As habilidades sociais têm se tornado cada vez mais vitais no mercado de trabalho. Muito além do conhecimento técnico, as empresas estão buscando funcionários capazes de construir relacionamentos saudáveis, que trabalhem com mais felicidade, além de gerenciar de forma positiva suas próprias carreiras.
Quando bem aplicadas no ambiente de trabalho, as habilidades sociais proporcionam resultados importantes em aspectos como interação, planejamento e colaboração de equipes.
Felizmente, assim como o conhecimento técnico, também é possível aprender habilidades sociais. Aqui, você encontra as mais importantes para você desenvolver.
1. Empatia
A empatia auxilia a pessoa a construir relacionamentos mais respeitosos e saudáveis. Ela consiste em ter uma mente mais aberta para entender os sentimentos e a perspectiva de outra pessoa.
Não falo de julgar os outros, mas entender que cada pessoa tem seus próprios valores, experiências e culturas. Por isso, é natural que cada pessoa tenha uma visão de mundo diferente da sua, mesmo estando trabalhando em uma mesma área profissional ou em um mesmo departamento de uma empresa.
A chave aqui é aceitar o diferente, respeitar opiniões contrárias e entender certos comportamentos, mesmo que elas não condizem com a sua realidade.
2. Escuta ativa
Outra habilidade fundamental é a prática de ouvir atentamente o que o outro está dizendo, tendo foco no que ela está querendo dizer.
Em um diálogo, é muito comum que, enquanto uma pessoa está falando algo, a outra está envolta em seus próprios pensamentos – muitas vezes apenas preparando uma resposta ou esperando uma oportunidade para defender o seu ponto de vista.
Sem a escuta ativa, os diálogos são mais rasos, com apenas duas ou mais pessoas expondo as suas próprias opiniões, mas sem de fato ocorrer uma troca e reflexão de tudo que está sendo exposto. No ambiente de trabalho, essa falta de comunicação efetiva não apenas gera perda de tempo, mas também é um motivador de potenciais conflitos.
3. Atitude positiva
Os sentimentos são contagiantes. Se o chefe chega na empresa de bom humor, adotando um comportamento otimista, é mais provável que essa energia positiva contagie todos os funcionários. O mesmo pode acontecer com as atitudes negativas.
Claro, você não precisa ser um chefe de uma empresa para adotar essa atitude positiva. Além disso, isso não significa que você não possa ficar triste de vez em quando.
Porém, ao tentar ativamente praticar o otimismo no dia a dia, não apenas no trabalho, mas também na sua vida pessoal, você poderá influenciar positivamente as pessoas ao seu redor, mas também ver a vida com um novo olhar – o que potencializará a sua saúde mental.
4. Humildade
Não existe nenhum problema em se orgulhar de suas realizações. Na verdade, muita gente está focada apenas em comemorar grandes conquistas, mas esquece das pequenas conquistas diárias.
Por outro lado, se você procura um maior respeito e confiança dos outros, não esqueça de ser um pouco humilde. A maioria das pessoas preferem aqueles colegas que não ficam se gabando a todo momento ou que querem levar o crédito por tudo.
Aproveite as suas conquistas pessoais para compartilhar com os outros o que aprendeu durante o processo, quais as dificuldades que enfrentou, além de ajudar com conselhos aqueles que estão buscando as mesmas conquistas que você.\
Se você busca aprimorar suas habilidades sociais, considero válido procurar a orientação de um profissional em terapia cognitivo comportamental. Um terapeuta cognitivo-comportamental pode ajudá-lo a identificar padrões que podem interferir em suas relações interpessoais e fornecer estratégias para promover mudanças positivas. Não hesite em buscar esse suporte para alcançar seus objetivos.
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