?
  4. O que eu aprecio no país em que vivo?
  5. O que eu aprecio nos restaurantes que frequento?
  6. Qual é uma peça de roupa que eu aprecio?
  7. O que eu aprecio na música que ouço?
  8. O que eu aprecio no meu corpo?
  9. Que comida eu realmente aprecio e por quê?
  10. Que tipo de arte eu aprecio e por quê?

O Diário positivo é um instrumento para a prática da gratidão, aqui neste post comento mais sobre como exercitá-la.

Esperamos que seu ano seja maravilhoso e que este artigo contribua para que, de alguma forma, você alcance todos os seus objetivos e se mantenha em equilíbrio. Se você se interessou e quer se aprofundar mais no assunto, entre em contato, vamos marcar uma consulta. Tudo bem buscar ajuda!

Boas festas e um ótimo 2020. 🎆🥂

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