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5 hábitos saudáveis para adotar em 2022

Um ano novo começa e todo mundo quer uma vida mais próspera e feliz. Porém, na busca por esse crescimento, é comum as pessoas focarem apenas na carreira profissional e deixar de lado a saúde mental.

Apesar da correria do dia a dia, é possível manter um estilo de vida em que há um equilíbrio entre o profissional e o pessoal ao adotar simples hábitos saudáveis em sua rotina.

Esse estilo de vida não é tão desafiador nem tão complicado de alcançar como alguns pensam. Pelo contrário, é relativamente simples de manter.

Pensando nisso, separei algumas dicas de hábitos saudáveis para você aplicar em 2022. A ideia aqui não é adotar todos eles de uma vez, mas aos poucos. Escolha um deles e assim que ele estiver integrado à sua rotina, experimente começar um novo hábito.

Vamos lá?

1. Adote uma rotina matinal

Em vez de acordar em cima da hora e sair correndo para o trabalho, experimente levantar da cama um pouco mais cedo e reservar um tempo para cuidar de você mesmo. Esse cuidar pode ser uma caminhada, ir à academia ou simplesmente meditar, por exemplo.

A ideia aqui é fazer algo conscientemente que promova melhorias físicas ou mentais na sua vida. Ou seja, nada de entrar no “modo zumbi” e ficar rolando feeds de redes sociais ou ficar largado na frente da TV apenas para passar o tempo. Use esse tempo livre com sabedoria e autocuidado.

Com esse hábito, você começa o dia cuidando daquilo que é mais importante: o seu próprio bem-estar.

Porém, se você acordará cedo, também terá que dormir mais cedo. Não sacrifique sua noite de sono, pois de nada adiantará. Durma pelo menos 7 horas por noite.

2. Escreva um diário de gratidão

Comece a registrar um diário pessoal. Essa outra prática de autocuidado pode ser terapêutica e tem o benefício de limpar sua mente.

Nesse diário, que pode ser em um caderno ou mesmo em um aplicativo de notas, registre acontecimentos importantes da sua vida, realizações conquistadas ou apenas tudo aquele que você se sente grato.

Fazer um diário de gratidão incentiva a você refletir sobre coisas boas que acontecem em sua vida, saindo daquela inércia que temos de sempre reclamar de tudo ou não reconhecer nossas conquistas diárias.

Esse registro também pode ser consultado no futuro, servindo de meio para que você compare como evoluiu mentalmente ao longo de um determinado período.

3. Aprenda algo novo

Não há nada mais motivador do que adquirir novos conhecimentos ou aprender novas habilidades. Por isso, escolha um tópico de seu interesse e estude sobre o tema. Ouça um podcast. Leia um livro. Faça um curso online. Pratique uma modalidade esportiva.

Por outro lado, se quiser se auto-desafiar e sair de sua zona de conforto, experimente fazer algo que nunca pensou em fazer ou que tem receio de aprender. Pode ser qualquer coisa, como praticar escalada, entrar em um grupo de dança de salão ou ir em um templo budista. Em resumo, aventure-se experimentando uma nova atividade.

4. Adote o modo monotarefa

Por mais que o seu computador ou celular realize várias tarefas ao mesmo tempo, isso não significa necessariamente que você também tenha que fazer o mesmo.

Concentre-se em uma tarefa de cada vez, pois o modo multitarefa é ruim para sua produtividade e para o seu bem-estar geral.

Fazendo várias coisas ao mesmo tempo, você rapidamente perde o foco com mais facilidade, o que aumenta o tempo para executar determinada tarefa, leva você a cometer erros, além de gerar estresse desnecessário.

5. Conecte-se com as pessoas

A pandemia afastou as pessoas e levou a conexão presencial para o mundo digital. Conforme a pandemia vai diminuindo e mais pessoas são humanizadas, experimente retomar a aproximação de amigos e familiares.

É claro, ainda é cedo demais para promover aglomerações, mas se você e um determinado amigo já se vacinaram para a Covid e não estão em um grupo de risco, experimente convidá-lo para um almoço ou simplesmente caminhar ao ar livre para colocar o papo em dia.

Agora, se ainda está receoso desse contato, uma simples ligação de voz já ajuda a se conectar com amigos. Com certeza, você se sentirá bem melhor ao terminar a ligação.

Agora que você sabe mais sobre alguns bons hábitos, é hora de fazer a mudança e colocá-los em prática!

Se você tem mais alguma dica de hábito saudável, compartilhe comigo lá no meu perfil no Instagram. O link está aqui: @dryuribusin

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