Pular para o conteúdo

5 dicas para controlar a ansiedade no vestibular

A ansiedade pode atrapalhar significativamente a vida dos estudantes, tanto no momento da preparação, quanto durante as provas do vestibular. De maneira geral, a ansiedade pode ser vista como uma condição natural, desencadeada em momentos importantes, em que são secretados alguns hormônios, como a noradrenalina, que informa para o corpo que você está em um estado de alerta.

Quando é elevada, a ansiedade pode causar dor de cabeça, falta de sono, irritabilidade, taquicardia, tremores, sudorese e dor de barriga. Ela também pode contribuir para que ocorra uma dificuldade de concentração.

Participar de processos seletivos ou programas para ingressar em uma instituição de ensino superior é um fator gerador de estresse e nervosismo para muitos jovens. Há muita pressão e expectativa envolvida nessas provas, não apenas dos estudantes mas também de pais e amigos.

Dessa forma, passa a ser comum que os pré-vestibulandos sintam ansiedade, tanto nos dias antes quanto no momento da prova. Isso pode acabar impactando significativamente no resultado final.

Pensando nisso, segue algumas dicas para ajudar a diminuir e controlar a ansiedade, para que seja possível melhorar os resultados e não sofrer tanto com as consequências dela no dia da prova. Confira!

1 – Evite pensar no dia da prova

Para a pessoa ficar ansiosa, ela apenas precisa pensar e imaginar situações, criando uma preocupação excessiva e desproporcional. Nesse caso, o aluno irá imaginar, por exemplo, como será o dia da prova, se ele vai conseguir chegar à tempo para o local da prova, quais serão as dificuldades das questões, e assim por diante.

Somente o fato de ficar imaginando isso já será o suficiente para que a ansiedade seja desencadeada. Isso irá fazer com que ele tenha dificuldades para estudar e compreender os conteúdos, dificultando consideravelmente a qualidade da aprendizagem.

Portanto, no momento dos estudos, passa a ser interessante evitar os pensamentos futuros em relação à prova, pois eles são considerados fantasias e é a partir deles que a ansiedade surge.

2 – Evite pensar no resultado da prova

Além de fantasiar sobre as questões da prova, alguns alunos também acabam fantasiando sobre o resultado final da prova. Geralmente, essa fantasia diz respeito a um resultado negativo.

Ou seja, o aluno passa a pensar no que vai acontecer se ele não for bem na prova, já imaginando uma nota baixa e como ele irá ficar triste com isso. Isso irá fazer com que a ansiedade aumente cada vez mais, além de trazer um sentimento ruim precocemente, em que a pessoa sofre por algo que ainda não aconteceu.

Por isso, sempre que você se perceber imaginando situações futuras, tente desviar os pensamentos e modificá-los, lembrando sempre de focar a sua atenção no momento atual. Assim, será mais fácil lidar com a sua ansiedade.

3 – Utilize técnicas de respiração

A respiração é uma das melhores maneiras para auxiliar no controle da ansiedade. De maneira geral, ao respirar corretamente, você irá contribuir para melhorar a oxigenação do cérebro, além de fazer com que a suas palpitações se regularizem.

Existem diversos exercícios de ansiedade que podem ser realizados para atingir sucesso no controle da ansiedade. É recomendado que eles sejam realizados tanto no momento da prova como também nos momentos em que você estiver ansioso quanto à ela.

Um exercício fundamental é o exercício de respiração diafragmática. Aprenda como realizá-la:

Esta técnica consiste em concentrar o ar na região do diafragma (músculo que fica na altura do estômago), fazendo a barriga estufar e voltar ao normal durante o processo de puxar e soltar o ar, respectivamente.

Portanto, inspire lentamente, contando até 3. Segure o ar, contando até 3 e, então, expire contando até 6. Faça isso repetidamente até sentir que você está se acalmando. O resultado é imediato, acalmando a ansiedade.

4 – Faça vários simulados

Estar bem preparado para realizar a prova também é uma forma de controlar a ansiedade, por isso, passa a ser interessante estudar adequadamente para as provas, para que seja possível se sentir mais seguro quanto à sua aplicação.

Além disso, fazer os simulados pode ser essencial, pois com ele você irá se acostumar com o formato da prova, com a linguagem e, é claro, irá fazer com que você se sinta mais à vontade no ambiente da prova.

5 – Foque no que você tem mais facilidade

No dia da prova, uma dica importante é focar nas questões que você tem mais facilidade, pois, se você se atentar apenas às questões mais difíceis, isso poderá fazer com que você se sinta ansioso, acreditando que não irá dar conta de realizar a prova.

Portanto, tente realizar as questões que você possui mais familiaridade, com mais chances de acertos, pulando aquelas questões mais difíceis. Depois, volte para resolvê-las.

Dessa forma, a melhor maneira de controlar a ansiedade antes do vestibular é se sentir que está minimamente capaz de lidar com as questões da prova, focando em suas características positivas, evitado as fantasias e concentrando seus pensamentos no momento atual.

E você, sofre de ansiedade em momentos importantes de sua vida? Conhece alguém que está tendo dificuldades para estudar para a prova do vestibular? Compartilhe esse post ou entre em contato comigo para saber mais dicas de como controlar a ansiedade. Até a próxima!

Voltar ao topo