Pular para o conteúdo

Como ajudar pessoas inseguras a se relacionarem melhor

Cotidiano
Como ajudar pessoas inseguras a se relacionarem melhor

Lidar com pessoas inseguras pode ser algo desgastante, principalmente se elas exigirem atenção constante e demonstração de aprovações excessivas.

Geralmente, a insegurança costuma ser um sintoma da baixa autoestima, falta de confiança e ansiedade, mas também pode haver outros problemas, medos ou preocupações que estão fazendo com que o outro se sinta inseguro.

Além disso, pessoas com inseguranças profundamente enraizadas podem acabar desenvolvendo maneiras doentias de lidar com esses sentimentos. Os impactos negativos da insegurança podem ser físicos, mentais ou emocionais. Eles geralmente se manifestam por meio de chantagem emocional ou táticas de manipulação – o que acaba deteriorando as suas relações.

Dessa forma, lidar com alguém inseguro – seja um amigo, parente ou parceiro amoroso – pode ser difícil, mas existem maneiras de melhorar seu relacionamento e evitar problemas no futuro. Confira algumas dicas de como fazer isso.

Pergunte como você pode ajudar

Se a pessoa insegura está aberta ao diálogo, incluindo falar sobre os seus sentimentos, dilemas e preocupações, a primeira dica é perguntar como você pode ajudá-la.

Muitas vezes, a pessoa só quer ser ouvida sobre suas inseguranças ou pedir alguns conselhos. Pequenos gestos, como ajudá-la em uma determinada tarefa ou se oferecer para ligar em um momento que ela está se sentindo insegura também são supereficazes.

Esteja presente

Um indivíduo inseguro pode temer que você está cansado dele ou que o acha chato simplesmente porque você se afastou por algum tempo, por conta do trabalho, dos estudos ou outras tarefas do cotidiano. Nesse caso, construir uma ponte de comunicação constante é realmente valioso, para que ele se sinta reconectado. 

Melhore a autoestima dele

Deixe a pessoa saber o quanto você se importa com ela e que está feliz por vocês dois terem se conhecido. Além disso, tome o cuidado de identificar os pontos positivos dela e faça questão de falar isso a ela. Isso poderá ajudar a potencializar a autoestima do inseguro, melhorando não apenas a relação dela com você, mas também com outras pessoas.

Interrompa-os se eles começarem a se comparar

Se o seu conhecido é do tipo que recusa elogios e presta atenção nas conquistas de outras pessoas, ele está mostrando claros sinais de insegurança. Na prática, todo mundo se compara aos outros, mas isso é feito de forma mais intensa entre os inseguros. Quando você perceber esse tipo de comportamento, tente desviar a atenção dele para coisas que ele ama e pelas quais é apaixonado.

Motive ela a desenvolver um hobby

Uma maneira rápida e divertida de reduzir a insegurança é desenvolver um novo hobby. Para motivar o inseguro, pense em alguma atividade que vocês possam fazer juntos, como a dança, uma aula de pintura ou mesmo a fotografia.

Os psicólogos podem fornecer um tratamento mais eficaz e eficiente para estabelecer longos períodos de bem-estar e segurança para quem se sente inseguro. Por isso, incentive ele a procurar ajuda profissional, e considere ajudá-lo a procurar o melhor psicólogo.

Caso precise de ajuda, entre em contato comigo por meio do meu perfil no Instagram!

Últimas publicações

images/blog/7-dicas-de-como-melhorar-sua-memoria-e-concentracao.jpg
Cotidiano

7 dicas de como melhorar sua memória e concentração

images/blog/cansado-do-trabalho-saiba-como-lidar-com-essa-exaustao-diaria.jpg
Cotidiano

Cansado do trabalho? Saiba como lidar com essa exaustão diária

images/blog/o-que-sao-amizades-toxicas-e-como-se-livrar-delas.jpg
Cotidiano

O que são amizades tóxicas e como se livrar delas

Tudo bem buscar ajuda!

Agende agora mesmo uma consulta e vamos conversar.

Agendar uma consulta
Yuri Busin