A memória e a concentração são habilidades fundamentais na realização de tarefas diárias, tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Contudo, diante das inúmeras preocupações do dia a dia, muitas pessoas acabam tendo dificuldade em manter essas habilidades em bom funcionamento.
A boa notícia é que existem várias dicas estratégicas que podem ajudar a melhorar a memória e a concentração, além de economizar energia mental. Confira algumas delas:
1. Aprenda algo novo
Quando você aprende algo novo, seu cérebro cria novas conexões neurais. Essas novas conexões ajudam a melhorar a função cerebral, incluindo as partes voltadas para a memória e a concentração. Além disso, aprender algo novo mantém o seu cérebro ativo e saudável.
2. Durma pelo menos 7 horas por dia
A falta de sono afeta negativamente a sua memória e a concentração. Ao dormir, o cérebro processa informações adquiridas durante o dia anterior e armazena essas informações em sua memória de longo prazo. Quando você dorme pouco, o cérebro não terá tempo suficiente para processar essas informações, o que pode levar a problemas de memória.
3. Use a técnica Pomodoro
A técnica do Pomodoro é bastante popular entre aqueles que buscam um melhor gerenciamento de tempo. Ela consiste em usar um timer ou aplicativo no celular para executar suas tarefas em blocos de tempos (chamados de “pomodoros”) com cerca de 25 minutos cada. A cada bloco de trabalho, você tira cinco minutos de descanso. E, a cada 4 blocos trabalhados, você tira um descanso maior, de 15 minutos. A técnica ajuda a manter a consciência e também a concentração naquilo que precisa ser feito.
4. Organize suas tarefas
Para evitar a sobrecarga de trabalho, é importante organizar as tarefas de forma eficiente. Isso pode ser feito por meio de listas, agendas ou aplicativos de gerenciamento de tarefas. Ao ter um planejamento claro do que precisa ser feito, é possível focar na tarefa em questão sem se preocupar com as demais.
5. Treine sua mente
Assim como o corpo, a mente também precisa de treinamento para funcionar bem. Isso pode ser feito por meio de exercícios que estimulam a memória e a concentração, como jogos de memória, palavras-cruzadas, quebra-cabeças, jogos de lógica, entre outros. Além disso, ler livros, aprender um novo idioma ou um novo instrumento musical também podem ser atividades desafiadoras e benéficas para o cérebro.
6. Mantenha a motivação
Quando estamos motivados, tendemos a prestar mais atenção e a reter melhor as informações. Porém, para manter a motivação, é importante definir metas claras e realistas, valorizar as pequenas conquistas e buscar se dar recompensas por atingir seus objetivos.
7. Tenha uma boa alimentação
Uma dieta saudável e equilibrada também ajudam a otimizar a sua memória e concentração. Alimentos ricos em ômega-3, como peixes gordurosos, nozes e sementes, dão um impulso na função cerebral. Além disso, evite alimentos processados e ricos em açúcar.
Gostou do conteúdo?
Caso precise de ajuda, experimente conversar com um psicólogo. Agende uma consulta com nossa equipe. A triagem é gratuita e sem compromisso.
Agendar uma consulta