Pular para o conteúdo

Como acolher uma pessoa com depressão

A depressão pode ser vista como um tipo de “ácido” que está consumindo a pessoa fisicamente e emocionalmente de forma constante e prolongada. Não apenas isso, mas a pessoa depressiva ainda tem que aguentar o estigma de que o que ela está passando é apenas uma fase temporária de tristeza.

Por isso, a melhor coisa que familiares e amigos podem fazer é demonstrar sinceramente que entendem o que a pessoa está passando.

Se você está procurando apoiar alguém com depressão, eu dou algumas dicas aqui!

Identificando a depressão

Às vezes é difícil saber se a pessoa está com depressão, pois cada um experimenta a condição de uma determinada maneira.

O psicólogo clínico é a melhor pessoa para identificar uma depressão. Porém, os depressivos podem apresentar alguns sinais característicos perceptíveis, como:

  1. Eles parecem abatidos ou chorosos na maior parte do tempo
  2. Apresentam irritação frequente
  3. Tem problemas para dormir ou ficam acordados até tarde
  4. Comem mais ou menos do que é considerado normal
  5. Abusam de álcool e drogas
  6. Reclamam de solidão ou cansaço constante
  7. Dizem frases pessimistas ou sem esperança

O processo de acolhimento

A depressão é um assunto delicado. Por isso, sempre faça perguntas sinceras e abertas como: “Como você se sente?” ou “O que posso fazer por você?”.

Quando você quiser discutir sobre esse assunto, tente escolher uma hora e um lugar em que ambos estejam confortáveis, relaxados e onde haja alguma privacidade.

Durante a conversa, é importante demonstrar que ele não está sozinho e que as coisas que a pessoa está sentindo não são culpa dela.

Você não precisa estar com um discurso pronto na cabeça ou ficar na obrigação de dizer algum conselho. Afinal, você não é o psicólogo dele. Na maioria dos casos, o depressivo precisa apenas de alguém que possa ouvi-lo, sem qualquer tipo de julgamento.

Já deixo claro que eles também podem não estar dispostos a abrir com você. Nestes casos, não leve para o lado pessoal e nem pressione o depressivo a falar. Às vezes, apenas sua presença (em silêncio) pode ser suficiente para apoiar alguém que está sofrendo de depressão.

Além disso, se alguém vive com um problema de saúde mental, não é possível para ele simplesmente “sair dessa”, “se animar” ou “esquecer isso”. Entenda que o que a pessoa está sentindo é difícil de controlar, portanto, não diga a eles que esses sentimentos são estranhos ou infundados.

Também não tente abordar seu amigo como se ele fosse um paciente ou alguém que precisa ser consertado, pois isso pode fazer com que ele se sinta envergonhado e menosprezado.

O importante aqui é ser atencioso, compassivo e curioso, deixando a pessoa saber que ela é importante para você e que você o está levando a sério.

Ter uma pessoa que o apoie quando você estiver se sentindo deprimido pode realmente ajudar a aliviar um pouco os sintomas. Não existem palavras mágicas que vão fazer alguém se sentir melhor e pode ser difícil saber o que dizer a alguém que está sofrendo.

Por isso, reserve um tempo para perguntar se essa pessoa está bem e diga que você está lá para ajudá-la. Mesmo se você dizer poucas e simples palavras você demonstrará para a pessoa que ela não está sozinha.

Se precisar de ajuda nesta tarefa, entre em contato comigo, por meio do meu perfil no Instagram @yuri.busin.

 

Voltar ao topo