Pular para o conteúdo

4 hábitos saudáveis para desenvolver em 2023

Cotidiano
4 hábitos saudáveis para desenvolver em 2023

De forma geral, nossas vidas são construídas a partir de uma série de pequenos hábitos que executamos todos os dias. Muitos deles, fazemos sem nem ao menos nos darmos conta que o fazemos regularmente.

Porém, em determinados momentos – como a chegada de um ano novo, por exemplo –, é comum as pessoas passarem a refletir sobre a necessidade da introdução de novos hábitos em suas vidas, sendo guiados por um desejo de mudança e progresso.

Felizmente, é nesses momentos de reflexão que temos o poder de rever aqueles velhos hábitos e substituí-los por aqueles mais saudáveis. Veja abaixo alguns exemplos deles:

1. Experimente a diversão sóbria

Têm surgido ao redor do mundo um movimento crescente que prega um estilo de vida sóbrio, em que é possível desfrutar de ocasiões sociais sem a necessidade de bebidas alcoólicas. Isso não apenas tem se tornado um comportamento socialmente bem-visto, mas também tem ajudado a quebrar o estigma de que só é possível se divertir se a pessoa estiver consumindo o álcool.

Com a popularização desse movimento, os bares e restaurantes já começam a adicionar em seus cardápios opções de bebidas não alcoólicas. Isso inclui bebidas funcionais, cervejas sem álcool ou drinques conhecidos como “Mocktail”. Apesar dessa tendência ser mais comum entre os jovens, isso não significa que pessoas de qualquer idade não possam aderir a essa nova tendência.

2. Aprenda a ouvir

Em um mundo acelerado como o atual, muitas vezes perdemos um hábito muito importante: o ouvir. Estamos tão ocupados pensando no que precisamos fazer ou no que pretendemos dizer, que não ouvimos uns aos outros.

Por isso, é hora de reverter o hábito de “falar” pelo “ouvir”. Ao ouvir atentamente o outro, você se torna mais consciente das pessoas ao seu redor e impulsiona a sua empatia, algo que ajuda a minimizar os conflitos.

Ser um bom comunicador é ser, principalmente, um bom ouvinte e não apenas um bom falante.

3. Pratique o autocuidado

Quando as pessoas escutam a palavra “autocuidado”, elas pensam em algo distante da sua realidade, em que só é possível cuidar de si mesmo ao ir a um spa caro ou em um retiro de meditação. É por isso que é tão comum as pessoas deixarem o autocuidado para depois, esperando uma folga no trabalho ou mesmo as férias que nunca chegam.

Na verdade, o autocuidado precisa ser um hábito diário, como qualquer outro. O autocuidado ajuda você a assumir o controle sobre os seus sentimentos, cuidar de si mesmo, além de lidar com os danos causados pela vida cansativa do dia a dia.

Dessa forma, crie o hábito diário de se envolver em pelo menos uma atividade de autocuidado. Pode ser qualquer coisa que a deixa feliz, alguns minutos diários de meditação, passar mais tempo com pessoas que ama, fazer exercícios, iniciar um novo hobby ou apenas deixar de criticar a si mesmo pelos problemas da vida. A dica aqui é escolher pelo menos uma dessas atividades de autocuidado para tornar-se um hábito diário.

Você também pode iniciar sua terapia cognitivo-comportamental.

4. Coloque o seu celular em “modo avião”

Não é segredo para ninguém que a internet é altamente viciante. As principais redes sociais foram desenvolvidas com o único objetivo de prender os usuários o maior tempo possível olhando para tela, gerando uma descarga de dopamina no cérebro e aumentando cada vez mais o vício.

Hoje, rolamos o feed ao trabalhar, ao comer e, até mesmo, quando vemos TV. Sem o devido cuidado, o usuário pode acabar se fechando numa espécie de bolha, que passa a ter uma visão irreal do mundo fora da internet.

Por isso, experimente se afastar um pouco do mundo virtual em 2023, limitando as horas gastas diariamente nas redes sociais. Se conseguir, experimente realizar uma desintoxicação completa, deixando de verificar o que se passa no Twitter ou no Instagram por alguns dias. Em paralelo, experimente fazer mais atividades “offline” nesse tempo extra, passando mais tempo com seus familiares e amigos, por exemplo. Sua saúde mental agradece!

Para mais dicas de hábitos saudáveis, acesse o meu Instagram @dryuribusin!

Últimas publicações

images/blog/o-que-e-vergonha-e-como-lidar-com-ela.jpg
Cotidiano

O que é vergonha e como lidar com ela?

images/blog/o-que-e-bolha-social.jpg
Cotidiano

O que é bolha social e como ela pode afetar a sua vida

images/blog/porque-voce-deve-comecar-a-ter-compaixao.jpg
Cotidiano

Por que você deve começar a ter autocompaixão hoje mesmo

Tudo bem buscar ajuda!

Agende agora mesmo uma consulta e vamos conversar.

Agendar uma consulta
Yuri Busin