Pular para o conteúdo

Aprenda a identificar quando é depressão e quando não é

Cotidiano
Aprenda a identificar quando é depressão e quando não é

É natural nos sentirmos tristes, mal-humorados ou desanimados de vez em quando. Porém, isso não significa necessariamente que isso seja um sinal de depressão.

Ultimamente, o termo “deprimido” se tornou algo banalizado, sendo muito usado para classificar alguém que está triste. Porém, é preciso entender que a depressão é mais que apenas um estado de tristeza passageira – ela é uma condição séria com impacto na saúde física e mental de muita gente.

A primeira coisa a saber é que existem vários graus de tristeza. Ela pode surgir após a perda de um ente querido, durante fins de relacionamentos, desemprego ou, simplesmente, tirar uma nota baixa em uma prova. Normalmente, essa tristeza não leva a pensamentos de que a vida não vale a pena ser vivida – como na depressão.

Por isso, é natural sentir tristeza. Porém, assim como outras emoções, a tristeza é temporária e desaparece com o tempo. Já a depressão, por mais que ela apresente sintomas semelhantes ao da tristeza, ela é bem diferente – além de muito mais perigosa.

Afinal, o que é depressão?

A depressão é um transtorno mental que gera um efeito avassalador e contínuo em vários aspectos da vida de uma pessoa. Pode ocorrer em pessoas de qualquer gênero ou idade e tem potencial para afetar negativamente comportamentos e atitudes.

Os sintomas podem durar mais de duas semanas, incluindo:

  • Tristeza
  • Mudanças de apetite
  • Fadiga
  • Sentimento de culpa, inutilidade ou desânimo
  • Falta de humor
  • Perda de interesse em atividades
  • Energia baixa
  • Problemas para dormir
  • Dificuldade para pensar, focar ou tomar decisões
  • Perda ou ganho de peso
  • Desesperança

Como você pode ver, a tristeza é apenas um dos vários sintomas da depressão. A pessoa com a condição também deixa de sentir vontade de estar junto com familiares e amigos, assim como praticar seus hobbies preferidos. 

Além disso, é comum também sentir sintomas físicos, como cansaço o tempo todo, perder o desejo sexual ou sentir dores pelo corpo.

Durante um episódio depressivo, a pessoa experimenta dificuldades significativas na sua vida pessoal, familiar, social, educacional, ocupacional e/ou outras áreas importantes. Assim como a tristeza, a depressão também tem diferentes tipos, graus e padrões de sintomas.

Em casos mais graves, a pessoa pode pensar ou mesmo tentar suicídio. Segundo a World Health Organization, mais de 700.000 pessoas morrem por suicídio todos os anos por conta da depressão.

Se o mau humor – ou outros sintomas – estão começando a afetar qualquer aspecto do funcionamento ou dos relacionamentos, você precisa ser avaliado.

Embora existam tratamentos conhecidos e eficazes para transtornos mentais, mais de 75% das pessoas, principalmente em países de baixa e média renda, não recebem tratamento. Muitas vezes, o transtorno não é diagnosticado corretamente. 

Dessa forma, é importante procurar a ajuda de um psicólogo. Vale ressaltar que apenas um profissional de saúde mental é capaz de identificar uma depressão, assim como indicar o melhor tratamento para cada caso.

Caso precise de ajuda, entre em contato por meio do meu perfil no Instagram!

Últimas publicações

images/blog/7-dicas-de-como-melhorar-sua-memoria-e-concentracao.jpg
Cotidiano

7 dicas de como melhorar sua memória e concentração

images/blog/cansado-do-trabalho-saiba-como-lidar-com-essa-exaustao-diaria.jpg
Cotidiano

Cansado do trabalho? Saiba como lidar com essa exaustão diária

images/blog/o-que-sao-amizades-toxicas-e-como-se-livrar-delas.jpg
Cotidiano

O que são amizades tóxicas e como se livrar delas

Tudo bem buscar ajuda!

Agende agora mesmo uma consulta e vamos conversar.

Agendar uma consulta
Yuri Busin