Pular para o conteúdo

Aprenda 5 passos práticos para controlar a sua ansiedade

Cotidiano
Aprenda 5 passos práticos para controlar a sua ansiedade

A ansiedade é uma condição que todos experimentam em algum momento da vida. Ela é uma resposta natural ao estresse, medo e incertezas. Porém, quando a ansiedade está em excesso, ela pode interferir em áreas importantes da sua vida.

Geralmente, a condição é acompanhada de apreensão, tensão e medo. Ela é a forma como o corpo lida quando entra em alerta para uma potencial ameaça iminente.

A ansiedade pode ser dividida em uma série de condições mentais que incluem transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, fobia social e transtorno obsessivo-compulsivo. 

Todos os anos, milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de ansiedade. Felizmente, a condição pode ser tratada com psicoterapia. 

Com o tratamento adequado e as estratégias corretas, é possível reduzir a ansiedade e melhorar a qualidade de vida. Veja também alguns passos práticos para controlar a sua ansiedade.

Identifique gatilhos

O primeiro passo para controlar a ansiedade é identificar o que está causando-a. Algumas pessoas podem sentir ansiedade em determinadas situações, como falar em público ou voar de avião. Outras sentem os sintomas em situações mais gerais, como no trabalho ou em casa.

Uma dica para identificar os gatilhos é manter um diário de ansiedade. A ideia é anotar quando você se sente ansioso e o que estava acontecendo naquele momento. Isso ajuda a identificar padrões e gatilhos específicos.

Aprenda técnicas de respiração

A respiração é uma forma eficaz de controlar a ansiedade. Durante um estado ansioso, tendemos a respirar de forma rápida e superficial, o que aumenta ainda mais os sintomas da ansiedade.

A técnica de respiração consiste em inspirar profundamente pelo nariz, segurar a respiração por alguns segundos e depois expirar lentamente pela boca. Após repetir o processo várias vezes, já é possível acalmar a mente e o corpo.

Relaxe os músculos

Aprender a relaxar os músculos também ajuda a reduzir a tensão e a ansiedade. Fazer massagens ou alongamentos promovem o relaxamento muscular, o que reduz a tensão e promove a sensação de calma.

Evite pensamentos negativos

Muitas vezes, a ansiedade é acompanhada de inúmeros pensamentos negativos – muitos deles gerando situações catastróficas e longe da realidade. Desafiar esses pensamentos é um grande antídoto contra a ansiedade. Porém, essa reestruturação cognitiva nem sempre é algo fácil, demandando a ajuda de um profissional, como um psicólogo clínico.

Faça exercícios físicos

Além da saúde física, os exercícios promovem a redução da ansiedade. A explicação é que as atividades físicas liberam endorfinas, que são substâncias químicas que ajudam a inibir a irritação e o estresse.

Além disso, o exercício aumenta a produção de neurotransmissores, como a serotonina, que podem melhorar o humor e gerar a sensação de bem-estar.

Contudo, se a ansiedade estiver interferindo significativamente na sua vida, é importante buscar terapia. Um psicólogo pode ajudar a identificar os gatilhos da ansiedade e desenvolver um plano de tratamento personalizado.

O importante é que você não precisa lidar com a ansiedade sozinho e que existem opções eficazes de tratamento.

Saiba mais sobre o meu trabalho acessando o meu perfil no Instagram.

Últimas publicações

images/blog/como-vencer-o-medo-de-falar-em-publico.jpg
Cotidiano

Como vencer o medo de falar em público

images/blog/como-se-relacionar-com-pessoas-mentirosas.jpg
Cotidiano

Como se relacionar com pessoas mentirosas

images/blog/fobia-social-quais-os-sintomas.jpg
Cotidiano

Fobia social: quais são os sintomas e como se livrar dela

Tudo bem buscar ajuda!

Agende agora mesmo uma consulta e vamos conversar.

Agendar uma consulta
Yuri Busin