Pular para o conteúdo

4 hábitos estoicos que melhoram a sua saúde mental

Cotidiano
4 hábitos estoicos que melhoram a sua saúde mental

Poucas filosofias antigas resistiram tanto ao tempo quanto o estoicismo. Em pleno século 21, as pessoas ainda estão aprendendo com as obras de Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio – escritos há cerca de 2000 anos.

Em resumo, o estoicismo é um conjunto de ideias e práticas para ajudar as pessoas a viverem melhor as suas próprias vidas. Um dos grandes ensinamentos dessa filosofia é se afastar das intermináveis distrações do cotidiano para ter uma vida mais focada e feliz.

Além disso, uma mentalidade estoica pode gerar mais concentração, produtividade e satisfação nas tarefas do dia a dia. Mais do que isso, o estoicismo também fornece força e alívio em tempos difíceis.

Portanto, se você se interessou por esta filosofia, segue algumas dicas de hábitos estoicos que podem mudar a sua vida.

1. Busque pontos positivos em situações negativas

Quando se trata de encontrar positividade em situações sombrias, o estoicismo é a melhor opção. De acordo com os estoicos, você só aprende a lidar com situações difíceis quando aceita que não pode controlar as coisas.

Muita gente simplesmente culpa a si mesmo ou a outras pessoas quando tudo dá errado. Em vez disso, que tal reagir como uma pessoa estoica? Basta aceitar que coisas boas e ruins acontecem a todo momento, e isso você não pode controlar. E, se não é possível controlar, não há motivo para estresse. Apenas identifique pontos positivos no que aconteceu, e siga em frente.

2. Evite distrações 

Para aqueles que sofrem com procrastinação, o estoicismo pode impulsionar a concentração. Os antigos estoicos evitavam conscientemente as distrações concentrando sua criatividade e esforço apenas naquelas coisas que realmente importam.

Ou seja, não tente fazer tudo de uma vez. Identifique as atividades mais “frutíferas”, que ajudarão você a atingir suas metas e objetivos mais rapidamente. Em seguida, direcione toda sua energia para essas atividades e esqueça todas as outras que apenas consomem o seu tempo e atenção.

3. Faça gestão do seu tempo

Tudo é temporário e nada dura para sempre. A única constante que temos em nossa vida é a mudança. Ao entender esse ensinamento, é possível passar a apreciar a importância de cada dia, sem desperdiçar o tempo com bobagens.

Você precisa usar o seu tempo para fazer coisas gratificantes e produtivas, e não apenas jogar fora horas preciosas da sua vida com distrações. Claro, isso não significa que você não possa ter um tempo de descanso em meio a rotina cansativa do dia a dia. Mas a ideia aqui é olhar para as atividades que você executa no cotidiano e verificar se elas realmente valem as horas gastas nelas.

4.  Autorreflexão

O estoico Marco Aurélio – o grande imperador de Roma – tinha o hábito de fazer registros em um diário e dedicar um tempo do seu dia para fazer autorreflexões. Por isso, ao fim do seu dia, experimente fazer perguntas como: Que mau hábito eu reprimi hoje? Como estou melhor? Minhas ações foram justas? Como posso melhorar?

Esses tipos de perguntas nos fazem refletir sobre nossas vidas e ações, além de gerar insights de como podemos viver uma vida mais estoica.

Lembre-se de que cuidar da sua saúde mental é uma escolha valiosa, e a ajuda de um psicólogo pode ser um passo significativo em direção ao equilíbrio emocional.

Gostou do conteúdo?

Caso precise de ajuda, experimente conversar com um psicólogo. Agende uma consulta com nossa equipe. A triagem é gratuita e sem compromisso.

Últimas publicações

/images/blog/como-lidar-com-eventos-traumaticos-recentes.jpg
Cotidiano

Como lidar com eventos traumáticos recentes

/images/blog/transtorno-bipolar-tipo-1-e-tipo-2.jpg
Cotidiano

Transtorno bipolar tipo 1 e tipo 2: diferenças e semelhanças

/images/blog/compreendendo-o-transtorno-bipolar-mitos-e-verdades.jpg
Cotidiano

Compreendendo o transtorno bipolar: desmistificando os mitos e verdades