Os sintomas da ansiedade podem ser debilitantes. São noites sem dormir, confusão de pensamentos e ataques de pânico do nada. Muita gente acaba lançando mão de medicamentos para conseguir controlar a ansiedade.
Infelizmente, os remédios não são a cura definitiva. Por mais que eles ajudem a minimizar os sintomas de ansiedade, o problema ainda estará lá.
Por isso, antes de ir atrás de medicamentos, experimente procurar um psicólogo clínico para promover a sua saúde mental.
A terapia é efetiva para controlar a ansiedade?
Esteja você sofrendo de ataques de pânico, pensamentos obsessivos, preocupações irreais ou uma fobia incapacitante, é importante saber que você não precisa viver com episódios de crise de ansiedade. Você pode procurar a ajuda profissional de um psicólogo clínico.
A psicoterapia é considerada um tratamento eficaz contra transtornos de ansiedade, pois ela ajuda o indivíduo a descobrir as causas para as suas preocupações e medos. Além disso, o psicólogo ensina o paciente a relaxar diante de situações estressantes ou mudar a forma que vê situações que são assustadoras.
A taxa de cura é alta e chega ser um pouco surpreendente que muitas pessoas ainda não procuram a terapia simplesmente por ter algum estigma ou por acreditar em algum mito sobre o trabalho dos psicólogos.
Algumas pessoas têm vergonha de parecer “fracas” ou “imperfeitas”. A verdade é que existem inúmeros benefícios na psicoterapia, indo muito além da cura para a ansiedade, mas também promover uma qualidade de vida melhor.
Por que a psicoterapia funciona?
Durante o tratamento, você não vai apenas desabafar sobre os problemas para o psicólogo. Na terapia, você participa de um processo que consiste na identificação de problemas e encontrar soluções, pensando sempre no médio e longo prazo.
Durante a terapia, você vai exercitar a autoconsciência, desenterrando e resolvendo problemas antigos e recentes.
Você também será aconselhado a adotar hábitos saudáveis, como mudar os padrões de pensamentos negativos e substituí-los por mais produtivos.
Além disso, você desenvolverá habilidades de enfrentamento em momentos de crise, ajudando a evitar os principais sintomas de ansiedade em situações de estresse da vida diária, sendo um importante incremento na sua saúde mental.
Já ouviu falar na terapia cognitiva comportamental?
A terapia cognitiva comportamental (TCC) é o tipo de terapia mais utilizada para controlar a ansiedade.
Não apenas isso, ela também é indicada para ataques de pânico, ansiedade social, transtorno de ansiedade generalizada, fobias, entre muitas outras condições.
A TCC aborda padrões de pensamento negativos, explorando a maneira como a pessoa percebe o mundo e a si mesmo. Com isso, é possível examinar os pensamentos que acabam contribuindo para a ansiedade.
Durante a terapia, o psicólogo também lhe ajuda a examinar como você se comporta em situações que desencadeiam a ansiedade, incluindo técnicas de respiração que amenizam os sintomas, como batimentos cardíacos acelerados e respiração ofegante.
A premissa básica da terapia é que são os seus pensamentos (e não os eventos externos) que afetam a maneira como você se sente. Ou seja, a ansiedade surge da percepção que você tem da situação.
Dessa forma, você aprenderá como mudar a maneira de pensar, possibilitando que você mude a maneira como se sente e tendo uma vida saudável.
Gostou do conteúdo?
Caso precise de ajuda, experimente conversar com um psicólogo. Agende uma consulta com nossa equipe. A triagem é gratuita e sem compromisso.
Agendar uma consulta