Pular para o conteúdo

4 hábitos estoicos que melhoram a sua saúde mental

Cotidiano
4 hábitos estoicos que melhoram a sua saúde mental

Poucas filosofias antigas resistiram tanto ao tempo quanto o estoicismo. Em pleno século 21, as pessoas ainda estão aprendendo com as obras de Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio – escritos há cerca de 2000 anos.

Em resumo, o estoicismo é um conjunto de ideias e práticas para ajudar as pessoas a viverem melhor as suas próprias vidas. Um dos grandes ensinamentos dessa filosofia é se afastar das intermináveis distrações do cotidiano para ter uma vida mais focada e feliz.

Além disso, uma mentalidade estoica pode gerar mais concentração, produtividade e satisfação nas tarefas do dia a dia. Mais do que isso, o estoicismo também fornece força e alívio em tempos difíceis.

Portanto, se você se interessou por esta filosofia, segue algumas dicas de hábitos estoicos que podem mudar a sua vida.

1. Busque pontos positivos em situações negativas

Quando se trata de encontrar positividade em situações sombrias, o estoicismo é a melhor opção. De acordo com os estoicos, você só aprende a lidar com situações difíceis quando aceita que não pode controlar as coisas.

Muita gente simplesmente culpa a si mesmo ou a outras pessoas quando tudo dá errado. Em vez disso, que tal reagir como uma pessoa estoica? Basta aceitar que coisas boas e ruins acontecem a todo momento, e isso você não pode controlar. E, se não é possível controlar, não há motivo para estresse. Apenas identifique pontos positivos no que aconteceu, e siga em frente.

2. Evite distrações 

Para aqueles que sofrem com procrastinação, o estoicismo pode impulsionar a concentração. Os antigos estoicos evitavam conscientemente as distrações concentrando sua criatividade e esforço apenas naquelas coisas que realmente importam.

Ou seja, não tente fazer tudo de uma vez. Identifique as atividades mais “frutíferas”, que ajudarão você a atingir suas metas e objetivos mais rapidamente. Em seguida, direcione toda sua energia para essas atividades e esqueça todas as outras que apenas consomem o seu tempo e atenção.

3. Faça gestão do seu tempo

Tudo é temporário e nada dura para sempre. A única constante que temos em nossa vida é a mudança. Ao entender esse ensinamento, é possível passar a apreciar a importância de cada dia, sem desperdiçar o tempo com bobagens.

Você precisa usar o seu tempo para fazer coisas gratificantes e produtivas, e não apenas jogar fora horas preciosas da sua vida com distrações. Claro, isso não significa que você não possa ter um tempo de descanso em meio a rotina cansativa do dia a dia. Mas a ideia aqui é olhar para as atividades que você executa no cotidiano e verificar se elas realmente valem as horas gastas nelas.

4.  Autorreflexão

O estoico Marco Aurélio – o grande imperador de Roma – tinha o hábito de fazer registros em um diário e dedicar um tempo do seu dia para fazer autorreflexões. Por isso, ao fim do seu dia, experimente fazer perguntas como: Que mau hábito eu reprimi hoje? Como estou melhor? Minhas ações foram justas? Como posso melhorar?

Esses tipos de perguntas nos fazem refletir sobre nossas vidas e ações, além de gerar insights de como podemos viver uma vida mais estoica.

Lembre-se de que cuidar da sua saúde mental é uma escolha valiosa, e a ajuda de um psicólogo pode ser um passo significativo em direção ao equilíbrio emocional.

Para mais dicas de saúde mental, acesse o meu perfil no Instagram.

Últimas publicações

images/blog/7-dicas-de-como-melhorar-sua-memoria-e-concentracao.jpg
Cotidiano

7 dicas de como melhorar sua memória e concentração

images/blog/cansado-do-trabalho-saiba-como-lidar-com-essa-exaustao-diaria.jpg
Cotidiano

Cansado do trabalho? Saiba como lidar com essa exaustão diária

images/blog/o-que-sao-amizades-toxicas-e-como-se-livrar-delas.jpg
Cotidiano

O que são amizades tóxicas e como se livrar delas

Tudo bem buscar ajuda!

Agende agora mesmo uma consulta e vamos conversar.

Agendar uma consulta
Yuri Busin