A boa saúde mental é definida como um estado de bem-estar no qual cada indivíduo percebe seu próprio potencial, lida com as tensões normais do dia a dia, trabalha de forma produtiva e é capaz de contribuir com a comunidade local.

Dessa forma, se você não estiver em dia com a sua saúde mental, será mais difícil para que você aproveite sua vida ao máximo.

Os distúrbios mentais são comuns no Brasil. Estima-se que em cada 100 pessoas pelo menos 30 delas têm ou terão problemas de saúde mental. A depressão, a ansiedade e a síndrome do pânico são os principais distúrbios.

Por isso, neste artigo, você conhecerá os principais hábitos para manter a mente saudável. Vamos lá?

 

A importância de manter uma boa saúde mental

A saúde mental refere-se ao bem-estar emocional, psicológico e social de uma pessoa. Isso afeta diretamente o modo de pensar, sentir e agir.

Quando as pessoas não possuem depressão, ansiedade, estresse, preocupações, vícios e outros problemas psicológicos, elas são mais capazes de viver suas vidas ao máximo.

Por exemplo, estresse excessivo podem contribuir para problemas físicos, como doenças cardíacas, úlceras e colite. A ansiedade também podem reduzir a força do sistema imunológico, tornando as pessoas mais vulneráveis a condições que variam do resfriado comum ao câncer.

Por outro lado, uma boa saúde mental fortalece a capacidade de ter relacionamentos saudáveis, fazer boas escolhas de vida, manter a saúde física, lidar com os altos e baixos do dia a dia e crescer em direção ao seu potencial.

Os sintomas que indicam um problema

Cada distúrbio mental apresenta o seu próprio conjunto de sinais e sintomas. No entanto, algumas atividades devem ser observadas:

Insônia e padrões anormais de sono

Mudanças nos hábitos de comer

Exclusão de pessoas do círculo social

Falta de ânimo para atividades habituais

Diminuição na energia

Sentimentos de desamparo ou desesperança

Sentindo-se confuso, esquecido, irritado, nervoso ou no limite

Incapacidade de realizar tarefas diárias

Mudanças de humor severas

Pensamentos de automutilação ou suicídio

Aumento significativo no consumo de drogas ou álcool

Caso, você apresente um ou mais sintomas listados, procure um psicólogo clínico para identificar o problema e iniciar o tratamento o quanto antes.

Não existe saúde sem a saúde mental. No entanto, devido ao estigma que muitas vezes envolve a saúde mental, milhões de pessoas não recebem a ajuda de que necessitam simplesmente por ignorar os sinais de que algo está errado.

Os principais hábitos para ter saúde mental

Manter a saúde mental pode ser um desafio para qualquer um, principalmente para aqueles que já sofrem de algum transtorno. No entanto, alguns hábitos podem ajudar a minimizar os sintomas e evitar que uma doença mental se desenvolva no futuro.

Os 7 hábitos abaixo para uma mente e corpo saudável são simples escolhas diárias de estilo de vida, que qualquer pessoa pode adotar!

1. Faça exercícios físicos

Faça exercícios por pelo menos 30 minutos na maioria dos dias da semana. O que for que você faça, seja correndo, levantando pesos, fazendo exercícios aeróbicos, artes marciais, ioga ou qualquer outra atividade, você precisa escolher um método de exercício que realmente goste.

2. Coma melhor

Remova o açúcar, adicione mais água no dia a dia e consuma uma maior quantidade de alimentos naturais, evitando produtos processados e hiperprocessados. Esta é a receita básica quando se trata de conselhos nutricionais.

3. Pratique a criatividade

Reserve uma parte do seu dia para pensar em algo de forma focada, explorando novas ideias. Desafie sua mente a resolver desafios de maneiras novas e inovadoras. A energia que se obtêm nessa tarefa é ilimitada e dá uma sensação de vitalidade que é difícil de adquirir qualquer outra forma.

4. Mantenha uma rede de amigos

Crie laços humanos e uma rede de apoio emocional. O humano é um ser social e, por isso, quanto mais você é social, mais saudável você tende a ser. Tenha pessoas ao seu redor que se identificam e simpatizam com as coisas que gosta e te ajuda a superar os problemas que enfrenta no dia a dia. A falta desse apoio é muitas vezes a razão para o surgimento de uma depressão.

5. Conecte-se a você mesmo

Identifique uma fonte de inspiração e conectividade espiritual maior que você. Ela pode ser uma religião ou mesmo uma filosofia de vida, como o budismo ou estoicismo. Independente do que escolher, ela será um pilar para você manter a sua paz de espírito.

6. Tire alguns minutos do dia para meditar

Apenas cinco minutos de meditação oferece grandes benefícios para a sua saúde mental. Existem vários métodos e formas de meditação. Por isso, experimente vários métodos e escolha o que funciona para você. O importante é praticar!

7. Levante cedo

Acordar mais cedo vale a pena. A maioria das pessoas é mais produtiva nas primeiras horas da manhã. Acordar cedo e adotar uma rotina matinal que o prepara para o dia ajuda a melhorar o estado de espírito ideal para resolver problemas e tomar decisões, algo incrivelmente útil para todos, independentemente da sua profissão.

No entanto, é importante também dormir cedo e garantir pelo menos 7 horas de sono ininterruptos.

Manter uma boa saúde mental é algo que muitas pessoas negligenciam. Entretanto, ela consegue afetar várias facetas da sua vida cotidiana, de quão feliz você se sente e até a forma que você desempenha suas funções no trabalho. Por isso, comece escolhendo um ou dois hábitos para implementar. Em pouco tempo, mudanças positivas graduais vão surgir, o que se estenderá em todas as áreas de sua vida.

 

A recuperação da maioria dos problemas de saúde mental é possível. Se você ou um familiar está sofrendo com um problema e quer ter uma boa saúde mental, fale comigo!

Deixe um comentário