O estresse está cada vez mais presente na vida das pessoas e pode trazer graves consequências para a qualidade de vida. Por isso, é fundamental encontrar maneiras para controlar o estresse e viver mais feliz.

De maneira geral, o estresse pode ser visto como um aviso do corpo de que algo está errado, de que ele está chegando ao seu limite. O acúmulo de responsabilidades, a falta de lazer e de descanso, o trabalho em excesso e outros fatores podem fazer com que o estresse ocorra.

Para iniciar o combate ao estresse é preciso compreender o porquê do estresse. Isso é possível com a observação dos próprios comportamentos. Além disso, outras pessoas também podem nos avisar que estamos alterados, mas, para isso, é preciso estar aberto para ouvir o outro.

Se você começou a perceber que está no limite, abaixo, segue algumas dicas de como controlar o estresse de maneira eficiente e diferenciada. Acompanhe!

1. Identifique os aspectos estressores

Os aspectos estressores são todas as coisas do nosso dia a dia que nos fazem sentir estressados, seja na vida profissional ou pessoal, portanto, tudo aquilo que nos tira a tranquilidade e altera nossos sentimentos. Para controlar o estresse é necessário descobrir quais são esses aspectos estressores.

Quando procuramos por esses aspectos, é preciso tomar cuidado para não generalizar. Por exemplo, nem sempre é o seu trabalho que te traz o estresse, mas sim, algumas atividades do seu trabalho. Por isso, é fundamental descobrir quais são essas atividades e buscar maneiras para modificá-las em longo prazo.

2. Busque por mais atividades de lazer

A falta de lazer também está ligada com o estresse e com outros sintomas significativos. Por isso, para controlar o estresse é fundamental investir em atividades que possam trazer prazer durante o dia a dia. Isso irá auxiliar na diminuição do estresse, além de fazer com que você tenha mais disposição para enfrentar os desafios do seu cotidiano.

Portanto, tente encontrar algumas atividades que possam te fazer bem e se dedique a praticá-las. Assim você consegue controlar melhor os aspectos da sua vida pessoal e profissional.

3. Evite tudo que for em excesso

O excesso pode trazer muitos problemas para a nossa saúde. Em alguns casos, os excessos também estão relacionados com o estresse. Por exemplo, o excesso de trabalho, com poucas horas de lazer pode ser o desencadeador do estresse.

Portanto, passa a ser necessário perceber quais são os excessos que você está cometendo para ir diminuindo eles aos poucos. O fundamental é buscar um equilíbrio em tudo o que você faz. Essa é uma ótima maneira de controlar o estresse.

4. O exercício físico é importante

Uma ótima maneira de controlar o estresse é com auxílio do exercício físico. Afinal, quando realizamos alguma atividade física, o nosso organismo libera hormônios que dão a sensação de prazer, fazendo com que nos sintamos cada vez melhor.

Além disso, a prática de exercício físico diminui a liberação de cortisol, que é conhecido como o hormônio do estresse. Portanto, para conseguir controlar o estresse é interessante investir em uma atividade física.

5. A forma de pensar também deve ser modificada

Mas, para que a mudança realmente aconteça, será necessário modificar a forma como nós pensamos. Ou seja, é preciso mudar a maneira como estamos lidando com as nossas responsabilidades do dia a dia, sair do automático e encontrar pontos de vista diferenciados.

Para isso, será preciso refletir e perceber como você encara a suas atividades e buscar maneiras diferenciadas para modificar essa visão. Pois, a real mudança ocorre de dentro para fora.

Com essas dicas, que vão desde mudanças internas (de pensamento), como mudança externas (comportamentos), passamos a conseguir controlar melhor o estresse e evitar que ele prejudique a nossa vida, contribuindo para que se tenha uma melhor qualidade de vida.

Gostou do artigo? Então, não esqueça de compartilhar esse post nas suas redes sociais e continue acompanhando o blog para mais dicas. Até a próxima!

Deixe um comentário