Pular para o conteúdo

Atendimento online: alternativa durante a pandemia

O atendimento online virou uma alternativa para as pessoas que tiveram as terapias presenciais interrompidas devido à quarentena no Brasil.

Desde que o país registrou e confirmou casos da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, profissionais de saúde mental estão atendendo remotamente, de forma online.

As consultas são para pacientes que estão em processo terapêuticos ou adquiriam transtornos mentais com o isolamento social, como ansiedade ou depressão.

Esta é uma prática ainda considerada nova no Brasil, mas está em crescimento. E com a quarentena, está ganhando mais adeptos a cada dia.

Nesse momento, muitas pessoas têm procurado a terapia online para aliviar a saúde mental devido ao caos do isolamento social e excesso de informações sobre a doença.

Mas saiba que não é qualquer psicólogo que pode oferecer terapia online. E apesar de ser uma alternativa temporária por questão de saúde, ela não deve substituir o atendimento presencial.

Quer saber mais sobre terapia online? Continue lendo este artigo.

Atendimento online: como funciona?

A terapia online tem atendimento não presencial, ocorrida por meio de um computador, smartphone ou similar. O psicólogo utiliza uma ferramenta digital para realizar a sessão com o seu cliente. O atendimento recorre também a ferramentas de texto, vídeo e/ou voz.

Diversas plataformas, como Whatsapp, Skype, entre outras são usadas para o atendimento online.

Quais os benefícios da terapia online

Assim como na terapia presencial, o atendimento online resulta em benefícios para o paciente, como:

  • ajuda em lidar com alguma situação psicológica que afetem o bem-estar;
  • controle dos sintomas relacionados a problemas já diagnosticados;
  • aprende a ter respostas para indecisões profissionais;
  • testes psicológicos;
  • verifica a causa de determinados problemas ou comportamentos;
  • aumenta o autoconhecimento;
  • as mudanças de atitude são trabalhadas para expandir a perspectiva que se tem sobre si mesmo;
  • usa recursos necessários que ajudam no avanço diário do tratamento.

Quais tipos de tratamento podem ser feitos

De acordo com especialistas, recurso do atendimento online pode ajudar ainda mais as pessoas que estão passando por um momento grande de fragilidade e anseios mentais, mas precisam ficar isoladas em casa.

Assim, é uma opção válida para qualquer pessoa que não esteja enfrentando transtornos graves. Mas é fundamental que o acompanhamento presencial também seja feito, posteriormente.

A normativa do Conselho Federal de Psicologia, publicada em 2012, determina que as sessões de orientação online devem ser realizadas com pessoas maiores de 18 anos.

Mas caso o paciente seja menor de idade, é indispensável que haja o consentimento prévio dos pais e responsáveis da criança ou adolescente.

Como podemos ver, o atendimento online para terapia é uma opção para que o tratamento psicológico não seja interrompido durante a pandemia. Se você tem interesse em fazer este procedimento, converse com o profissional de saúde de sua confiança e peça orientações.

Clica aqui e marque agora o seu atendimento online!

Voltar ao topo