Pular para o conteúdo

Aprenda a identificar quando é depressão e quando não é

Cotidiano
Aprenda a identificar quando é depressão e quando não é

É natural nos sentirmos tristes, mal-humorados ou desanimados de vez em quando. Porém, isso não significa necessariamente que isso seja um sinal de depressão.

Ultimamente, o termo “deprimido” se tornou algo banalizado, sendo muito usado para classificar alguém que está triste. Porém, é preciso entender que a depressão é mais que apenas um estado de tristeza passageira – ela é uma condição séria com impacto na saúde física e mental de muita gente.

A primeira coisa a saber é que existem vários graus de tristeza. Ela pode surgir após a perda de um ente querido, durante fins de relacionamentos, desemprego ou, simplesmente, tirar uma nota baixa em uma prova. Normalmente, essa tristeza não leva a pensamentos de que a vida não vale a pena ser vivida – como na depressão.

Por isso, é natural sentir tristeza. Porém, assim como outras emoções, a tristeza é temporária e desaparece com o tempo. Já a depressão, por mais que ela apresente sintomas semelhantes ao da tristeza, ela é bem diferente – além de muito mais perigosa.

Afinal, o que é depressão?

A depressão é um transtorno mental que gera um efeito avassalador e contínuo em vários aspectos da vida de uma pessoa. Pode ocorrer em pessoas de qualquer gênero ou idade e tem potencial para afetar negativamente comportamentos e atitudes.

Os sintomas podem durar mais de duas semanas, incluindo:

  • Tristeza
  • Mudanças de apetite
  • Fadiga
  • Sentimento de culpa, inutilidade ou desânimo
  • Falta de humor
  • Perda de interesse em atividades
  • Energia baixa
  • Problemas para dormir
  • Dificuldade para pensar, focar ou tomar decisões
  • Perda ou ganho de peso
  • Desesperança

Como você pode ver, a tristeza é apenas um dos vários sintomas da depressão. A pessoa com a condição também deixa de sentir vontade de estar junto com familiares e amigos, assim como praticar seus hobbies preferidos.

Além disso, é comum também sentir sintomas físicos, como cansaço o tempo todo, perder o desejo sexual ou sentir dores pelo corpo.

Durante um episódio depressivo, a pessoa experimenta dificuldades significativas na sua vida pessoal, familiar, social, educacional, ocupacional e/ou outras áreas importantes. Assim como a tristeza, a depressão também tem diferentes tipos, graus e padrões de sintomas.

Em casos mais graves, a pessoa pode pensar ou mesmo tentar suicídio. Segundo a World Health Organization, mais de 700.000 pessoas morrem por suicídio todos os anos por conta da depressão.

Se o mau humor – ou outros sintomas – estão começando a afetar qualquer aspecto do funcionamento ou dos relacionamentos, você precisa ser avaliado.

Embora existam tratamentos conhecidos e eficazes para transtornos mentais, mais de 75% das pessoas, principalmente em países de baixa e média renda, não recebem tratamento. Muitas vezes, o transtorno não é diagnosticado corretamente.

Dessa forma, é importante procurar a ajuda de um psicólogo. Vale ressaltar que apenas um profissional de saúde mental é capaz de identificar uma depressão, assim como indicar o melhor tratamento para cada caso.

Gostou do conteúdo?

Caso precise de ajuda, experimente conversar com um psicólogo. Agende uma consulta com nossa equipe. A triagem é gratuita e sem compromisso.

Agendar uma consulta

Últimas publicações

/images/blog/nathan-mcbride-ylkbly2hvhy-unsplash.webp
Cotidiano

5 estratégias para melhorar a comunicação em relacionamentos

/images/blog/como-identificar-transtornos-de-humor-bipolares-em-criancas-e-adolecentes.jpg
Cotidiano

Como identificar transtornos de humor bipolares em crianças e adolescentes

/images/blog/transtorno-bipolar-desafios-e-solucoes-no-relacionamento.jpg
Cotidiano

Transtorno bipolar: desafios e soluções no relacionamento