As pessoas procuram terapia com psicólogo por vários motivos, não apenas para tratar de doenças mentais graves.
O importante a saber é que, quando se trata de buscar ajuda com um profissional de saúde mental, nenhum problema é muito grande ou muito pequeno para ser resolvido. Pensamentos e sentimentos podem ser facilmente gerenciados no consultório, proporcionando aos indivíduos uma maior felicidade e bem-estar.
Por isso, aqui estão algumas das razões pelas quais as pessoas vão à terapia.
1. Você não precisa ser louco(a) para procurar um psicólogo
Este é um dos maiores mitos em torno da psicologia. Você não precisa estar sofrendo de uma doença mental grave para passar com um psicólogo clínico. Você também não precisa experimentar algo extremamente traumático para iniciar uma terapia.
Conversar com um psicólogo pode ser apenas, por exemplo, uma ótima oportunidade para praticar o autoconhecimento, desenvolver a inteligência emocional ou receber dicas para cuidar mais da saúde mental. Há sempre algo sobre o qual podemos aprender com este profissional para nos sentirmos em paz e desfrutar de uma melhor qualidade de vida.
2. Você está tendo problemas em seus relacionamentos
Dificuldade em relacionamentos é um dos principais motivos que levam as pessoas a procurar terapia com psicólogo. Durante as consultas – que pode ser individual ou em casal –, é possível melhorar a comunicação, superar desafios e resolver conflitos.
O consultório também pode ser a saída para aqueles que estão precisando de ajuda para terminar uma relação, superar o fim de um namoro ou casamento, assim como evitar entrar em relacionamentos abusivos.
3. Você está passando por uma grande mudança.
O mundo é mutável e temos que estar prontos para a mudança. Pode ser um novo emprego, uma nova família ou uma mudança para uma nova cidade. Essas novidades são sempre desafiadoras e é normal que a pessoa se sinta desorientada emocionalmente.
Na terapia, é possível desenvolver habilidades e estratégias práticas para reduzir ou gerenciar os agentes estressores da vida, por meio do reforço da resiliência. Esse conhecimento adquirido servirá para acontecimentos que venham a ocorrer pelo resto da vida.
4. Você tem problemas com abuso de substâncias
Infelizmente, o álcool e as drogas podem se tornar sérios problemas na vida das pessoas, afetando negativamente os lados pessoal e profissional. Nessa situação, o psicólogo pode avaliar o uso de substâncias pela pessoa, e determinar qual o tratamento mais adequado. Isso pode ser feito por meio de terapia individual ou em grupo.
Nos casos mais graves, o psicólogo também servirá de apoio caso o dependente precise de uma internação para desintoxicação.
5. Você está enfrentando doenças graves
Qualquer doença grave ou terminal, seja sua ou de um ente querido, pode ser devastadora. A pessoa pode sentir um misto de emoções, que vão desde raiva à negação, passando pela tristeza ao arrependimento.
O psicólogo pode ajudar a lidar com emoções e sintomas causados pela doença, oferecendo dicas de enfrentamento e que proporcionam uma melhora na qualidade de vida.
Portanto, se você está enfrentando algum dos problemas desta lista, a terapia com um psicólogo especializado em terapia cognitiva comportamental pode ser uma excelente opção para você. Entre em contato comigo e marque a sua consulta.
Gostou do conteúdo?
Caso precise de ajuda, experimente conversar com um psicólogo. Agende uma consulta com nossa equipe. A triagem é gratuita e sem compromisso.
Agendar uma consulta