Pular para o conteúdo

7 sinais que você precisa fazer terapia

Cotidiano
7 sinais que você precisa fazer terapia

Todo mundo experimenta estresse, ansiedade ou outras formas de sofrimento emocional em algum momento da vida. Geralmente, somos capazes de nos recuperar por conta própria. Porém, às vezes, podemos precisar da ajuda extra de um psicólogo cognitivo comportamental.

Cuidar da saúde mental é fundamental, pois nossas emoções e pensamentos têm efeito direto em nossa energia, produtividade e saúde geral. Por isso, se você está em dúvida se precisa fazer terapia, aqui estão os principais sinais de que está na hora de procurar um psicólogo.

1. Você está menos produtivo

Você sente que está tendo dificuldade para concluir tarefas, avançar nos estudos ou simplesmente não consegue terminar de ler um livro. Existem certas condições mentais que podem causar alterações no cérebro que dificultam a concentração, como o estresse, ansiedade ou depressão, por exemplo, algo que pode afetar negativamente várias áreas de sua vida.

2. Você luta contra pensamentos negativos

Ter pensamentos e sentimentos negativos é absolutamente comum. Entretanto, se você está enfrentando dificuldade para processar esses pensamentos negativos a todo momento, a terapia pode ser algo indicado para você. O psicólogo orientará maneiras de lidar com esses sentimentos e torná-los positivos – aprendizado este que você utilizará pelo resto de sua vida.

3. Você tem fobias

O medo é algo comum e serve para nos manter alerta sobre potenciais perigos que possam colocar em risco a nossa integridade física ou mental. Porém, se esse medo passa a ser impactante, fazendo com que você evite certas coisas ou ocasiões, ele é, na verdade, uma fobia que precisa ser tratada com um psicólogo.

4. Você tem dificuldades para dormir

Os seus padrões de sono dizem muito sobre a sua saúde mental. Se você tem dificuldades para dormir há meses, se sente exausto durante o dia, e busca compensar o sono no fim de semana, está na hora de procurar ajuda profissional. Durante a terapia, é possível identificar o que pode estar bagunçando o seu hábito de dormir e aprender técnicas para ter uma boa noite de sono.

5. Você está tendo dificuldade com relacionamentos

Seus relacionamentos pessoais ou profissionais podem sofrer consequências negativas quando você não está se sentindo bem. Um estado emocional instável, irritação constante nas relações e o desejo de se isolar, são sinais claros de que você precisa de uma conversa com um psicólogo.

6. Você se vê afastando-se de seus objetivos de vida

Se você não encontra alegria nas coisas que costuma fazer no dia a dia, e sente que está se afastando de suas metas pessoais, uma boa dose de autoconhecimento pode ajudar a colocar a sua vida nos trilhos.

7. Você se sente sozinho

Por mais que esteja dentro de um relacionamento amoroso e próximo de amigos de familiares, é possível se sentir sozinho mesmo quando existem pessoas ao seu redor. Por mais que seja benéfico ter momentos em que ficamos sozinhos, o sentimento constante de solidão não é algo considerado saudável sob o ponto de vista da saúde mental, e requer a ajuda de um profissional de saúde mental.

Tudo bem buscar ajuda!

Agende agora mesmo uma consulta e vamos conversar.

Yuri Busin