O aconselhamento remoto está se tornando cada vez mais popular, principalmente, para aqueles que viajam muito ou brasileiros que moram no exterior. A tecnologia tem permitido que pessoas continuem a ser atendidos por seus psicólogos clínicos de confiança, mesmo que eles estejam do outro lado do mundo.

A internet faz parte da vida moderna – principalmente para a geração do milênio. Dessa forma, a natureza flexível da psicoterapia online beneficia pacientes e psicólogos.

Se você ficou interessado nesse tipo de serviço, continue a leitura e descubra o que você precisa saber antes de começar a terapia online.

O que é a terapia online?

A terapia online é uma modalidade da psicologia, no qual um psicólogo fornece aconselhamento e apoio pela internet. O contato ocorre por e-mail, videoconferência, bate-papo online, mensagens ou telefone. A terapia também pode ocorrer em tempo real, como em chamadas em vídeo no Skype ou WhatsApp.

O tratamento à distância entre um terapeuta e um cliente não é um conceito novo. Sigmund Freud utilizou cartas para se comunicar com seus clientes. Embora a terapia online ainda seja vista com ceticismo por um grande número de pessoas, segundo estudo, muitos pacientes têm se beneficiado dessa praticidade e tem alcançado altos níveis de satisfação.

A prática é autorizada no Brasil pela Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a conveniência é frequentemente citada como um dos maiores benefícios. Existem até pessoas que podem pagar e reservar um tempo para uma terapia presencial no consultório, mas optam pela terapia online.

Se você está em um local onde a terapia tradicional é limitada, a terapia online pode ajudá-lo. Por mais que estar em contato com as culturas de outros países seja benéfico para a saúde mental, um psicólogo online pode lhe ajudar a tratar uma série de condições e aproveitar mais a sua viagem para outros países.

Quais os benefícios do psicólogo a distância?

Conforme aumenta a conscientização sobre os problemas de saúde mental, cada vez mais pessoas buscam a ajuda de que precisam. A facilidade e conveniência de agendar uma consulta online e conversar com um terapeuta a partir da privacidade de sua própria casa – ou onde quer que esteja – é um grande atrativo para os pacientes.

A psicoterapia funciona em parte porque os psicólogos garantem que os clientes tenham um espaço privado e seguro para compartilhar histórias, pensamentos ou emoções pessoais e, muitas vezes, difíceis. 

É um desafio logístico manter uma terapia semanal para quem está viajando pelo mundo ou morando no exterior. Por isso, nestes casos, o consultório online é a única opção de ajuda, principalmente se a pessoa precisa de terapia mais intensiva.

Com isso, a terapia remota é a solução perfeita para quem está em outro país, mas não quer sacrificar sua saúde mental.

Portanto, se você é como muitos brasileiros que moram no exterior e procura alívio para as demandas do trabalho, preocupações da família ou estresse geral do dia a dia, a terapia online é uma boa solução.

E você, ficou interessado em experimentar a terapia à distância? Então, entre em contato com um psicólogo online e marque sua consulta!