A bolha social é uma metáfora que descreve a tendência de as pessoas se aproximarem de indivíduos com valores, crenças e interesses semelhantes aos seus próprios. Esse fenômeno pode ocorrer no mundo real, mas tem sido potencializado no ambiente online, graças às redes sociais.
Embora a prática possa parecer inofensiva, ela pode levar a consequências negativas para a vida das pessoas, como a limitação da perspectiva, a polarização e o isolamento social.
A bolha social até pode ser positiva por proporcionar uma sensação de conforto e pertencimento, mas ela também pode levar à perda da perspectiva e à falta de empatia por aqueles que têm opiniões diferentes.
Os riscos da bolha social
Quando as pessoas estão expostas apenas a opiniões semelhantes às suas próprias, elas tendem a se tornar cada vez mais extremas em suas crenças e menos dispostas a considerar visões diferentes de mundo.
Isso pode levar a um ambiente em que as pessoas são menos propensas a se comunicar e colaborar, o que pode prejudicar a capacidade de uma comunidade ou sociedade de resolver seus próprios problemas.
Em casos mais extremos, a bolha social pode levar a conflitos, hostilidades e até mesmo violência, como vimos em muitos casos de radicalização política e religiosa nos últimos anos no Brasil e no mundo.
Outro efeito comum é o empobrecimento intelectual e cultural, fazendo a pessoa se fechar para outras formas de conhecimento e informação. Muitas vezes, as pessoas passam a confiar a fake news, mesmo não tendo certeza se a informação pode ter sido gerada de fonte duvidosa.
Além disso, a bolha social também pode ser uma ameaça à saúde mental e emocional. Quando as pessoas se isolam em grupos, elas tendem a sentir uma pressão para se adequar aos padrões do grupo, mesmo que isso vá contra suas próprias convicções e desejos.
A ignorância, falta de empatia e compreensão passam a ser hábitos comuns de alguém preso em uma bolha social.
Como não entrar ou sair de sua bolha social
Uma das melhores maneiras de sair da sua bolha social é simplesmente se envolver com pessoas que têm experiências de vida diferentes das suas. Isso inclui participar de eventos ou encontros com pessoas de diferentes culturas, ou se juntar a grupos ou organizações que abrangem diversas perspectivas.
É importante também estar disposto a ouvir e considerar diferentes pontos de vista, mesmo que eles vão contra suas crenças. Para isso, tente compreender as razões por trás dessas opiniões e esteja aberto a mudar sua perspectiva se necessário.
Além disso, conheça novos lugares e culturas, começando pela sua própria cidade, visitando diferentes bairros. Futuramente, faça isso visitando outras cidades, estados ou países.
Finalmente, siga pessoas e organizações nas redes sociais com opiniões diferentes das suas e tente entender seus pontos de vista. A internet pode ser uma fonte de informações limitadas e de opiniões polarizadas, portanto, é fundamental diversificar suas fontes de informação.
Gostou do conteúdo?
Caso precise de ajuda, experimente conversar com um psicólogo. Agende uma consulta com nossa equipe. A triagem é gratuita e sem compromisso.
Agendar uma consulta