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5 técnicas de gerenciamento do tempo

O tempo literalmente voa, o que torna difícil o seu controle ou monitoramento. Fazer o correto gerenciamento do tempo não apenas ajudará a alcançar metas, mas também diminuirá o desgaste físico e mental.

Por mais que se mantenha ocupado, é muito comum que no final do dia a lista de coisas que você realizou o deixe se sentindo insatisfeito. Cansado e frustrado, você escreve outra lista de tarefas para o dia seguinte e espera poder se controlar melhor.

Se você se vê nesta situação, você se beneficiará com a lista de ideias de gerenciamento de tempo neste artigo. Confira!

1. Identifique as causas do seu problema com a falta de tempo

A primeira dica é fazer uma autorreflexão sobre o motivo que você precisa de um melhor gerenciamento do tempo. Você é um procrastinador? Não se sente feliz no trabalho? Está esquecendo o que precisa fazer? Não é reconhecido pelas coisas que faz?

Qualquer um desses obstáculos pode levar à falta de motivação para trabalhar ou estudar, interferindo no modo como você controla o seu tempo. Eles podem estar atrapalhando de você atingir seus objetivos ou não ter alcançado os resultados no passado. Por isso, conhecer a si mesmo é fundamental para que as mudanças ocorram. Um psicólogo clínico pode ajudar a identificar essas armadilhas que estão consumindo o seu tempo.

2. Defina o que é importante para você

Crie uma lista com os seus principais objetivos de vida. Depois, faça uma análise crítica detalhada do porquê alcançar esses objetivos é importante para a sua vida, seja sob o ponto de vista pessoal, acadêmico ou profissional.

Após, escolha três desses objetivos que você gostaria de alcançar e defina se os resultados devem surgir no curto, médio e longo prazo. Com isso, é possível ter um foco maior na sua prioridade atual, o que lhe auxiliará na hora de fazer uma lista de tarefas diárias que você precisa executar.

3. Divida as grandes tarefas em pequenas tarefas

Todos nós temos grandes projetos que gostaríamos de executar. O problema é que quanto maior é a tarefa a ser executada, menos motivação temos para progredir. Isso ocorre porque os resultados podem demorar meses ou mesmo anos para acontecer, o que a faz o projeto parecer muito difícil de ser executado.

Para resolver esse problema, basta dividir as grandes tarefas em pedaços menores. Assim, é possível atribuir pequenas etapas a serem executadas no dia a dia, sendo mais fácil, fazer e visualizar o progresso em direção ao grande objetivo.

4. Faça uma tarefa por vez

Ao contrário do seu celular ou computador, você não é multitarefa. A tecnologia atual até pode estimular com que as pessoas façam várias coisas ao mesmo tempo, mas isso não ajuda em nada na produtividade de alguém. Muito pelo contrário, a falta de foco em apenas uma única atividade, significa perda de energia, atraso na conclusão de tarefas e possibilidade de erros.

Por isso, concentre-se em uma tarefa de cada vez. Se você optou por fazer algo, faça até terminá-la. Escrever um relatório e, de repente, verificar seu e-mail sem motivo e escrever respostas não ajudará a você ter um melhor controle do seu tempo.

5. Comece com as tarefas urgentes

Sempre comece o dia executando as tarefas mais difíceis, estressantes ou importantes do dia. Com mais energia no começo de sua jornada de estudo ou trabalho, é mais fácil executar as atividades com mais eficiência e competência. Além disso, o senso de realização impulsionará a sua produtividade no restante do dia.

Caso você esteja executando uma tarefa que não o ajudará a alcançar seus objetivos de vida, pense na possibilidade de delegar para outra pessoa. Isso libera você para se concentrar nos projetos maiores ou nas tarefas mais complicadas. Você pode até terceirizar o trabalho para um freelancer experiente e economizar dinheiro.

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