O que são emoções? Assunto complicado, muito discutido desde o principio da nossa existência. Tantas músicas, pinturas, livros, falam dessa tal de emoções. Todos sentimos, todos tentamos não senti-las ao mesmo tempo, mas do meu ponto de vista é aquilo que une os seres humanos, criando nossos laços e interações, significando acontecimentos do cotidiano.

Quer coisa mais bela que sentir algo bom ouvindo uma música, ou vendo uma pintura, sentado com os amigos dando risada. Mas, muitas vezes estamos tristes e abatidos, e obvio que não é uma sensação boa, mas com certeza é um momento importante, algo que é comum na vida das pessoas, dias tristes e felizes existem, o importante é saber lidar com nossas emoções.

Interessantemente no cérebro é tão perfeito que não guarda somente imagens das nossa experiências, ele tem a capacidade de guardar a emoções vivida naquele momento. As emoções na sua perplexidade e simplicidade consegue aparecer a partir de diversos estímulos como por exemplo: uma lembrança, lendo um livro, vendo um filme, conversando, vivendo alguma situação, etc…

As emoções são reações a ações das nossas vidas. Mas que coisa mais bela essa não? Aparece tanto nas nossas vidas que esquecemos a importância delas.

Contudo, tanto quanto as emoções podem ser boas, elas podem ser difícil de ser controladas, o que pode gerar uma desregulação delas causando grande sofrimento. Como por exemplo a depressão, que tem como característica principal um grande sentimento de tristeza, um vazio, perde-se o prazer nas coisas, na vida.

Outro exemplo que se coloca ao oposto da depressão é a euforia, sintoma de alguns transtornos psiquiátricos. Nela o sujeito se encontra em um bem estar muito grande, em que se fala muito que nem se consegue acompanhar, está agitado, sono diminuído, onipotência, entre outras características. Lembrando que em ambas as situações precisam de tratamentos adequados.

Contudo que as emoções, mesmo que entre altos e baixos, entre tristezas e felicidades, entre os extremos do nosso humor, são elas que fazem com que nossa vida possa ser vivida.

Leia mais post sobre psicologia em meu blog!