Pular para o conteúdo

4 habilidades sociais que estão em alta no mercado de trabalho

Cada vez mais as habilidades sociais têm se tornado essenciais no mercado de trabalho. Não é de hoje que as empresas enxergam nos candidatos que apresentam as melhores capacidades interpessoais como algo que não apenas os ajudará a atingir seus objetivos de carreira, mas também a contribuir para o crescimento do negócio, além de ter um bom desempenho no ambiente de trabalho.

Habilidades sociais também têm sido associadas ao sucesso na carreira profissional, independência e bem-estar emocional.

Muito além do mercado de trabalho, aqueles que possuem habilidades sociais geralmente demonstram uma capacidade superior para observar, resolver problemas e interagir em diversas situações sociais.

Por isso, se você está interessado em potencializar suas habilidades sociais, apresento aqui as principais para facilitar o seu crescimento profissional.

1. Escuta ativa

É a capacidade de ouvir ativamente, prestando atenção naquilo que o outro está dizendo. Parece algo simples, mas muita gente está distraída durante uma conversa, presas em seus próprios pensamentos.

Por outro lado, alguém que desenvolve a escuta ativa é bem-visto por seus colegas de trabalho devido à atenção e o respeito que oferecem aos outros.

Por isso, na próxima conversa, tente prestar atenção no que o outro está dizendo. E, somente quando ele terminar de falar, você deve pensar em uma resposta (e não enquanto ela estiver falando).

2. Aceitar críticas

Nem todo mundo é aberto a receber críticas sem ficar na defensiva. Ouvir uma crítica não é fácil, mas, se bem aproveitada, você pode usá-la para fazer uma autoanálise e gerar uma oportunidade de melhoria.

Por mais que você não tenha pedido um feedback, esteja preparado para ouvir o que está sendo dito, principalmente se vir de uma pessoa que é mais experiente do que você.

Evite levar para o lado pessoal e agradeça a crítica. Aceitar que somos imperfeitos e que podemos melhorar é a melhor saída nessas situações.

3. Humildade

Independentemente da posição que você conquistou nos negócios ou na vida, sempre mostre respeito pelos outros. Em outras palavras, nunca sinta que você é melhor do que ninguém ou que tem conhecimento acima dos outros.

A humildade é uma grande habilidade de se possuir. Ela não apenas faz os outros o admirarem, mas também que eles passem a respeitá-lo. Além disso, quando você é humilde, está demonstrando que se importa, admira e honra as outras pessoas.

Comunicar-se com respeito também pode significar usar o seu tempo com outra pessoa com sabedoria - permanecendo no assunto, fazendo perguntas claras e respondendo totalmente a todas as questões que lhe forem feitas.

4. Cooperação

Com a hierarquia se tornando cada vez mais horizontal nas empresas, a cooperação se torna cada vez mais evidente no ambiente de trabalho.

Os empregadores têm maior preferência por candidatos que possam trabalhar bem com os outros e não obstruem o progresso. Afinal, todos estão trabalhando em prol de um objetivo comum, que é o crescimento do negócio.

Mesmo se você almeja um cargo de liderança, você também terá que ir além do simples “delegar”, para também estar disposto a trabalhar lado a lado com sua equipe, ajudando no que for necessário.

Porém, se você está precisando fazer uma autoanálise para identificar as suas habilidades sociais e em quais precisa melhorar, experimente marcar uma consulta comigo. Entre em contato clicando aqui!

Voltar ao topo