Pular para o conteúdo

O que é apego emocional?

Você já se sentiu com muita dificuldade de deixar as pessoas, objetos ou lugares?

É natural que todos já se sentiram apegados em algumas pessoas, objetos ou lugares. Afinal de contas, se você sentiu alguma emoção positiva na sua vida, faz sentido você apresentar resistência em deixar que essa pessoa ou situação passe.

Porém, uma reação emocional exagerada a partir de uma mudança pode se tornar um transtorno na sua vida. Uma vez que, existe uma necessidade emocional de ter ou estar próximo.

Algumas vezes é difícil saber a linha do apego emocional saudável e não saudável. Mas acompanhe comigo os próximos tópicos!

O que é Apego Emocional

Apego emocional é estar emocionalmente preso a pessoas, hábitos, objetos ou circunstâncias passadas. Ao perder ou somente de pensar em perder qualquer coisa que você está sentindo-se atrelado, você se sente excessivamente mal ou infeliz.

Pessoas que sofrem o apego emocional tendem a ter muita dificuldade de mudanças e se tornam inflexíveis a ver novos pontos de vista.

Se você é apegada emocionalmente em alguém você pode fazer qualquer coisa para manter essa pessoa por perto, levando a sofrimento e infelicidade. Mesmo que algo grave aconteça nesta relação, pelo fato de estar apegado emocionalmente, você pode evitar analisar o que ocorreu. Ignorando o fato e mantendo o relacionamento com essa pessoa pelo medo de perder.

Algumas vezes, nem mesmo o amor existe entre eles, apenas esse apego emocional.

Se você já passou por um relacionamento abusivo pode ser mais difícil ainda de notar esse apego emocional. Uma vez que os parâmetros entre saudável e não saudável ficam mais borrados e difíceis de serem vistos.

Além de pessoas, o apego emocional também pode ocorrer com objetos. Colocando muita carga emocional, positiva ou negativa, nisso. Nestes casos existe uma grande dificuldade de doar ou jogar fora esse objeto.

Mesmo que esse objeto não lhe sirva mais ou já quebrou, e pessoa o mantem pelo mesmo motivo de antes. Medo de trocar, mudar ou que algo ruim possa acontecer. Levando a sofrer intensamente se algo acontece.

O apego emocional pode ser notado principalmente quando existe alguma mudança na vida da pessoa, como por exemplo: mudança de emprego, cidade, hábitos, roupas, etc…

Pode parecer estranho falar isso, mas muitas pessoas evitam qualquer tipo de mudança, mesmo que o atual estado delas seja desconfortável. Existe um medo intenso destas mudanças pelo simples fato de estarem acomodadas e não conseguirem visualizar outras saídas.

Sintomas

As pessoas que sentem o apego emocional podem sentir ansiedade ou evitação a partir do momento que exista a possibilidade, mesmo que remota, de mudança.

Alguns sintomas:

  • Relacionamento obsessivo e possessivo;
  • Extrema troca de humor;
  • Sentimentos de não ser valorizado;
  • Necessidade de reforço emocional;
  • Raiva ou hostilidade na possibilidade de uma mudança;
  • Não confia em ninguém.

Sinais de cuidado e apego emocional não saudável

Estar conectado com seu parceiro ou alguma das suas coisas é normal e saudável. O ponto entre algo que se torna um apego emocional não saudável é quando essa relação se torna obsessiva, o levando a sofrimentos intensos de mudanças ou separações.

Leia também:

- Como controlar suas emoções

- Qual a diferença entre estar sozinha e se sentir solitária?

- A força das emoções positivas

Apego Emocional em Pessoas

Você já se sentiu muito incomodado com o fato de alguém que sempre está próximo de você precisa sair, mesmo que temporariamente? Isso pode ser natural, uma vez que você gosta desta pessoa, mas ao se tornar um sentimento exagerado, com reações exageradas e tóxicas a si ou ao outro, pode se tornar um problema. E levar você ao sofrimento

Acompanhe comigo alguns pontos;

Seus sentimentos de felicidade dependem da atenção e presença do outro

É claro que quando existe um relacionamento as pessoas desejam estar uma com as outras e se sentem muito bem ao redor delas. Porém, em um relacionamento saudável é importante sentir-se bem tanto com a outra pessoa quanto conseguir aproveitar e ter bons sentimentos sozinho.

Se isso não acontece é importante começar e desenvolver mais e sua independência e bem-estar consigo mesmo.

Você sente que não pode viver sem o outro?

Se você sente um avalanche de emoções negativas e pensamentos negativos (incluído pensamentos suicidas) somente de imaginar um término com seu parceiro, você pode estar sofrendo de apego emocional.

Dica: Se você quer saber se está muito apegado emocionalmente a algo ou alguém se pergunte: “como eu me sentiria se eu vende-se isso?” Ou “como seria minha vida se esse relacionamento terminasse?”

Você se sente obsessivo por cada movimento

No mundo atual vivemos uma era tecnológica que facilita a perseguição ou checagem de todos os movimentos dos parceiros. Porém, isso não é saudável e pode mostrar um problema de confiança no relacionamento.

Um exemplo simples: você fica esperando Likes, comentários , ligação etc… e quando isso não ocorre rapidamente existe um sentimento negativo que faz você cobrar, brigar, ficar mau humorada com seu parceiro. É um sinal vermelho e deve ser repensada a sua relação.

Algumas vezes é normal sentir essa curiosidade de saber o que o outro está fazendo, mas se isso gera muito sofrimento, perseguição, pensamentos negativos é possível que isso se torne um transtorno.

Sentimento de Possessão

Frases como: “se eu não posso ter, ninguém pode ter!” ou “Ele só gosta disso por minha causa”, entre outros pensamentos de possessão sobre alguém ou algum objeto é um sinal importante a se olhar.

Quando o apego emocional se torna tóxico, a pessoa começa a pensar que a vida do outro deve estar ao redor da sua, e que todas as boas coisas que ocorrem na vida dele ou dela só aconteceram por atitudes suas.

Apego emocional em objetos

Você sofre muito quando perde algo? Ou quando algo quebra? Nem pensar se você perder esse objeto ou se alguém tocar nele?

As pessoas podem se apegar emocionalmente em seus smartphones, roupas ou qualquer objetivo que elas depositem muitas emoções.

É natural gostar e cuidar de suas coisas, a linha entre o saudável ou não é o que te leva a um sofrimento mais extremo e como se fosse insubstituível. Aqui vale uma diferenciação de colecionadores, que entram em outra forma de pensamento.

Apego emocional em situações e lugares

Dificuldade de mudar de casa, quarto ou locais dos quais te levam a ter um grande movimento de medo e desespero pode ser um apego emocional. Mesmo que essa mudança seja boa para todos, inclusive para você, se gerar uma angustia é algo a se olhar com mais atenção e buscar ajuda.

Se você se sente apega emocionalmente em alguém, não se preocupe, você pode resolver isso. Agenda uma consulta!

Tudo bem buscar ajuda!

Voltar ao topo