Pular para o conteúdo

5 maneiras rápidas para lidar com a ansiedade

Todo mundo sente ansiedade às vezes. O sentimento pode aparecer no primeiro dia em um novo emprego, ao conhecer a família do parceiro ou fazer uma apresentação na frente de muitas pessoas. O medo de ser julgado é alto.

O problema é que esses pensamentos negativos podem criar raízes em sua mente e distorcer a gravidade da situação. Isso acaba sendo traduzido em uma série de respostas físicas, como sudorese, náusea, tontura, falta de ar, nervosismo, entre outros.

A ansiedade também pode levar a outros problemas ou hábitos que podem piorar a saúde física e mental. Por exemplo, pessoas com ansiedade podem sofrer de insônia, apresentar dores crônicas ou problemas digestivos. Muitas vezes, a pessoa acaba recorrendo ao álcool ou drogas para suavizar esse sentimento, o que pode acabar levando a um vício e dependência.

Por isso, aqui estão cinco maneiras sadias de lidar com a situação.

1. Enfrente a ansiedade

Em vez de evitar coisas que provocam a ansiedade, a melhor maneira para acabar com ela é enfrentando a situação que provoca o medo. 

O medo do desconhecido faz parte da resposta normal do corpo a um desafio. Esse sentimento não é prejudicial. Ele desaparece por conta própria. E, quanto mais praticar esse enfrentamento, mais fácil a tarefa vai ficando.

2. Corte o hábito de pensar negativo

Muita gente não sabe, mas pensar negativo é um hábito. E quebrar esse hábito é uma boa forma de acabar com a ansiedade. 

A conversa interna negativa, principalmente aquela que estimula a autocobrança, gera medo do futuro e ressentimentos do passado, apenas fará mal a você. Como esses pensamentos gastam muita energia mental, a pessoa se sente a todo momento cansada, estressada e frustrada, e ela nem tem consciência que eles são causados pela negatividade excessiva.

3. Descubra o que te deixa ansioso

Tente aprender mais sobre o que provoca a sua ansiedade. Para isso, mantenha um diário de ansiedade para manter um registro sobre quando os pensamentos ansiosos surgem.

Com esse registro, você poderá entender o porquê a ansiedade aparece, prever quando ela poderá acontecer, assim como estabelecer metas pequenas e alcançáveis ​​para enfrentar esses medos. 

Esse diário é uma maneira eficaz de abordar as crenças subjacentes que estão por trás de sua ansiedade, além de ser um importante exercício de autoconhecimento.

4. Mantenha corpo e mentes saudáveis

Exercitar-se regularmente, manter uma dieta balanceada, dormir o suficiente, ter a terapia em dia com um bom profissional em psicoterapia comportamental e manter contato com pessoas que se preocupam com você também são ótimas maneiras de evitar os sintomas de ansiedade.

5. Cuide de si mesmo

Se você tem um animal de estimação ou filhos, sabe quanto de cuidado e atenção eles precisam. Já pensou em dedicar esse mesmo nível de cuidado para com a sua própria vida?

Um excelente caminho para cuidar da ansiedade e outros pontos relacionados a saúde mental é contatar um bom psicólogo comportamental.

Quando você cuida de si mesmo, você se ama e tem um respeito saudável para com as suas próprias necessidades, dizendo mais “não” para aquelas coisas que não te acrescentam em nada ou que apenas gastam a sua energia.

Para mais dicas de saúde mental e controle da ansiedade, siga o meu perfil no Instagram.

Voltar ao topo