O início de um novo ano é um bom momento para deixar velhos hábitos no passado, e é por isso que tantas pessoas fazem resoluções de ano novo.

Esse período de reflexão é perfeito para todos aqueles que não conseguiram fazer as mudanças que disseram que fariam no ano que está acabando.

Por isso, neste artigo, você encontrará algumas dicas de resoluções que ajudarão você a crescer psicologicamente, emocionalmente ou socialmente. Vamos lá?

1. Adquirir habilidades mentais

Hoje em dia, as pessoas buscam novas oportunidades de emprego, por meio de formação universitária, cursos de especialização ou participando de workshops. No entanto, são poucos que estão procurando desenvolver suas habilidades mentais.

Em um mundo cada vez mais acelerado e mutável é importante desenvolver habilidades como resiliência, empatia ou autoestima. São itens que não são ensinados nas escolas e muitos profissionais passam a vida toda sem melhorar suas capacidades emocionais.

2. Conhecer novas pessoas

A rotina acelerada do dia a dia faz com que muitos indivíduos utilizem os curtos períodos de folga para descansar em casa, na frente da TV. Isso faz com que elas percam muitas oportunidades de fazer novos contatos ou se divertir.

Fazer amizades é benéfico para o seu bem-estar mental, portanto, supere a timidez e não tenha medo de sair de casa e conhecer pessoas novas e interessantes.

3. Aprender a reduzir o estresse

O estresse pode ter um efeito destrutivo nos relacionamentos, no trabalho e também na saúde. Ele é um efeito colateral da vida moderna, por isso, torna-se importante saber identificar os gatilhos para minimizá-lo.

Reduzir a lista de tarefas, evitar pessoas estressantes e aprender a dizer “não” são alguns exemplos práticos que podem minimizar os seus níveis de estresse e melhorar a sua qualidade de vida.

4. Dormir mais

O sono de qualidade é a principal maneira para restaurar sua energia mental e física. Sem uma boa noite de sono, você não terá disposição para atingir os objetivos que pretende conquistar no ano novo.

Por isso, afaste-se de TVs, computadores, smartphones e todos os tipos de aparelhos ou atividades que desperdiçam o tempo que você poderia dormir a noite.

5. Ler mais

A leitura é uma ótima maneira de exercitar o cérebro e aumentar o conhecimento em diversas áreas. Tirando alguns minutos por dia para ler não é difícil ler 20 ou mais livros durante o ano.

Uma pessoa que tem o hábito de ler pode educar-se em qualquer área da vida em que esteja interessada. Além disso, a leitura é fundamental no desenvolvimento de uma boa autoimagem. Quem não lê costuma ter opiniões baixas de si mesmos ou de suas habilidades.

6. Desenvolver novos hobbies

Ficar sentado assistindo séries ou rolando o feed de redes sociais não o levará para lugar nenhum. Por mais que você precise de momentos de descanso, é fundamental utilizar o seu tempo livre de maneira construtiva.

Os hobbies ajudam a adquirir novas habilidades enquanto se diverte. Em pouco tempo, eles se tornam parte de sua vida e o cativa de uma maneira muito pessoal. No final do próximo ano, você ficará feliz por ter iniciado uma nova atividade.

7. Procurar um psicólogo

Por mais que você não sofra de algum transtorno mental, todos podem usar um pouco de suporte adicional para lidar com os desafios da vida. E uma maneira de obtê-lo é conversando com um psicólogo clínico.

A psicoterapia pode ajudá-lo a lidar com as suas emoções, além de ser uma maneira de estabelecer um melhor bem-estar emocional em sua vida diária. Conversar com um profissional permite que você tenha uma noção de como você aparece para outras pessoas, ajuda a obter feedback sobre o que está sentindo e oferece uma visão de como essas emoções estão afetando sua vida cotidiana.

E então, ficou interessado em obter o aconselhamento de um psicólogo como uma de suas resoluções de ano novo? Marque agora sua consulta!