Sentir emoções positivas e negativas é uma parte natural do ser humano. Podemos usar a palavra “negativo” para descrever emoções difíceis, mas isso não significa que essas emoções sejam ruins ou que não devemos tê-las.

Não se deve ignorar as emoções negativas, mas, para atingir o bem-estar mental, é preciso experimentar três vezes mais emoções positivas do que as negativas.

Por isso, neste artigo, apresento os benefícios de cultivar as emoções positivas para uma melhor qualidade de vida. Confira!

Qual a importância das emoções positivas?

As emoções negativas nos alertam sobre ameaças ou desafios com os quais precisamos lidar. O problema é quando insistimos nelas, concentrando-se apenas na negatividade dos acontecimentos.

Nesse sentido, as emoções positivas ajudam equilibrar as negativas, mas também têm outros benefícios poderosos. Compaixão, gratidão ou amor abrem sua mente para novas possibilidades, tornando-o mais capaz para aprender e desenvolver habilidades.

As emoções positivas não apenas fazem você se sentir bem, mas também são boas para relacionamentos, levam ao sucesso e aumentam sua resiliência ao longo do tempo.

Quais as principais emoções positivas?

É comum dar tanta atenção às emoções negativas, o que, às vezes, parece que existem poucas emoções positivas. De forma geral, a emoção positiva pode ser considerada como qualquer sentimento em que há falta de negatividade, de modo que nenhuma dor ou desconforto seja sentido.

Se sua mente anda inundada com pensamentos negativos, é hora de começar a cultivar alguns itens da lista abaixo:

  • Alegria
  • Gratidão
  • Serenidade
  • Interesse
  • Esperança
  • Orgulho
  • Diversão
  • Inspiração
  • Temor
  • Amor
  • Altruísmo
  • Satisfação
  • Alívio

Como praticar a positividade?

A maneira como interpretamos o mundo à nossa volta influencia o nosso bem-estar. O desenvolvimento de emoções positivas ajuda a lidar com as adversidades e a nos tornarmos mais resilientes.

Para começar, identifique uma emoção positiva que você gostaria de cultivar. Digamos que você queira sentir mais alegria. Pense em situações ou atividades que você experimentou que o conscientizaram de sua alegria e passe a praticá-las. Concentre-se em coisas pequenas e simples, como uma música que faz você se sentir alegre sempre que ouvir ou estar na presença de algum amigo.

Outra emoção importante para o seu bem-estar é a gratidão, que pode ser facilmente praticada diariamente. Há vários exercícios simples que você pode fazer, como agradecer sinceramente aos outros, escrever em um diário pelas coisas com o qual é grato ou identificar particularidades positivas em eventos negativos do passado.

Os relacionamentos também são grandes fontes de emoções positivas, como amor, satisfação e orgulho. Quanto mais relações saudáveis você possui, mais positivas serão as suas emoções. Por isso, sempre que puder, invista em tempos de qualidade com as pessoas de quem você gosta.

Finalmente, quando você está deprimido ou ansioso, provavelmente, você está pensando em algo negativo do passado ou se preocupando com algo do futuro. Se você acostuma a sua mente a pensar no momento presente, é provável que você se sinta centrado, feliz e em paz.

Portanto, não importa o tipo de atividade que você faça para ter mais emoções positivas. O importante é que você a faça regularmente. Encontre algo que se adapte ao seu estilo de vida e preferências, e busque seu bem-estar emocional.

No entanto, mesmo após essas dicas, você está tendo dificuldade para sentir emoções positivas, talvez seja a hora de procurar a ajuda de um profissional. Entre em contato com um psicólogo e marque uma consulta