O sono e a saúde mental estão intrinsecamente ligados. Durante o sono, nosso corpo realiza funções cruciais para o equilíbrio emocional e cognitivo, como a regulação dos hormônios do estresse, a consolidação da memória e a reparação neural. Porém, a falta de sono pode interromper esses processos, levando a um aumento da irritabilidade, dificuldade de concentração e uma maior vulnerabilidade ao estresse.
Infelizmente, nossa sociedade atual, repleta de telas luminosas e agendas lotadas, uma boa noite de sono pode parecer um luxo. E a privação do sono pode ter efeitos devastadores, desencadeando condições como ansiedade, depressão e estresse.
Dicas para dormir melhor
A primeira coisa a fazer é tentar estabelecer uma rotina de ir para a cama e acordar no mesmo horário todos os dias (inclusive aos feriados e fins de semana). Isso ajuda a regular o seu relógio biológico, facilitando o adormecer e o despertar.
Além disso, certifique-se de que seu quarto é um santuário para o sono. Isso significa um colchão e travesseiros confortáveis, temperaturas amenas, e um ambiente livre de ruídos e luzes intrusivas.
O mesmo vale para telas. A luz azul emitida por smartphones, tablets e computadores pode interferir com a produção de melatonina, o hormônio do sono. Tente desligar todos os dispositivos eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir.
Técnicas como meditação, respiração profunda ou yoga antes de dormir também podem ajudar a acalmar sua mente e preparar seu corpo para um descanso reparador.
Evite estimulantes (como a cafeína) no mínimo seis horas antes de dormir. Eles só servem para atrapalhar o seu sono. Da mesma forma, o álcool pode afetar a qualidade do sono, mesmo que inicialmente pareça ajudar a adormecer.
Novos (e saudáveis) hábitos
O que você come pode afetar seu sono. Por isso, tente manter uma dieta equilibrada e evite refeições pesadas ou picantes perto da hora de dormir.
Além disso, a atividade física regular pode ajudar a melhorar a qualidade e a duração do sono. No entanto, evite exercícios intensos perto da hora de dormir, pois podem aumentar seu nível de energia.
A soneca rápida depois do almoço está liberada. Porém, dormir demais ou várias vezes ao dia, pode tornar mais difícil adormecer à noite.
Crie também um ritual relaxante antes de dormir, como tomar um banho quente, ler um livro ou ouvir música calma, pode sinalizar ao seu corpo que é hora de desacelerar.
Porém, se você continua tendo problemas para dormir, pode ser útil consultar um psicólogo. Condições como insônia são tratáveis, e ele pode oferecer orientações específicas para resolver o problema.
Por mais que muitas vezes, na nossa busca por produtividade e sucesso, o sono muitas vezes é negligenciado, isso não pode virar uma rotina. Sacrificar o descanso em prol de mais horas de trabalho ou lazer cobrará o seu preço.
Dessa forma, um sono de qualidade é tão importante quanto uma boa nutrição ou exercício físico para nossa saúde e bem-estar. Priorizar o sono é, na verdade, investir em si mesmo, em sua saúde mental e em sua capacidade de enfrentar os desafios da vida.
Gostou do conteúdo?
Caso precise de ajuda, experimente conversar com um psicólogo. Agende uma consulta com nossa equipe. A triagem é gratuita e sem compromisso.