Pular para o conteúdo

5 dicas para superar o luto

Cotidiano
5 dicas para superar o luto

Ao longo da vida, todos experimentam algum tipo de perda. Pode ser o fim de um relacionamento, a saída de um emprego ou a morte de familiar. Qualquer que seja o caso, a resposta natural é sofrer de alguma forma e ter que aprender a superar o luto.

Dependendo da perda, o luto pode ser debilitante afetando a vida de uma pessoa em diferentes formas e níveis. Embora lidar com o evento possa ser uma experiência profundamente pessoal, existem algumas etapas básicas e universais nesse processo.

Portanto, aqui estão 5 pequenas ações que você pode realizar todos os dias para ajudar a se mover em direção a superação.

1. Reconheça a dor

O luto pode gerar uma montanha-russa de sentimentos, podendo envolver tudo, como tristeza, culpa e até medo. Nesse momento, um indivíduo pode começar a duvidar de si mesmo, dos outros ou de sua fé religiosa. Tudo isso é absolutamente normal e necessário para alcançar a cura.

O importante nesse processo é reconhecer esses sentimentos para poder prepará-lo melhor para combatê-los quando eles surgirem. Ser capaz de conscientemente dizer a si mesmo que a dor da perda está se manifestando de várias maneiras em seu psicológico ajuda a diagnosticar e tratar esses sintomas.

Dessa forma, não tente ignorar ou esconder o sofrimento. Você precisa experimentar a dor e a tristeza para poder passar por ela e seguir em frente.

2. Mantenha a mente ocupada

O luto pode ser debilitante. Muita gente perde o ânimo para fazer suas atividades mais corriqueiras. No entanto, uma das chaves para superar o luto é justamente envolver-se no trabalho ou em qualquer outra tarefa.

Manter-se concentrado em algo ajudará a você se distrair um pouco da dor. Além disso, se a atividade é útil ou significativamente importante para outras pessoas, você descobrirá que isso ajudará a elevar o seu espírito.

Embora a dor da perda seja real e deva ser sentida, chegará um momento em que você precisa retomar a sua vida.

3. Busque apoio emocional

Por mais que você deseje ficar sozinho nesse momento, é importante contar com um grupo de apoio ao seu redor para os momentos que precisa de amparo emocional.

Amigos, familiares, representantes religiosos devem ser consultados durante o processo de superação do luto. O buraco deixado pela perda pode ser, pelo menos temporariamente, ocupado por esse grupo de suporte emocional.

Um psicólogo clínico também é fundamental para proporcionar a cura mental e emocional, pois ele fornecerá tratamento especializado, principalmente sobre os estágios do luto, oferecendo conselhos e ensinando táticas para lidar com as emoções intensas.

4. Concentre-se no positivo

Deixe de lado o sentimento de culpa por voltar a viver e curtir a vida. Concentrar-se nos aspectos positivos da vida ajuda a superar a tristeza e fornece uma maneira de ajudá-lo a avançar novamente.

Às vezes, as pessoas em luto não se divertem — como se rir estivesse desonrando a sua perda. A verdade é que o riso e a positividade é um remédio excelente para esses casos.

Não importa o quão difícil seja enterrar esses sentimentos associados à dor, é preciso avançar. Ao se deixar levar pela dor, você pode efetivamente iniciar o processo de cura. Não fique com raiva, tristeza ou saudade por muito tempo. São sentimentos importantes que, uma vez expressos, devem ser deixados no passado.

5. Pratique o autocuidado

Cuidar de si mesmo é importante no dia a dia, principalmente em momentos de luto. Você não é bom para os outros ou para si mesmo se parar de cuidar da sua saúde física e mental.

O sofrimento é desgastante, portanto, descanse, coma bem e cuide de sua aparência física. Isso ajudará a reduzir a sobrecarga emocional, o estresse e a exaustão, além de ajudá-lo a se curar e a se renovar. Meditação, escrita e caminhada também são bons recursos para lidar com o sofrimento.

Esse não é o momento para recorrer às drogas ou ao álcool para mascarar a dor. Isso pode até elevar seu humor temporariamente, mas ele causará danos físicos e mentais a longo prazo para você e seus outros relacionamentos. Além disso, você tem o risco de desenvolver uma dependência dessas substâncias para lidar com a dor.

Com isso, o luto é uma jornada de autoconhecimento. É fácil ficar sobrecarregado enquanto você tenta superar o luto, por isso é importante sempre lembrar de cuidar de si mesmo, tanto do ponto de vista físico quanto mental.

Gostou do conteúdo?

Caso precise de ajuda, experimente conversar com um psicólogo. Agende uma consulta com nossa equipe. A triagem é gratuita e sem compromisso.

Últimas publicações

/images/blog/como-lidar-com-eventos-traumaticos-recentes.jpg
Cotidiano

Como lidar com eventos traumáticos recentes

/images/blog/transtorno-bipolar-tipo-1-e-tipo-2.jpg
Cotidiano

Transtorno bipolar tipo 1 e tipo 2: diferenças e semelhanças

/images/blog/compreendendo-o-transtorno-bipolar-mitos-e-verdades.jpg
Cotidiano

Compreendendo o transtorno bipolar: desmistificando os mitos e verdades