Pular para o conteúdo

6 ideias de hobbies que melhoram a sua saúde mental

Cotidiano
6 ideias de hobbies que melhoram a sua saúde mental

Encontrar um tempo livre para praticar hobbies nem sempre é algo fácil. Porém, diante da importância deles para a nossa saúde mental, é fundamental achar um tempo na agenda para colocá-los em prática.

Entre os benefícios dos hobbies estão a redução do estresse, melhoria do humor, desenvolvimento de novas habilidades, reforço da autoestima, assim como criar novas conexões.

Na prática, a ideia não é simplesmente fazer algo em seu tempo livre, mas sim dedicar parte do seu dia (ou semana) para fazer coisas que lhe trazem alegria. Se você está em dúvida no que fazer, aqui vão algumas dicas:

1. Pintura

Além de potencializar a sua criatividade, a pintura gera um efeito relaxante e de produção de emoções positivas. A dica é começar por kits de aquarelas, pois as cores suaves produzem um efeito calmante, além de serem mais indicados para iniciantes.

Você também pode explorar outras áreas artísticas, como o desenho, a escultura ou mesmo a música, por exemplo.

2. Atividades em grupo

Hobbies compartilhados podem adicionar alegria à sua vida e ajudá-la a se sentir menos isolada – diminuindo assim o estresse, ansiedade e depressão. Por isso, pense na possibilidade de participar de qualquer atividade em grupo ou esportes de equipe.

Nessa lista entram yoga, clube de corrida, grupo de tricô, handebol ou mesmo trabalho voluntário em grupo.

3. Dança

Dançar não é apenas bom para sua saúde mental, mas também ajuda a melhorar a sua saúde física. Experimente participar de aulas de dança para melhorar suas habilidades ou aprender novos ritmos.

Caso não tenha tempo ou dinheiro para frequentar as aulas, experimenta apenas colocar a sua música favorita e começar a dançar em casa sempre que tiver um tempo livre.

4. Fotografia

Com o avanço da tecnologia de câmeras para celular, qualquer pessoa tem no bolso a possibilidade de praticar a fotografia amadora. Por isso, encontre um lugar para sentar, observe o mundo ao seu redor e tente capturá-lo pelas lentes do seu smartphone.

Essa experiência é uma excelente maneira de explorar novas perspectivas e mudar seu foco. A fotografia também pode servir como uma espécie de diário para monitorar sua saúde mental e humor ao longo do tempo.

5. Cozinha

Se você não é uma boa cozinheira ou quer melhorar suas habilidades, procure aulas online ou presenciais. Experimente fazer coisas que você nunca fez ou explorar receitas inusitadas de outros países.

Além de expandir a sua cultura, o ato de cozinhar em casa melhora a sua saúde física – evitando a conveniência do fast food –, ajuda a economizar, além de impulsionar a sua autoestima.

6. Escrita

Escrever seus pensamentos e sentimentos em um diário também é um hobby. Claro, você não precisa preencher uma página inteira, escrever longas passagens ou se sentir na obrigação de escrever todos os dias.

Você pode expressar como está se sentindo no presente e, no futuro, reler essas palavras e frases para perceber como evoluiu com o passar do tempo. Essa prática também ajuda a desenvolver o seu autoconhecimento e manter sua saúde mental sob controle.

Além disso, você pode buscar ajuda de um psicólogo cognitivo comportamental.

Para mais dicas de saúde mental, me siga no Instagram @dryuribusin !

Últimas publicações

images/blog/como-vencer-o-medo-de-falar-em-publico.jpg
Cotidiano

Como vencer o medo de falar em público

images/blog/como-se-relacionar-com-pessoas-mentirosas.jpg
Cotidiano

Como se relacionar com pessoas mentirosas

images/blog/fobia-social-quais-os-sintomas.jpg
Cotidiano

Fobia social: quais são os sintomas e como se livrar dela

Tudo bem buscar ajuda!

Agende agora mesmo uma consulta e vamos conversar.

Agendar uma consulta
Yuri Busin