Uma fobia é definida como um medo extremo ou irracional a alguma coisa. Algumas fobias são bastante racionais e comuns, como o medo de altura, por exemplo. Por outro lado, existem algumas fobias que muitos nunca ouviram falar.

É difícil rotular qualquer fobia como a “mais estranha”, porque a maioria delas é considerada excêntrica. As fobias também são quase impossíveis de entender com a mente lógica — elas simplesmente não parecem fazer sentido!

Portanto, sem mais delongas, aqui está uma lista de cinco fobias surpreendentes e que são totalmente reais!

1. Ancraofobia: Medo do vento

Pessoas que sofrem de ancraofobia tendem a ficar ansiosas ao ar livre e perto de janelas abertas, por ter medo de correntes de ar. Muitas vezes, a fobia piora com o passar do tempo e, se não for tratada, pode afetar significativamente a qualidade de vida da pessoa.

O medo pode restringir severamente muitas das atividades normais do dia a dia. Acredita-se que o medo é desencadeado por uma experiência embutida no subconsciente da pessoa.

2. Corofobia: Medo de dançar

Independentemente se a pessoa precisa dançar ou não, qualquer situação ou evento relacionado que o aproxime de uma pista de dança pode ser uma fonte de medo para os corofóbicos. Boates, casamentos e festas infantis podem encher a pessoa de uma sensação de pavor.

Como em qualquer fobia, os sintomas variam de acordo com a pessoa, dependendo do nível de medo. As pessoas com corofobia também podem ter medo de serem tocadas.

3. Caetofobia: Medo de cabelo

Existem diversas variações emocionais que uma pessoa pode experimentar quando tem medo de cabelo. Ela pode ser na forma do pavor de cabelos sujos, imaginando que está sendo engasgada até a morte com os próprios cabelos ou ter uma conversa com uma pessoa peluda.

Não importa se é de humanos ou animais, é tudo inaceitável. Aqueles que sofrem do distúrbio pode chegar ao ponto de arrancar o próprio cabelo para se sentir bem.

4. Catisofobia: Medo de sentar

A catisofobia é o medo irracional de se sentar. Essa é uma das fobias mais estranhas que podem se desenvolver na mente de uma pessoa, mas elas realmente acreditam que sentar pode causar dor ou desconforto.

Assim como outras fobias, o simples fato de imaginar se sentar gera nos catisofóbicos sintomas de ansiedade extrema, medo e qualquer coisa associada ao pânico, como falta de ar, respiração rápida, batimentos cardíacos irregulares, entre outros.

5. Hipopotomonstrosesquipedaliofobia: Medo de palavras grandes

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia é uma das palavras mais longas do dicionário e, ironicamente, é o nome do medo de palavras longas. Os sintomas podem ser desencadeados quando uma pessoa vê uma palavra longa, fazendo com que ela evite a leitura de textos, para não correr o risco de encontrar algo que não conseguirá pronunciar.

Uma pessoa que teve dificuldade em aprender palavras quando criança pode entrar em pânico sempre que vê uma palavra longa. Essa fobia também pode ser desencadeada por comportamentos aprendidos, como ouvir sobre experiências negativas de leitura de palavras grandes em público.

Você já conhecia as fobias estranhas que abordei aqui? Está sofrendo de um medo irracional? Marque uma consulta comigo! Eu poderei lhe ajudar a superar essa fobia!