Pular para o conteúdo

Descubra os benefícios que você obtém ao fazer terapia

Existem muitos motivos que podem motivar uma pessoa a fazer terapia.

Na lista estão crises em relacionamentos ou no trabalho, um longo período de ansiedade ou depressão, bem como a experiência de se lidar com uma grande transição de vida.

Incluem-se ainda casos de dinâmicas familiares complicadas, vícios ou abuso de substâncias, ou simplesmente a pessoa querer cuidar mais da saúde mental e ter uma maior inteligência emocional.

Independentemente do motivo, a terapia (tanto online quanto presencial) só tem a oferecer benefícios para sua vida.

Confira alguns deles abaixo.

Autoconhecimento

O primeiro benefício de uma terapia é a possibilidade de explorar pensamentos, sentimentos e preocupações.

Numa terapia individual, o psicólogo clínico está concentrado exclusivamente em você, permitindo uma compreensão mais profunda dos seus problemas ou dúvidas.

Essa autoexploração gera efeitos positivos em suas habilidades de comunicação, fortalece a sua autoestima, além de capacitá-lo com uma boa saúde mental para lidar melhor com as dificuldades do dia a dia.

Melhoria em relacionamentos

A terapia é uma grande aliada na construção de relacionamentos saudáveis e felizes.

O profissional de saúde mental pode ajudar uma pessoa a desenvolver habilidades sociais, abrindo uma linha de comunicação positiva com o parceiro, evitando desentendimentos, discussões e brigas.

Você aprenderá habilidades como escuta ativa, empatia e autoconfiança, fundamentais em qualquer tipo de relacionamento (sejam eles amorosos ou não).

Além disso, o profissional ajudará você a reforçar a sua autoestima, evitando que você entre em relacionamentos tóxicos ou abusivos.

Alívio para sintomas físicos

Por mais que possa parecer estranho, a ajuda psicológica tem o potencial de aliviar dores físicas.

Quando a pessoa internaliza determinados sentimentos o corpo reage.

Muitos transtornos psicológicos, como a ansiedade, por exemplo, podem desencadear efeitos físicos significativos, que, se não cuidados, podem criar uma bola de neve com potencial para gerar efeitos debilitantes.

Dessa forma, se você está sentindo dores que não são explicadas por médicos, experimente marcar uma consulta com um psicólogo.

Cura para transtornos mentais

Muitas vezes, para aliviar os sintomas de problemas psiquiátricos mais graves, como a depressão ou ataques de pânico, por exemplo, as pessoas recorrem aos medicamentos.

Entretanto, o uso de remédios apenas suaviza os sintomas, sem tratar de fato a origem do problema.

Ao parar de tomar o medicamento, os sintomas voltam novamente.

Por isso, se você está tratando o problema com um psiquiatra, experimente também fazer em paralelo uma terapia individual com um psicólogo.

Com a psicologia, você poderá entender a origem do transtorno e aprenderá como lidar com ele.

Em pouco tempo, você não precisará mais se automedicar.

Além disso, os efeitos da psicoterapia são duradouros.

Aconselhamento

Quando você está com problemas ou envolvido em emoções negativas, às vezes, apenas conversar sobre eles já ajuda na resolução dos mesmos.

É muito fácil ficar inerte quando o problema está preso na sua cabeça.

Ao expor o que te aflige para um psicólogo, você terá uma visão mais clara e lógica do problema, tornando-o gerenciável.

Diante da imparcialidade do psicólogo, você poderá explorar padrões de pensamento, sentimentos e preocupações, sem qualquer tipo de julgamento (algo que aconteceria se você fosse conversar com algum amigo ou familiar).

Além disso, você receberá aconselhamento para desenvolver estratégias de enfrentamento para diferentes situações.

E então, está preparado para colher os benefícios de fazer terapia com um psicólogo e obter uma melhor qualidade de vida? Marque agora mesmo a sua consulta.

Voltar ao topo